Letramento e letramento literário

O episódio #48 do podcast Dom Universitário discute o tema do letramento e do letramento literário, em uma conversa da apresentadora, professora Gisele Thiel, com a convidada e também docente Maria Luiza Fumaneri, formada em letras pela Universidade Federal do Paraná e com mestrado e doutorado na mesma área. A conversa aborda questões como as diferenças entre alfabetização e letramento, as dificuldades no processo de aprendizagem de leitura e escrita e a importância do letramento literário na formação de um indivíduo.

O que é letramento

Inicialmente, a professora Maria Luiza faz uma diferenciação entre alfabetização e letramento. Enquanto a alfabetização se refere ao processo de aprendizagem da escrita e da leitura, o letramento é uma habilidade que vai além disso, envolvendo a capacidade de compreender e produzir textos em diferentes contextos sociais. Assim, o letramento é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida e que é fundamental para a participação plena na sociedade.

No entanto, a professora destaca que muitas pessoas enfrentam dificuldades no processo de letramento, seja por questões sociais, econômicas ou culturais. Ela ressalta que é importante identificar essas dificuldades e buscar formas de superá-las, seja por meio de políticas públicas, como a alfabetização de adultos, ou por meio de iniciativas individuais, como a busca por cursos e materiais de apoio.

menina-lendo-junto-com a-mae

A literatura no letramento

Um dos aspectos mais interessantes da conversa é a discussão sobre o letramento literário. A professora Maria Luiza destaca que a literatura é uma forma de letramento que tem um papel fundamental na formação de um indivíduo. Por meio da leitura de obras literárias, é possível desenvolver habilidades como a empatia, a imaginação e a reflexão crítica, além de ampliar o repertório cultural e linguístico.

No entanto, a professora também aponta que muitas pessoas têm dificuldades em se aproximar da literatura, seja por falta de interesse, seja por falta de acesso a obras de qualidade. É importante, portanto, trabalhar o letramento literário desde a infância, por meio de iniciativas como o projeto de formação de leitores literários na escola. Esse projeto deve ser progressivo e acontecer ao longo da Educação Básica, envolvendo não apenas os professores de literatura, mas todos os professores, que devem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Maria Luiza também destaca a importância de se respeitar a literatura como uma forma de arte e de conhecimento, e não apenas como um entretenimento. Ela aponta que muitas vezes a literatura é colocada em segundo plano em relação a textos informativos, o que pode levar a uma desvalorização da literatura e da cultura em geral.

Conclusão

Por fim, a conversa aborda algumas estratégias para o desenvolvimento do letramento e do letramento literário, como a leitura em voz alta, a discussão de obras literárias em sala de aula e a criação de espaços de leitura nas escolas e nas comunidades. A professora Maria Luiza destaca que é importante que essas estratégias sejam adaptadas às necessidades e interesses dos alunos, de forma a tornar a leitura e a escrita mais significativas e prazerosas.

Em resumo, o episódio #48 do podcast Dom Universitário discute de forma clara e acessível o tema do letramento e do letramento literário, abordando questões como as diferenças entre alfabetização e letramento, as dificuldades no processo de aprendizagem de leitura e escrita e a importância da literatura na formação de um indivíduo. A conversa traz reflexões fundamentais sobre a valorização da literatura e da cultura em geral, e apresenta estratégias para o desenvolvimento do letramento e do letramento literário, que podem ser úteis tanto para professores quanto para estudantes e demais interessados no tema.

As participantes

Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.

Maria Luísa Fumaneri é Mestres é Doutora e Licenciada em Letras, com vasta experiência na atuação profissional em escolas e faculdades.

Para saber mais sobre a graduação em Letras Direito e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 48 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.