O que é Gerontologia?

Avatar

A Gerontologia, de acordo com a Wikipédia, é o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.

Diferente da Geriatria, especialidade médica bastante conhecida, a Gerontologia foca na promoção do bem-estar, avaliando não somente os aspectos físicos, como também sociais, psicológicos e fisiológicos.

Com o aumento gradual da expectativa de vida da população, essa especialidade tem tido destaque tanto no meio acadêmico, como no profissional.

Quais as diferenças entre a geriatria e a gerontologia?

  • Geriatria:

Definição: A geriatria é um campo da medicina que se concentra no diagnóstico e no tratamento de doenças e condições que afetam os idosos.

Profissional Envolvido: O profissional que trabalha na área de geriatria é o geriatra, um médico especializado no cuidado de pacientes idosos.

Foco Clínico: A geriatria lida especificamente com as questões de saúde física e mental dos idosos, incluindo o tratamento de doenças crônicas, a gestão de polimedicação e a atenção a problemas específicos relacionados à idade.

  • Gerontologia:

Definição: A gerontologia é um campo multidisciplinar que estuda o envelhecimento em todos os seus aspectos, incluindo as dimensões biológica, psicológica, social e cultural.

Profissional Envolvido: Os profissionais que trabalham na área de gerontologia podem ter formações diversas, incluindo sociólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros.

Foco Amplo: A gerontologia abrange uma gama mais ampla de questões relacionadas ao envelhecimento, incluindo o estudo de políticas de envelhecimento, psicologia do envelhecimento, mudanças sociais associadas ao envelhecimento e qualidade de vida na velhice.

Resumindo, a geriatria é uma especialidade médica que se concentra nos cuidados de saúde específicos para idosos, enquanto a gerontologia é um campo mais amplo que aborda o envelhecimento em uma perspectiva multidisciplinar, considerando fatores sociais, psicológicos, biológicos e culturais.

principais-areas-de-atuacao-do-profissional-de-gerontologia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a área de atuação é ampla e abrange essas principais áreas:

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Educação comunitária
  • Promoção de saúde
  • Controle e tratamento de doenças
  • Reabilitação
  • Apoio psicológico
  • Manutenção e promoção da autonomia e independência
  • Adaptação ambiental
  • Reinserção no contexto social
  • Atividades corporais e comportamentais
  • Segurança e defesa de direitos
  • Antropologia
  • Educação

Vamos falar um pouco algumas das principais delas:

  • Pesquisa: A pesquisa é um campo importante na Gerontologia, pois busca entender melhor o processo de envelhecimento e desenvolver intervenções e políticas voltadas para o bem-estar dos idosos. Gerontólogos podem trabalhar em instituições acadêmicas, laboratórios de pesquisa e organizações governamentais.
  • Promoção de saúde/Controle e tratamento de doenças/ Reabilitação: Os gerontólogos podem trabalhar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação e em outros locais de cuidados de saúde, onde podem atuar na avaliação, planejamento e prestação de cuidados específicos para idosos.
  • Educação e treinamento: Há uma necessidade crescente de educadores e treinadores especializados em Gerontologia para capacitar profissionais de saúde, cuidadores e familiares de idosos, fornecendo conhecimentos sobre envelhecimento saudável, cuidados geriátricos e estratégias de apoio.

Como é a atuação desse profissional?

A atuação do Gerontologista acontece na prevenção, ambientação, reabilitação e nos cuidados paliativos.

Como prevenção, o profissional propõe ações que buscam antecipar os principais problemas que acometem os idosos, orientando para que sejam criadas as melhores condições para o envelhecimento com qualidade.

Como ambientação, ocorre o trabalho de orientação e criação de boas condições ambientais, nos mais variados espaços por onde os idosos circulam.

A reabilitação foca na proposta de intervenções, visando melhoria de condições, sejam elas físicas, emocionais ou sociais.

Os cuidados paliativos ocorrem quando são apresentadas doenças progressivas e irreversíveis, buscando bem-estar e dignidade ao idoso.

Como é o mercado de trabalho na área?

O mercado de trabalho na área está em grande expansão devido a como já citado, o fato da expectativa de vida crescer a cada ano. E de acordo com os avanços tecnológicos e na área da saúde, o que se espera é que essa expansão se mantenha por muitos anos.

