Imagem destacada do curso

Direito

Graduação • Bacharelado

Apresentação

O curso da faculdade de Direito presencial em Curitiba do UniDomBosco tem como objetivo a formação de profissionais conscientes, capazes de interferir na sociedade a fim de torná-la mais justa e solidária.

Para isso, durante a graduação, fomenta-se a análise crítica de situações teóricas e práticas, trazendo o aluno para as mais diversas ocasiões em que todas as ações são totalmente comprometidas com os valores de responsabilidade social, da justiça e, claro, da ética.

Estudar na faculdade de Direito é embarcar em uma jornada de carreira que vai além do simples aprendizado de leis e regulamentos. É adentrar em um universo vasto e complexo, no qual cada caso é um novo desafio, cada argumento uma oportunidade de justiça e equidade.

A razão para escolher essa área, uma das mais tradicionais e reconhecidas no país, envolve uma paixão pelo entendimento das relações sociais e a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas.
Além disso, a carreira no Direito tem diversos benefícios significativos por se tratar de uma profissão prestigiada e respeitada. Advogados, juristas e concursados para cargos públicos têm a oportunidade de serem agentes de mudança em uma sociedade, enquanto recebem salários atrativos.

Quando se trata de escolher uma faculdade de Direito, o Centro Universitário UniDomBosco se destaca por diversos motivos, com reputação de excelência acadêmica e compromisso com o ensino de qualidade amplamente reconhecido.

Nossos professores mestres e doutores são altamente qualificados e experientes, com comprometimento em oferecer uma educação jurídica abrangente e atualizada, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho atual.

O UniDomBosco ainda oferece uma variedade de oportunidades extracurriculares que enriquecem a experiência educacional dos alunos. Desde programas de estágio em escritórios de advocacia renomados até projetos de pesquisa e extensão que abordam questões jurídicas relevantes da sociedade, os estudantes têm a chance de aprimorar suas habilidades práticas e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Tudo isso no melhor campus da região de Curitiba-PR, com infraestrutura formada por salas de aulas e laboratórios equipados com tecnologia de ponta, biblioteca física e digital com milhares de obras e clínicas para atividades práticas do curso.

A faculdade de Direito ainda conta com uma série de eventos e conteúdos extracurriculares para enriquecer e completar ainda mais a formação dos estudantes, entre palestras, workshops, encontros, lives, podcasts e muitos outros.

Se você se interessa por essa área, quer seguir carreira como jurista ou advogado e ainda colaborar para a Justiça do país, a graduação da faculdade de Direito presencial do UniDomBosco, instituição nota máxima no MEC, é o curso certo para você.

Duração

O programa tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecido nos períodos matutino e noturno, na modalidade presencial.


O mercado

O mercado de trabalho para os formados na faculdade de Direito é amplo e repleto de oportunidades em diversas frentes.

Por isso, a graduação do Centro Universitário UniDomBosco tem como objetivo central a preparação de operadores jurídicos sensibilizados eticamente e preparados tecnicamente para, no exercício de suas atividades jurídicas, atuarem buscando a aplicação do Direito com o compromisso de realizar os valores supremos expressos na Constituição da República em qualquer âmbito que escolham seguir na profissão.

Especialidades

Muitas são as especialidades dentro do Direito e dentre as principais podemos citar:
Áreas populares na advocacia:

  • Direito Civil: envolve relações entre pessoas e entidades privadas, como contratos, responsabilidade civil e direito das famílias e sucessões, por exemplo.
  • Direito Penal: trata de crimes e suas penalidades, investigações criminais, defesa de acusados e execução penal.
  • Direito Trabalhista: regula as relações de trabalho, incluindo contratos de trabalho, direitos dos trabalhadores e questões sindicais.
  • Direito Tributário: lida com normas relacionadas a impostos e taxas, incluindo planejamento tributário, contencioso administrativo e judicial.
  • Direito Administrativo: regula a atuação do Estado, incluindo licitações públicas, contratos administrativos e responsabilidade do Estado.
  • Direito Ambiental: envolve normas relacionadas à proteção do meio ambiente, como licenciamento ambiental, responsabilidade ambiental e gestão de recursos naturais.
  • Direito Digital: atua com questões legais ligadas à tecnologia e à internet, como proteção de dados e crimes cibernéticos.
  • Direito Previdenciário: regula benefícios e direitos relacionados à aposentadoria e seguridade social, com advogados auxiliando na obtenção e defesa desses direitos.
  • Compliance: garante que empresas sigam leis e padrões éticos, evitando atividades ilegais.

Também há opções para o profissional em carreiras públicas e na docência:

  • Carreiras Públicas via concurso: os graduados na faculdade de Direito podem ingressar em diversas carreiras públicas por meio de concursos, como juiz, promotor, procurador, defensor público, delegado de polícia, entre outras.
  • Docência: também existe a oportunidade de seguir carreira acadêmica, lecionando em faculdades de Direito e contribuindo para a formação de novos juristas. A docência permite compartilhar conhecimentos, realizar pesquisas e influenciar futuras gerações de profissionais do Direito.

Público

Com educação jurídica centrada na formação de profissionais do Direito, os interessados no curso devem ser pessoas que privilegiam o diálogo em detrimento ao conflito, que gostam da mediação e da negociação e, principalmente, devem amar a leitura e ter vontade em atuar na contribuição da Justiça social.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

O curso da faculdade de Direito UniDomBosco é único e destaque em formação de juristas em todo o país, pois oferece vantagens como:

  • Ser nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação);
  • Contar com corpo docente formado por professores mestres e doutores de renome e com ampla experiência em suas áreas de atuação;
  • Oferecer a melhor estrutura para o desenvolvimento dos alunos, com salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e demais ambientes equipados com tecnologia de ponta;
  • Ter grade curricular atualizada com o que há de mais importante nas tendências do mercado de trabalho jurídico;
  • Conseguir altas taxas de aprovação dos formados no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);
  • Disponibilizar atividades e conteúdos extracurriculares para enriquecer ainda mais a formação dos nossos estudantes.

Núcleo de Práticas Jurídicas do UniDomBosco

A faculdade de Direito da instituição conta com o NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), voltado para atuação em duas frentes simultâneas: desenvolver nossos alunos com execuções práticas e oferecer serviços jurídicos gratuitos à comunidade carente nas áreas de Direito Civil, Criminal e Trabalhista.

O Núcleo de Prática Jurídica tem como objetivo proporcionar ao acadêmico o aprendizado profissional por meio de atividades jurídicas (simuladas e reais), do convívio com rotinas processuais e da prestação de serviços jurídicos gratuitos à comunidade.

A prática jurídica inclui visitas orientadas; atividades simuladas das práticas profissionais, abrangendo as várias áreas do Direito; atividades reais desenvolvidas junto ao Serviço de Assistência Jurídica (que constitui amplo laboratório para o aprendizado acadêmico sob a supervisão e acompanhamento de profissionais qualificados).

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação Presencial em Direito, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 6 de março de 2024