Direito Penal e violência

O episódio #55 do Dom Universitário aborda o tema da violência e seu relacionamento com o direito penal. O autor, o professor Evandro Limongi, membro do corpo docente do curso de Graduação em Direito do UniDomBosco, começa explicando que a violência é algo assustador e que muitas pessoas querem evitar recordações a respeito. No entanto, ele argumenta que é importante discutir a violência e como o direito pode ser uma ferramenta para transformar o mundo.

A violência e o Direito Penal

O professor começa explicando que o direito penal lida com diferentes tipos de violência, como a violência doméstica ou a violência policial. Ele argumenta que o direito penal é uma das ferramentas com as quais alguém pode lidar com a violência, mas não é a única. Existem outras áreas do direito que também podem ser relevantes para lidar com a violência, como o direito civil, o direito trabalhista e o direito ambiental.

Limongi também destaca a importância de se desenvolver o raciocínio jurídico quando se trata da violência. Ele argumenta que não basta dizer que algo é um ato violento ou que provocou lesões ou morte. É preciso entender as causas e consequências da violência e como ela afeta as pessoas envolvidas.

Violência e Filosofia

Em seguida, o professor discute a relação entre a cidade e a violência. Ele menciona um urbanista chamado Carlos Moreno, que propõe a ideia dos “15 minutos da cidade”. Essa ideia valoriza os bairros e busca conectar as pessoas que vivem neles, em vez de isolar as comunidades periféricas. O docente argumenta que essa abordagem pode ajudar a reduzir a violência urbana, que muitas vezes é causada pela falta de conexão entre as pessoas.

O professor também menciona um filósofo chamado Averróis, que nasceu em Córdoba, na Espanha, em 1126. Ele destaca que Averróis é um exemplo de como o conhecimento pode ser transmitido ao longo do tempo e como as ideias podem ser relevantes mesmo séculos depois de terem sido criadas.

Mais sobre a Violência e o Direito

Ele então discute a relação entre a violência e o direito penal mais uma vez. Ele argumenta que o direito penal é uma das áreas do direito que lida com a violência, mas que não é a única. Ele destaca que o direito penal tem como objetivo punir os autores de crimes violentos, mas que isso não é suficiente para prevenir a violência. É preciso também trabalhar na prevenção da violência, por meio de políticas públicas, educação e outras medidas.

Solidariedade

Limongi também discute a relação entre a violência e a solidariedade. Ele acredita que a solidariedade é um valor importante para prevenir a violência, pois ela nos leva a pensar no outro e a agir de forma a ajudar os outros. Ele destaca que a Constituição brasileira fala em uma sociedade solidária, o que significa que devemos trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e menos violento.

O professor também fala sobre a importância de se refletir sobre a violência e suas causas. Ele argumenta que muitas vezes a violência é causada por desigualdades sociais, falta de oportunidades e outros fatores estruturais. Ele destaca que é preciso trabalhar na prevenção da violência, por meio de políticas públicas que promovam a igualdade social e a justiça.

jovem-escutando-podcast-sobre-violencia-e-direito-penal

Conclusão

Por fim, o professor agradece a oportunidade de discutir o tema da violência e espera que as pessoas que ouviram o episódio possam refletir sobre o assunto e chegar a conclusões que os ajudem a resolver questões relacionadas à violência em suas próprias vidas.

Em resumo, o episódio #55 do Dom Universitário aborda o tema da violência e seu relacionamento com o direito penal. O professor destaca que o direito penal é uma das ferramentas com as quais alguém pode lidar com a violência, mas que não é a única. Ele argumenta que é preciso trabalhar na prevenção da violência, por meio de políticas públicas, educação e outras medidas. O professor também destaca a importância da solidariedade e da reflexão sobre as causas da violência.

O participante

O professor Evandro é mestre em direito econômico e social, atua como advogado especializado e na docência no curso de Graduação do Centro Universitário UniDomBosco, ministrando aulas na área penal, com ênfase em direito processual penal.

Siga o professor no Twitter.

Para saber mais sobre o curso de Direito, acesse o site e faça a sua inscrição, acesse o site.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 54 completo no nosso canal do Spotify.