O papel do profissional de gerontologia nos hospitais, clínicas, ONGs, centros de convivência é cada dia mais requisitado e com isso os salários se tornam bastante atrativos.

Profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos que possuem especialização nesta área encontram no mercado uma ótima aceitação e facilidade de colocação e posicionamento.

Saiba mais: Quais áreas de atuação do fisioterapeuta?

Qual a importância de se especializar?

A especialização, principalmente na área da saúde, é essencial. Em muitos casos, ela é inclusive a forma pela qual o profissional pode atuar dentro de uma área.

Mas não somente por isso, a especialização é benéfica por muitos outros motivos e é por eles que muitos dos profissionais continuam durante toda a sua carreira realizando esses tipos de cursos.

Entre os principais motivos podemos citar alguns que são importantes dentro da área da saúde:

  • Aperfeiçoamento

Aperfeiçoar-se é essencial na área da saúde, como já dissemos. E em alguns casos específicos é um grande diferencial dentro do mercado de trabalho.

  • Aumento salarial

Pesquisas mostram que profissionais com especialização ganham salários em média até 225% maiores do que os que não possuem.

  • Constante atualização

A medicina, assim como a tecnologia são áreas em constante mudança e com isso requerem que os profissionais estejam sempre atualizados.

  • Ampliação da área da atuação

Como já citamos acima, profissionais que se especializam acabam abrindo um leque maior de oportunidades dentro de novos campos de atuação, o que para muitos faz grande diferença.

Quais os diferenciais do curso de pós-graduação em Gerontologia do UniDomBosco?

O envelhecimento populacional, associado ao aumento da longevidade e expectativa de vida, é uma realidade mundial e as perspectivas em relação ao atendimento a essa população devem ser diferenciadas. Pensando nisso, a capacitação e especialização de profissionais da área da saúde em gerontologia carece de um referencial que explicite a real inteligibilidade desse processo educacional gerontológico.

Com isso, tornam-se evidentes os desafios que o processo de envelhecimento determina e a necessidade de capacitar os profissionais a implementar e fomentar novos paradigmas com o objetivo de promover um envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida para esta população que está em constante crescimento.

Visando atender à demanda do mercado, o curso foi criado na modalidade presencial, com duração de 13 meses.

O público alvo são os profissionais formados nos cursos da área da saúde, principalmente os de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física.

Um dos principais diferenciais do curso do UniDomBosco está na formação completa e de qualidade para o exercício da especialidade e posicionamento no mercado de trabalho como referência. 

Se você se interessou pelo curso, acesse o site para maiores informações. 

Outros cursos na área da saúde

O UniDomBosco oferece outros cursos de pós-graduação na área da saúde, além do de Gerontologia.

Conheça um pouco mais alguns deles:

A especialização presencial em Curitiba de Gestão da Qualidade do Centro Universitário UniDomBosco tem como foco capacitar o profissional para tomar decisões pautadas na ética, qualidade e otimização dos serviços de saúde, disseminando a cultura de segurança e qualidade contínua nos cuidados destinados ao paciente.

A proposta do curso de Pós-Graduação presencial em Curitiba de Gestão em Saúde é capacitar profissionais de nível superior para atuar no âmbito da gestão nos serviços de saúde. Trata-se de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar para desenvolver habilidades e competências que garantam ao profissional gestor a resolutividade e a qualidade dos serviços de saúde.

A Pós-Graduação em Enfermagem em Oncologia é um programa que tem por finalidade principal a formação de profissionais enfermeiros qualificados e especialistas na área de Oncologia. Possui como ponto forte a sua estrutura organizacional e suas disciplinas.

A Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia em Saúde é um programa interdisciplinar, que tem por finalidade principal a formação de profissionais qualificados na área da Bioengenharia, Informática em Saúde e Políticas Públicas de Financiamento. Possui como ponto forte sua estrutura organizacional e suas disciplinas.

O curso de pós-graduação em Psicoeducação em Saúde Mental é estruturado em 10 disciplinas de 36 horas, prevê videoaulas e aula ao vivo, estudo prático, fóruns, reflexões e objetos de aprendizagens diferenciados, além de webconferências para a formação do pós-graduando.

Para conhecer todas as opções de cursos de pós-graduação na área da saúde acesse o site.

E caso queira conhecer os cursos de graduação, também são oferecidas várias opções tanto presenciais quanto EAD.

Gostando dos nossos conteúdos? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.