Psicomotricidade: conheça as principais tendências

Avatar

A psicomotricidade é uma disciplina que desempenha um papel fundamental na compreensão e no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas. Ela se concentra na conexão entre o corpo e a mente, reconhecendo que o desenvolvimento motor e emocional estão interligados.

Para compreender mais sobre o tema, no post de hoje vamos entender melhor o que é psicomotricidade e ver as principais tendências de carreira na área. 

O que é psicomotricidade?

Como foi visto, a psicomotricidade é uma disciplina interdisciplinar que se concentra na relação entre o corpo e a mente, reconhecendo que esses dois aspectos estão intrinsecamente ligados no desenvolvimento humano. 

Para a Associação Brasileira de Psicomotricidade, a Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. 

Assim, ela aborda como o movimento e as funções psicológicas se interrelacionam e influenciam o comportamento e o desenvolvimento de uma pessoa, sendo os seus principais elementos: 

  • Movimento e Habilidades Motoras: ela se concentra no desenvolvimento das habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio, destreza e mobilidade. Assim, a psicomotricidade explora como o corpo se move e como essas habilidades evoluem desde o nascimento até a idade adulta.
  • Funções Psicológicas: além das habilidades motoras, a psicomotricidade considera as funções psicológicas, como percepção, cognição, emoções e socialização. Ela investiga como esses elementos estão relacionados ao movimento e como influenciam o comportamento.
  • Integração Sensorial: aborda a integração sensorial, que envolve o processamento das informações sensoriais (como visão, audição, tato e propriocepção) e como isso afeta a compreensão do ambiente e a resposta emocional.
  • Desenvolvimento Infantil: é especialmente relevante no contexto do desenvolvimento infantil, pois ajuda a compreender como as crianças adquirem habilidades motoras e emocionais essenciais à medida que crescem.
  • Educação e Reabilitação: a psicomotricidade é aplicada em contextos educacionais para melhorar a aprendizagem, bem como em programas de reabilitação para indivíduos com desafios motores, emocionais ou cognitivos.

Psicomotricidade: conheça as principais tendências

Como as pessoas estão mais preocupadas com a sua saúde e bem-estar, elas acabam investindo mais para viver com qualidade de vida. 

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu 21,5% em 2022, somando mais de R$ 47 bilhões em faturamento. No primeiro trimestre de 2023, o avanço foi de 27% em relação a igual período de 2022, com faturamento de R$ 12,4 bilhões, conforme indica o portal O Globo

Neste sentido, carreiras relacionadas com saúde e bem-estar tendem a crescer nos próximos anos. 

De acordo com o Portal Guia de Carreira, veja algumas áreas de atuação para a Psicomotricidade:

  • Psicomotricidade Educacional: ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades.
  • Psicomotricidade Hospitalar: UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.
  • Psicomotricidade Empresarial: ergomotricidade e psicomotricidade aquática.
  • Terapia Psicomotora: saúde mental e gerontopsicomotricidade.

Já na Educação, as atividades de Psicomotricidade estão relacionadas às dificuldades de aprendizagem, inibição, instabilidade e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ou seja, uma atuação que tende a continuar em alta para os próximos anos. 

Terceira Idade e a psicomotricidade: como atuar nesta carreira!

Engana-se quem pensa que o papel da psicomotricidade se limita a atuar com crianças. Os idosos podem se beneficiar (e muito) desta atividade.

Alguns estudos apontam que os pilares de uma longevidade maior e melhor incluem os seguintes aspectos (fonte: Portal G1):

  • Cognição: memória, raciocínio e julgamento; 
  • Psicológico: se apresenta sintomas depressivos e como é a qualidade do sono;
  • Mobilidade: o caminhar e o equilíbrio;
  • Sensorial: como a pessoa enxerga e ouve, que é fundamental para nossa interação com o meio ambiente;
  • Vitalidade: mede a energia para executar as coisas e envolve aspectos nutricionais. 

Neste contexto, o profissional que trabalha como psicomotricidade pode ter uma atuação fundamental para garantir o bem-estar, a qualidade de vida e a autonomia de idosos. 

menina-treinando-psicomotricidade

Pós-graduação em Psicomotricidade é na UniDomBosco

Quer saber mais como atuar com Psicomotricidade? A UniDomBosco tem uma pós-graduação para você se aperfeiçoar!

O curso de pós-graduação em Psicomotricidade pretende oferecer elementos para a comunidade docente e os profissionais da educação e da psicologia refletirem e transformarem suas práticas em sala de aula, na escola ou em outras instâncias educacionais. 

Com base no estudo, nas discussões e na reflexão acerca de práticas de atendimento das necessidades psicopedagógicas, é possível otimizar os processos educativos qualificando-os como efetivamente inclusivos.

Diferenciais do curso:

Conheça os diferenciais de fazer uma pós-graduação EAD com a gente!

  • Os cursos de pós EAD do UniDomBosco têm 95% de seus egressos inseridos no mercado de trabalho;
  • São cursos 100% online;
  • Metodologia inovadora que proporciona autonomia;
  • Instituição credenciada pelo MEC;
  • Avaliações online feitas ao final de cada módulo;
  • Certificado reconhecido em todo território nacional;

Principais benefícios para o aluno:

Para você que será nosso aluno online, conheça as principais vantagens de estudar conosco:

  • Videoaulas dinâmicas;
  • Exercícios com respostas instantâneas;
  • Orientador de Aprendizagem online;
  • Estude onde e quando quiser com acesso ilimitado às aulas;
  • Professores com atuação e vivência no mercado;
  • Mensalidades acessíveis.

Outras pós-graduações na área de Saúde:

Conheça outras pós-graduações da UniDomBosco na área de Saúde:

Gostou de saber mais sobre Psicomotricidade e as principais tendências para atuação na área? 

O que você está esperando? Saiba mais sobre os nossos cursos de graduação (presencial ou EAD) e de pós-graduação (também presencial ou EAD)!

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!