Como usar as redes sociais profissionalmente

Avatar
imagem-de-pessoa-usando-as-redes-sociais

Como usar as redes sociais profissionalmente certamente é das perguntas mais feitas nos últimos dois anos.

Isso porque tivemos um crescimento significativo do uso das redes sociais e dos negócios impulsionados por elas.

Diante disso, aumenta a cada dia o número de profissionais de todos os tipos buscando entender como usar as redes sociais profissionalmente.

O primeiro ponto a ser abordado é que toda e qualquer profissão pode utilizar as redes sociais de forma profissional. Algumas devem estar atentas às indicações de seus conselhos, como médicos e advogados, por exemplo. Porém, nada impede de ser utilizado.

Segundo ponto é que as pesquisas mostram que os resultados de profissionais que utilizam as redes com esse objetivo são significativamente mais expressivos do que os que não utilizam.

Então, se você está na lista dos profissionais que ainda não usam, mas gostariam de usar, vamos dar algumas dicas.

1- Leia o código de ética da sua profissão para entender bem o que pode e o que não pode ser feito com relação à divulgação de serviços, de clientes, enfim de todos os detalhes.

Esse é um passo essencial e, mesmo que você decida contratar um especialista para gerenciar a sua rede profissional, é preciso que você saiba desses detalhes.

2- Conheça as redes sociais disponíveis e entenda qual ou quais delas fazem sentido para você.

Um perfil no Linkedin é sempre indicado, tanto para estar presente nessa importante rede profissional, como para se manter atualizado com os muitos conteúdos disponíveis e fazendo networking.

Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, YouTube devem ser escolhidos pensando no objetivo de cada uma das redes, aliados ao seu objetivo profissional. É essencial pensar também no tipo de público de cada rede e entender qual se encaixa melhor no objetivo.


3- Estude sobre o assunto. É importante saber como funciona essa nova forma de se colocar profissionalmente. Conhecimento traz segurança e ela é necessária nesse processo de se colocar publicamente nas redes sociais.


Voltando a dizer:  mesmo quando se contrata um especialista para fazer o trabalho com redes sociais, é preciso ter certos conhecimentos que vão guiar o caminho, estabelecer os objetivos. É preciso pensar na imagem profissional como uma empresa. O dono precisa saber quais são seus objetivos, seus produtos, enfim conhecer bem seu negócio e as formas de fazê-lo progredir.

O como usar as redes sociais profissionalmente é até simples de ser explicado e entendido. O grande passo desse processo é colocar em prática de forma contínua, coerente, objetiva e estratégica para obter os resultados.

As redes sociais são uma das muitas ferramentas utilizadas como estratégia de marketing. Funcionam de forma bastante efetiva, porém são um meio e não um fim.

O foco principal de uma atuação profissional é a excelência. Como transparecer essa excelência para o público fica a cargo, por exemplo, das redes sociais.

E falando nelas, já acompanha as do UniDomBosco? Trazemos conteúdos diferenciados sobre cursos, carreiras, tendências de mercado e o que um profissional atento precisa.