Dia do combate ao estresse

Avatar

No dia 23 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Estresse. Neste dia, o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre esse que é considerado, por muitos, como o mal do século.

O que é o estresse?

Na definição, estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.

O estresse pode ser agudo ou crônico.  isso porque, como o estresse é algo que é uma reação natural do organismo, ele faz parte do dia a dia, porém de diferentes formas.

cartaz-com-definicao-de-estresse-para-o-dia-so-combate-ao-estresse

O agudo é dividido em agudo e agudo episódico. O estresse é agudo quando ele acontece numa situação estressante, ou seja, você vive algo que te gera estresse e até outras reações, mas aquilo passa rapidamente.  Ele pode vir associado a sintomas psicológicos como insegurança, apreensão ou instabilidade de humor e até sintomas físicos, como dores de cabeça, nas costas, musculares, aumento da pressão arterial, palpitações cardíacas, azia e outros. 

No caso do estresse agudo episódico, os sintomas são os mesmos, porém eles demoram mais para desaparecer e são mais frequentes. Quando é percebido esse tipo de estresse, é importante buscar ajuda médica, para que ele não se torne crônico.

O estresse crônico é aquele que já faz parte da vida e do dia a dia da pessoa. É aquela pessoa que, literalmente, vive estressada e esse estresse acaba abrindo caminho para outras doenças como ansiedade, depressão e outras. Os sintomas também são os mesmos do estresse agudo, porém ocorrem de forma contínua e em grau muito mais elevado.

Exatamente pelo estresse fazer parte, de alguma forma, do dia a dia das pessoas, é que a maioria delas encontra dificuldades em perceber quando ele passa a ser crônico e, quando isso acontece, muitas também relutam em pedir ajuda.

Por que o dia do Combate ao Estresse?

O Dia do Combate ao Estresse tem, então, como grande objetivo fazer com que as pessoas compreendam o que é o estresse, os males que ele causa, mas, o mais importante, é trazer as formas de prevenir e amenizar o estresse.

E acreditem que pequenas atitudes e mudanças feitas no dia a dia já podem fazer uma grande diferença. 

Atitudes como a prática de atividade física e o autoconhecimento. Mudanças na alimentação, no estilo de vida, na forma de resolver os problemas.

Buscar uma vida mais saudável, mais tranquila, e formas de resolver as situações sem gerar estresse, deve ser o objetivo de todos.

Mas se você acha que o seu nível de estresse está alto, não tenha receio de buscar ajuda. Os profissionais da área da saúde estão preparados para ajudar e, principalmente, para apoiar.

O estresse não é algo para ser banalizado. Ainda mais nos dias de hoje, nos quais as fontes geradoras crescem a cada dia, essa atenção e esse apoio são essenciais.

O estresse prejudica não só as pessoas que o estão vivenciando, como também todos aqueles que convivem com elas. Por isso, o olhar atento é essencial.

A observação individual, tanto quanto a coletiva, no ambiente familiar e no ambiente de trabalho, é essencial. Observar suas próprias atitudes e a dos outros, para que, de forma empática, seja possível entender quais são as fontes de estresse e buscar encontrar os melhores meios de amenizá-las, faz toda a diferença.

Dicas para aliviar o estresse

Como já dito, o estresse é uma parte inevitável da vida, porém existem muitas maneiras de evitar e aliviar o estresse para manter um equilíbrio saudável.

Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Pratique a respiração profunda: A respiração profunda é uma técnica simples, mas eficaz, para reduzir o estresse. Inspire profundamente pelo nariz, conte até quatro, segure a respiração por quatro segundos e expire lentamente pela boca. Repita esse processo várias vezes para acalmar.
  • Mantenha uma rotina regular: Estabeleça uma rotina diária que inclua horários regulares para dormir, comer e fazer exercícios. Uma rotina estável pode ajudar a reduzir a incerteza e o estresse do dia-a-dia..
  • Exercite-se regularmente: A atividade física é uma ótima maneira de liberar endorfinas, que são hormônios que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse. Encontre uma atividade que você goste, seja caminhada, yoga, natação ou corrida, e incorpore-a em sua rotina. Além disso, a prática de exercícios traz muitas outras vantagens.
  • Pratique meditação e o mindfulness: A meditação e o mindfulness ajudam a acalmar a mente, reduzir a ansiedade e aumentar a clareza mental. Reserve um tempo diariamente para meditar ou praticar o mindfulness, mesmo que seja apenas por alguns minutos.
  • Estabeleça limites: Aprenda a dizer não quando necessário e estabeleça limites claros em sua vida. Essas atitudes podem ajudar a reduzir a sobrecarga e o estresse relacionado a compromissos excessivos.
  • Alimentação saudável: Uma dieta equilibrada com alimentos ricos em nutrientes pode ter um impacto significativo no bem estar e na saúde de forma geral. Quando nos sentimos melhor, tendemos a ficar menos estressados.
  • Durma o suficiente: A qualidade e a quantidade de sono desempenham um papel crucial na gestão do estresse. Tente manter um horário de sono consistente e crie um ambiente propício para o descanso.
  • Converse com alguém: Compartilhar seus sentimentos e preocupações com um amigo, membro da família ou terapeuta pode ser uma maneira bastante  eficaz de aliviar o estresse. Às vezes, apenas falar sobre o que está incomodando já ajuda.
  • Pratique hobbies e atividades que goste: Dedique tempo a atividades que o fazem se sentir bem e relaxado.
  • Evite a procrastinação: O adiamento constante de tarefas tende a aumentar o estresse. Tente estabelecer metas realistas, dividir tarefas em etapas menores e trabalhar de forma consistente para concluí-las.

Importante lembrar que cada pessoa é única, e o que funciona para um pode não funcionar para outra. É importante experimentar diferentes técnicas e estratégias para encontrar o que melhor funciona para você na redução do estresse. Além disso, não hesite em procurar ajuda profissional se o estresse estiver afetando significativamente sua qualidade de vida e bem-estar.

Que neste dia, e em todos os outros, possamos fazer essa avaliação interna e externa, para cada dia mais buscarmos um mundo com menos estresse.