Quais cursos fazer na área de humanas?

Quando estamos no colégio, ouvimos muito as pessoas falando sobre ser mais da área de humanas ou de exatas.

Os estudantes que gostam mais de ler, escrever, entender e saber sobre os fatos históricos, políticos e sociais são os considerados de humanas.

Mas quais são os principais cursos para aqueles que se identificam com a área de humanas?

As ciências humanas

Primeiramente, é preciso entender que as ciências humanas são as áreas do conhecimento que têm como principal foco estudar o ser humano, seus aspectos como: social, cultural, comportamental e suas manifestações e interações.. É uma vasta área do conhecimento e, por consequência, de estudos e atuação. Podemos citar nessa área disciplinas como: sociologia, antropologia, psicologia, história, filosofia, ciência política, geografia humana, linguística, entre outras.

E dentro dessa vasta área existem muitos cursos de graduação e é sobre eles que vamos falar.

Quais são os principais cursos?

Como já dito a área de humanas é bastante ampla e diante disso vamos trazer neste artigo os principais cursos dentro dela.

• Administração

O curso de Administração traz uma visão geral sobre todos os processos dentro de uma organização. No curso são abordados assuntos de finanças, gestão de pessoas, tecnologia da informação, entre outros. A atuação de um profissional formado em Administração é bem ampla e as oportunidades são tanto na área pública quanto privada.

• Direito

O curso de Direito é um dos que mais formam profissionais, assim como o de Administração. Muitas são as opções de carreiras no Direito, além da de advogado. Os concursos públicos chamam muito a atenção dos profissionais dessa área devido aos altos salários, além de status e estabilidade.

• Psicologia

A Psicologia estuda os comportamentos humanos e seus processos mentais. O profissional que se forma em Psicologia pode atuar em diversas áreas e não somente atuar clinicamente. O mercado é amplo nas áreas educacional, empresarial, do esporte, de recursos humanos.

• Pedagogia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Geografia
  • História
  • Letras

Nesses cursos, além dos estudos específicos de cada área, os estudantes adquirem conhecimentos para atuarem como professores. Esses conhecimentos adquiridos vão desde o desenvolvimento e aprendizagem, até os específicos de cada disciplina. As possibilidades de atuação são na sala de aula e outros cargos na educação, mas também existem oportunidades para esses profissionais em editoras e empresas de consultorias educacionais, órgãos públicos, entre outros. E dentro de cada carreira outras opções de atuação surgem.

Acesse o site do UniDomBosco e conheça melhor cada um desses cursos.

professora-formada-na-area-de-humanas

Outros cursos como Serviço Social e Jornalismo também fazem parte dos cursos da área de humanas e têm bastante procura pelos estudantes.

Dicas para estudantes

Como visto a área de humanas é bem extensa e com muitas opções de cursos. A indicação para os estudantes que se identificam com a área é buscar maiores e melhores informações sobre os cursos que mais lhes despertam interesse.

Converse com profissionais da área, entenda melhor o que o curso oferece, as possibilidades de atuação depois de formado, enfim se informe para fazer a melhor escolha.

É importante saber que os cursos dessa área requerem muita leitura, estudo de textos e diferentes realidades e contextos. É uma área que estuda e lida com seres humanos e, portanto, de contínuo estudo e aprendizado.

Além dessas dicas, separamos algumas outras que podem ajuda na escolha do melhor curso de graduação dentro do perfil de cada estudante:

• Autoconhecimento: Antes de escolher um curso, é importante parar um pouco e refletir sobre seus interesses, habilidades, valores e objetivos de carreira. Tente entender o que de fato te motiva e apaixona.
  • Visite faculdades: Participe de dias de portas abertas, feiras de carreiras e eventos universitários para conhecer as instituições de ensino e os cursos que elas oferecem.
  • Considere suas habilidades e aptidões: Depois de pensar sobre suas habilidades e aptidões naturais é o momento de entender qual ou quais cursos se encaixam a elas. Por exemplo, se você tem talento para escrever, pode considerar cursos de jornalismo, letras ou comunicação.
  • Perspectivas de carreira: Pesquise sobre as perspectivas de carreira associadas a cada curso. Considere as oportunidades de emprego, os salários médios, a demanda do mercado e as possibilidades de crescimento profissional. Isso tudo é essencial pois a ideia é seguir uma carreira na área escolhida.
  • Rede de contatos: Construa uma rede de contatos com profissionais, professores e estudantes universitários nas áreas que você está considerando seguir. Eles podem fornecer conselhos, recomendações e insights valiosos que colaboraram bastante na escolha do curso.
  • Estágios e experiências práticas: Procure por cursos que ofereçam oportunidades de estágio, trabalho voluntário e experiências práticas durante a formação. Isso pode ajudá-lo a além de ganhar experiência profissional e a desenvolver habilidades práticas, estender se de fato aquele curso é para você
  • Avalie seus objetivos de longo prazo: Avalie como o curso de graduação se encaixa em seus objetivos de longo prazo. É preciso pensar não apenas na primeira etapa da sua carreira, mas também nas possibilidades de desenvolvimento futuro e na realização pessoal.

Gostou das dicas? Se você se identifica com a área de humanas, entre no nosso site e se informe mais sobre as opções de curso.

Agora se você acha que é da área de exatas, leia esse outro artigo  que vai te interessar.

Quais cursos fazer na área de exatas?

E continue acompanhando o Blog da UniDomBosco.