O que é ética profissional?

ética-profissional

Ao ingressar na graduação, os estudantes começam a escutar sobre ética profissional e ao longo dela devem passar a entender sobre sua importância.

Ética é o conjunto de padrões e valores morais de um grupo ou indivíduo.

Pensando nessa definição, já fica mais claro o que vem a ser a ética profissional.

A ética profissional é esse conjunto de padrões e valores morais relacionados ao exercício de cada profissão.

O objetivo principal do estabelecimento da ética profissional é nortear os profissionais com relação ao que “é certo ou errado” dentro da sua atuação profissional. Inclusive, em algumas profissões, não agir de acordo com a ética profissional desencadeia sanções.

Exemplos em cada profissão

Peguemos o preâmbulo do Código de ética médica e algumas informações sobre o código de ética dos advogados para exemplificar e dar a dimensão da importância.

Código de Ética Médica Preâmbulo

I – O presente Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como no exercício de quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Medicina. II – As organizações de prestação de serviços médicos estão sujeitas às normas deste Código. III – Para o exercício da Medicina impõe-se a inscrição no Conselho Regional do respectivo Estado, Território ou Distrito Federal. IV – A fim de garantir o acatamento e a cabal execução deste Código, o médico comunicará ao Conselho Regional de Medicina, com discrição e fundamento, fatos de que tenha conhecimento e que caracterizem possível infração do presente Código e das demais normas que regulam o exercício da Medicina. V – A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste Código é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral. VI – Este Código de Ética Médica é composto de 25 princípios fundamentais do exercício da Medicina, 10 normas diceológicas, 118 normas deontológicas e quatro disposições gerais. A transgressão das normas deontológicas sujeitará os infratores às penas disciplinares previstas em lei.

No Código de ética e disciplina da OAB, os itens abordados e especificados são: Da ética do advogado (das regras deontológicas fundamentais, das relações com o cliente, do sigilo profissional, da publicidade, dos honorários profissionais, do dever de urbanidade, das disposições gerais), do processo disciplinar (da competência do tribunal de ética e disciplina, dos procedimentos, das disposições gerais e transitórias.).

Esses exemplos mostram bem como a ética profissional é importante no exercício da profissão e da necessidade de conhecer o da profissão escolhida em detalhes visando não só exercê-la da melhor forma, como também não infringi-lo.

Durante a graduação é importante os estudantes iniciarem esse contato sobre o assunto visando, além de entendê-lo, internalizá-lo.

Uma sociedade mais ética, pessoal e profissionalmente, é uma sociedade mais justa e equilibrada. As relações ocorrem de forma mais transparente e com melhores resultados pessoais e coletivos, quando são permeadas pela ética.

É um assunto bastante abrangente e que poderia ser discutido e abordado analisando as diversas profissões, porém o objetivo desse artigo é, de forma resumida, falar sobre a importância de saber o que é ética profissional e de conhecer o código de ética da profissão escolhida.

Você conhece o código de ética da sua profissão? Conte nos comentários.

Se mantenha atualizado sobre os assuntos relacionados à sua profissão acompanhando o Blog UniDomBosco.