Quais são as habilidades de um bom gestor?

Avatar
imagem-representando-as-habilidades-de-um-bom-gestor

Para demonstrar as habilidades de um bom gestor, vamos exemplificar, mostrando o que não se deve fazer quando se tem um cargo de gestão.

Quer saber quais são essas atitudes?

  •       Medo não é respeito

Está muito enganado o gestor que crê no temor para promover melhores resultados. Medo e respeito não são, de forma alguma, sinônimos. Se você está adotando uma postura carrasca acreditando que os membros terão mais medo de errar e vão te admirar, então está com uma ideia muito equivocada.

Quando as pessoas estão sob pressão, elas não se sentem motivadas e tão pouco à vontade para libertar totalmente suas competências.

Gestores precisam ser líderes, e por líder entendemos alguém que tem seguidores. Ninguém admira uma pessoa amarga, carrasca e infeliz. Tratar sua equipe com honestidade, brandura e respeito vai contribuir com uma comunicação interna clara, um ambiente positivo e mentes mais determinadas em contribuir com os avanços da empresa.

  •       Achar que treinamento é gasto

Plantinha, para crescer, precisa ser regada, e a sua equipe é um jardim em suas mãos. Não é errado esperar que os membros busquem individualmente crescer, mas é fundamental contribuir para que isso ocorra. Bons gestores não negligenciam os investimentos em treinamento para suas equipes.

Se você deseja ter as habilidades de um bom gestor, não desconsidere avaliar as lacunas que sua equipe precisa desenvolver e promover as ferramentas para que isso aconteça. Gestores que são líderes desejam fomentar o interesse no time por crescimento e investir em treinamento é uma ótima forma de ter pessoas competentes e motivadas, trabalhando juntas.

  •       Não dar autonomia à equipe

Tem gente por aí que só falta exigir que a equipe solicite antes de ir ao banheiro… certo, um pouco exagerado, mas acredite: tem gestor que gosta de equipe dependente, monopolizada. Não dar autonomia para equipe é, sim, uma atitude de um MAU gestor.

Os motivos de não deixar que os subordinados tenham liberdade podem ser muitos, mas, normalmente, é o medo de perder a autoridade. Quanto mais autonomia, mais motivado seu time se sentirá, porque isso demonstra que você confia neles e os vê como competentes.

Claro que o cargo de gestor é gerenciar recursos, incluindo os humanos, mas é importante adotar certo equilíbrio para ser um bom gestor.

  •       Esquecer das reuniões avaliativas

As famosas reuniões de feedback são muito importantes para demonstrar que você está atento com sua equipe e é importante para que ela entenda coisas que precisam ser melhoradas. Aliás, reuniões avaliativas não são feitas apenas da opinião da gestão, mas também sobre o que os membros estão achando.

São nessas conversas que fica mais claro o perfil do colaborador e tornam mais próxima a relação gestão e gerido. Assim como é importante ter esse diálogo com certa periodicidade, é importante não esquecer que ela deve sempre ser acompanhada de elogios. Uma das principais habilidades de um bom gestor é dar valor ao feedback e entender como afetam o crescimento da equipe e empresa.

Conseguiu identificar as habilidades de um bom gestor?

Citamos alguns comportamentos inadequados que um gestor pode ter com relação à sua equipe, mas muitos outros poderiam ser listados.

Um gestor não nasce pronto e conquistar as habilidades de um bom gestor é uma construção de análise do que fazer e do que não fazer, além de muito estudo e dedicação.

Se você busca se tornar um bom gestor, certamente um dos diferentes cursos de gestão oferecidos pelo UniDomBosco podem te ajudar.

Está gostando dos nossos conteúdos? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.