Veja as profissões em alta

Avatar

Em 2023, o cenário profissional está passando por uma série de transformações, impulsionadas pelas mudanças nas demandas do mercado de trabalho e as novas necessidades trazidas pela pandemia de COVID-19. Várias profissões estão emergindo como tendências em alta, refletindo essas mudanças.

De acordo com o Portal Seudinheiro, a possibilidade de se trabalhar remotamente no pós-pandemia — e a resistência de muitos empregadores quanto a esse modelo — representou uma revolução em inúmeras carreiras.

Nesse post vamos conhecer as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho e ver a lista de profissões em alta. 

Como ficou o mercado de trabalho pós-pandemia?

De acordo com a CNN, a taxa de desocupação no Brasil atingiu 8% no trimestre encerrado em junho de 2023, o menor resultado para o período desde 2014. 

Com isso, o número absoluto de desocupados chegou a 8,6 milhões de pessoas. São 785 mil pessoas a menos no contingente de desocupados, comparado ao último trimestre de 2022 (fonte: Portal G1). 

Além desta recuperação no ambiente de emprego e trabalho, é importante destacar outro fenômeno no mercado de profissões. Após a pandemia, um fenômeno conhecido como “Great Resignation”, ou Grande Renúncia, tem chamado a atenção. Esse termo refere-se ao aumento significativo de profissionais que optaram por deixar seus empregos em busca de novas oportunidades ou uma mudança de estilo de vida.

Uma das principais razões para a Grande Renúncia é atribuída ao impacto do isolamento social durante a pandemia e às incertezas econômicas. Esses fatores levaram muitas pessoas a repensar suas prioridades e aspirações profissionais, reavaliando a importância de equilibrar o trabalho com a qualidade de vida (fonte: Invest News).

Quais as profissões em alta no ano de 2023?

Considerando o contexto atual do mercado de trabalho, foram selecionadas pela Infomoney algumas grandes áreas do mercado de trabalho: finanças e mercado financeiro, área jurídica, logística, recursos humanos, tecnologia e vendas e marketing. 

Conheça algumas profissões em alta!

Finanças e mercado financeiro

No mercado financeiro, o segmento de fusões e aquisições deve ter alta demanda por gerentes e analistas de M&A.

Já na área comercial, o destaque fica para o gerente de relacionamento com o cliente institucional e pessoa física, que seria o assessor de investimentos.

Área jurídica

O segmento jurídico também continua em alta e está na lista de profissões que permanecem em destaque. 

Dentro do Direito, segmentos de mercado de capitais, especialmente na área de contratos, além de tributação destacam-se. 

Logística

Os especialistas esperam que o setor de logística continue aquecido para os próximos anos, também como uma área comum em diversos setores. 

exemplo-de-profissoes-home-office

Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos ganhou protagonismo em meio à pandemia e segue sendo um dos destaques para os próximos anos.

Posições da área como o analista de remuneração, analista de diversidade, analistas de recrutamento, business partner (profissional que atua na conexão do RH com outras áreas da empresa), e também da gestão, como o gerente de RH, e o diretor de RH continuarão na lista de profissões em alta para os próximos anos. 

Tecnologia

O setor de Tecnologia segue em alta! De acordo com o Guia de Carreira, o fato é que cada nova tecnologia abre todo um mercado para novos profissionais. Por exemplo: somente nas últimas décadas, vimos dezenas de profissões surgirem, tais como:

  • Desenvolvedor de aplicativos;
  • Analista de mídias sociais; 
  • Engenheiro de software.

E veja outras profissões em alta na área de tecnologia:

Vendas e Marketing

Para termos uma ideia, a área de Vendas e Marketing representa 40% das vagas em aberto na Korn Ferry. Dentre as posições destacadas estão vendedores, gerente de vendas, executivo de contas, analista de Marketing Digital, analista de CRM (Customer Relationship Management), analista de inteligência de mercado e gerente de e-commerce.

Profissões do futuro

De acordo com a Forbes, sobre as profissões do futuro: 23% das profissões devem se modificar até 2027.

Entre os novos postos de trabalho gerados pelas mudanças e inovações, destaca-se a seguinte lista de profissões:

  • Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
  • Especialista em sustentabilidade;
  • Analista em Inteligência de negócios;
  • Analista de Segurança da Informação;
  • Engenharia de Fintechs;
  • Cientistas e analistas de dados;
  • Engenharia de robótica;
  • Especialista em Big Data;
  • Operadores de equipamentos agrícolas;
  • Especialistas em transformação digital.

Como ficam os empregos em home office?

Segundo o Infomoney, o modelo de trabalho remoto é desejo de 71% dos trabalhadores. As profissões que se destacam em trabalho remoto são de áreas como publicidade, design, jornalismo, linguagem de programação, dentre outras.

E as características do trabalho remoto abriram uma outra possibilidade: o trabalho para empresas estrangeiras. De acordo com o levantamento “Futuro do Trabalho: Onde estamos e para onde vamos”, 70% das pessoas que disseram estar procurando emprego já consideraram trabalhar para empresas de fora do Brasil de maneira remota (fonte: Portal Exame). 

Quais cursos a UniDomBosco oferece para as profissões em alta?

Que tal escolher uma profissão com alta empregabilidade e, ainda, na lista de profissões que ganham bem?

A UniDomBosco oferece vários cursos à distância e presencial, para que você esteja preparado para o mercado de trabalho. Veja alguns cursos de graduação disponíveis, de acordo com as profissões em alta:

Cursos de pós-graduação disponíveis, de acordo com as profissões em alta:

Veja alguns cursos de pós-graduação disponíveis, para que você se especialize na sua área:

Gostou de saber mais sobre as mudanças do mercado de trabalho e as profissões em alta? E se você também acha que estudar sempre é fundamental para uma trajetória profissional incrível, que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda licenciatura com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Faça parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes!