Os profissionais de Educação Física

O episódio #78 do podcast Identidade DOM, podcast produzido pelo Centro Universitário Dom Bosco, aborda a temática dos profissionais da Educação Física. Para discutir o assunto, o programa conta com a participação dos professores Marcelo Ribas, coordenador do curso na área, e Guilherme Stival, membro do corpo docente, ambos com vasta experiência na área.

A Educação Física

Os professores iniciam a conversa destacando a importância da Educação Física como área de atuação profissional. Segundo eles, a Educação Física é um mercado em constante crescimento, com diversas oportunidades de trabalho em diferentes segmentos, como academias, escolas, clubes esportivos, empresas, entre outros.

Além disso, os professores ressaltam que a Educação Física é uma área que contribui para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas, o que a torna ainda mais relevante em um contexto de crescente preocupação com a qualidade de vida.

Desafios da área

No entanto, Marcelo e Guilherme também apontam alguns desafios enfrentados pelos profissionais da Educação Física. Um deles é a falta de valorização da área por parte da sociedade e dos empregadores, o que muitas vezes se reflete em baixos salários e condições precárias de trabalho.

Outro desafio é a necessidade de atualização constante, já que a Educação Física é uma área que está em constante evolução. Os professores concordam que é extremamente importante que os profissionais se mantenham atualizados sobre as novas tendências e tecnologias, além de investirem em sua formação continuada.

Habilidades e competências

Para se destacar como profissional da Educação Física, os professores apontam algumas habilidades e competências valorizadas pelos empregadores. Entre elas, estão a capacidade de empreendedorismo, a habilidade de gestão, a capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicar de forma clara e eficiente.

Além disso, os professores ressaltam a relevância de os profissionais da Educação Física desenvolverem uma postura crítica e reflexiva em relação à sua prática profissional. Isso implica em questionar as práticas tradicionais e buscar novas formas de atuação que sejam mais eficientes e adequadas às necessidades dos clientes e pacientes.

Licenciatura e Bacharelado

Durante a conversa, os professores também abordam a diferença entre as formações em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Enquanto o Bacharelado é voltado para a atuação em academias, clubes esportivos e outras instituições que visam a promoção da saúde e do bem-estar, a Licenciatura é voltada para a atuação em escolas, com foco na formação de crianças e jovens.

Os professores lembram que a Licenciatura é importante como uma vertente fundamental da Educação Física, já que é na escola que muitas crianças têm o primeiro contato com a prática de atividades físicas e esportes. Eles ressaltam também que é fundamental que os profissionais da Licenciatura estejam preparados para lidar com as diferentes realidades e necessidades dos alunos, além de serem capazes de promover a inclusão e a diversidade.

Conclusão

Por fim, os professores destacam a importância de os profissionais da Educação Física se unirem em torno de objetivos comuns, como a valorização da área e a promoção da saúde e do bem-estar da população. Eles enfatizam que a Educação Física é uma área que pode contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada, e que os profissionais da área têm um papel fundamental nesse processo.

Os participantes

Guilherme Stival possui graduação em Educação Física, Especialização em Magistério Superior, Mestrado em Educação, Especialização em Gestão do Conhecimento na Educação Superior, Especialização em Metodologias Ativas. Atualmente, é Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Municipal do Esporte – Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Regional de Educação Física – Paraná atuando na Comissão de Ensino Superior e Comissão de Ética Profissional.

Marcelo Ribas possui graduação em Educação Física, Pós-Graduação em Metodologia e Prescrição do Exercício de Força, Pós-Graduação MBA em Gestão do Conhecimento na Educação Superior e Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba – PR.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco na área e fazer sua inscrição, acesse:
Educação Física Bacharelado (presencial)

Educação Física Licenciatura (presencial)
Educação Física EAD

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 78 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.