Trabalho de conclusão de curso no Direito

O episódio #49 do podcast Dom Universitário aborda o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação de Direito. O convidado especial é o professor Evandro Limongi, com conhecimento notório em segurança pública, criminalidade no meio urbano e Direito Penal e Processo Penal.

O que é o TCC

O professor começa explicando que o TCC é uma disciplina obrigatória em todos os cursos de graduação e que é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e argumentação. Ele destaca que o TCC é uma oportunidade para o estudante se aprofundar em um tema de seu interesse e que pode ser um diferencial na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho ou em um programa de pós-graduação.

Escolha do tema e orientador

O docente também fala sobre a importância de escolher um tema relevante e atual para o TCC. Ele sugere que o estudante busque temas que estejam em debate na sociedade e que tenham relação com a área de atuação que ele pretende seguir. Ele destaca que o TCC é uma oportunidade para o estudante contribuir para o debate acadêmico e para a sociedade em geral.

Limongi ressalta ainda que é fundamental escolher um bom orientador para o TCC. Ele sugere que o estudante busque um professor que tenha experiência na área de pesquisa em que ele pretende trabalhar e que tenha disponibilidade para orientá-lo ao longo do processo, já que o orientador é uma figura fundamental para o sucesso do trabalho de conclusão e que é importante estabelecer uma boa relação com ele desde o início.

Etapas para elaboração do TCC

O professor também explica um pouco sobre as etapas do processo de elaboração do TCC, destacando que o primeiro passo é escolher o tema e o orientador e que em seguida é preciso elaborar um projeto de pesquisa. Ele sugere que o projeto de pesquisa seja bem estruturado e que inclua uma revisão bibliográfica, uma justificativa do tema, uma hipótese de trabalho e uma metodologia de pesquisa.

Uma boa estratégia é seguir um cronograma de trabalho ao longo do processo de construção do trabalho, estabelecendo prazos para cada fase do desenvolvimento, desde a elaboração do projeto até a entrega final do trabalho. Limongi sugere que o estudante divida o trabalho em pequenas tarefas e estabeleça prazos realistas para cada uma delas, de forma a evitar a procrastinação e o acúmulo de tarefas.

Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é uma parte vital no processo de elaboração do TCC e é preciso buscar fontes confiáveis e atualizadas sobre o tema escolhido, fazendo uma leitura crítica dos textos selecionados. Ele sugere que o estudante faça fichamentos e resumos dos textos lidos, de forma a organizar as informações e facilitar a elaboração do trabalho.

O professor também fala sobre a importância da análise crítica no processo de elaboração do TCC. É necessário ir além da simples descrição dos fatos e fazer uma análise crítica dos dados coletados. Uma boa saída é refletir sobre o tema escolhido e apresentar argumentos sólidos para defender sua posição.

Revisão e edição

Outra etapa-chave é de revisão e edição no processo de elaboração do TCC. É preciso revisar o texto várias vezes, de forma a corrigir erros de gramática, ortografia e pontuação. Limongi lembra que o estudante pode pedir a opinião de outras pessoas sobre o trabalho, de forma a identificar possíveis falhas e melhorar a qualidade do texto.

Conclusão

Por fim, o professor destaca que o TCC é um desafio, mas que pode ser uma experiência enriquecedora para o estudante. Ele sugere que o estudante encare o TCC como uma oportunidade de aprendizado e de crescimento pessoal e profissional. Ele destaca que o TCC pode ser um diferencial na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho ou em um programa de pós-graduação e que pode ser uma forma de contribuir para o debate acadêmico e para a sociedade em geral.

Em resumo, o episódio #49 do podcast Dom Universitário aborda de forma clara e objetiva o tema do Trabalho de Conclusão de Curso no Direito. O professor Evandro Limongi apresenta dicas valiosas para os estudantes que estão iniciando o processo de elaboração do TCC, desde a escolha do tema até a entrega final do trabalho, e também destaca a importância da pesquisa bibliográfica, da análise crítica, da revisão e da edição no processo de elaboração do TCC.

O participante

O professor Evandro Limongi é mestre em direito econômico e social, atua como advogado especializado e na docência no curso de Graduação do Centro Universitário UniDomBosco, ministrando aulas na área penal, com ênfase em direito processual penal.

Para saber mais sobre a graduação em Direito e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 49 completo pelo Spotify.