7 dicas de como escolher a carreira certa

estudante-feliz-pensando-em-como-escolher-a-carreira-certa

Ao sair do Ensino Médio, o pensamento que ronda os estudantes é como escolher a carreira certa.

Na verdade, durante todo o Ensino Médio os estudantes acabam vivendo sob a pressão de escolher qual carreira seguir.

Em nenhuma fase da vida o como escolher a carreira certa é uma decisão simples, porém quando se é mais jovem pode ser ainda mais difícil.

Para ajudar nesse momento, elaboramos uma lista.

Veja essas 7 dicas de como escolher a carreira certa.

• Descubra suas habilidades

Muitos estudantes chegam ao ensino médio sem saber quais são suas principais habilidades. Habilidades são aptidões, ou seja, coisas que as pessoas têm facilidade em realizar.

Descobrir as habilidades é um passo importante para se conhecer melhor, o que é fundamental no como escolher a carreira certa.

•  Descubra seus interesses

Descobertas as habilidades, é importante descobrir quais são seus interesses. Algumas vezes, eles não coincidem com as habilidades e isso não é um problema. Habilidades podem ser treinadas.

Os interesses são aqueles assuntos que te chamam a atenção, que você se pega estudando sem ter obrigação de fazê-lo.

• Faça um teste vocacional

Quando se descobre habilidades e interesses, o teste vocacional colabora para entender em quais carreiras isso se encaixaria melhor.

O teste vocacional é uma ferramenta utilizada por psicólogos para compreender melhor as vocações de cada um e como isso se reflete numa profissão.

• Converse com profissionais de suas áreas de interesse

Após o teste vocacional, algumas opções de carreira já devem estar despertando o interesse e, nesse momento, conversar com profissionais dessas áreas ajuda bastante.

Conhecer melhor o que esse tipo de profissional faz, como foi sua graduação, quais seus conselhos, entre outras coisas, pode ser essencial para entender como escolher a carreira certa.

• Pesquise sobre os mercados de trabalho

O mercado de trabalho dentro de cada área é muito diverso e, em algumas, muito mais amplo que em outras e por isso fazer essa pesquisa também é importante.

Com essa pesquisa pode-se descobrir que as áreas do seu interesse de determinada carreira não são as que mais trazem retornos financeiros. Ou que existem novas oportunidades dentro de uma carreira que nem se imaginava, entre várias outras coisas que fazem diferença na escolha da carreira.

• Faça listas de prós e contras

Para muitos essa dica pode parecer ineficaz, mas colocar no papel os prós e contras de cada uma das opções é uma forma de organizar o pensamento.

Cada estudante verá prós e contras diferentes, baseado no que para cada um faz mais sentido ou é mais importante. Para uns, realização pessoal vale mais do que a financeira, e vice-versa. Quando se coloca no papel as ideias tendem a ficar mais claras.

• Analise bem suas opções

Após todos esses itens, já é possível analisar de forma clara todas as opções e o como escolher a carreira certa será um processo mais simples.

Mas é importante ressaltar que essa não é uma escolha fácil para alguns ou que será acertada de primeira para outros.

Escolher uma carreira é uma decisão que deve ser feita com atenção, levando em consideração muitos aspectos, que não serão sempre “objetivos”.

Entre no site do UniDomBosco e conheça as várias opções de cursos de graduação e após sua escolha venha estudar conosco.

Gosta do nosso conteúdo? Continue seguindo o Blog UniDomBosco.