Relações interpessoais e carreira: qual a relação?

Avatar

A pergunta “qual a relação entre carreira e relações interpessoais?” Parece um tanto quanto óbvia, não é mesmo.

Mas, acredite que muitos profissionais sequer sabem o que são relações interpessoais e, muito menos, a importância delas.

O que são relações interpessoais?

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto em que ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

Relações interpessoais fazem parte da vida, quer você queira e saiba o que são, ou não. Desde que nascemos, interagimos com outras pessoas e essa interação vai aumentando com o passar do tempo, em quantidade e em contextos.

Muitos dos aprendizados ocorrem por meio dessas relações. Porém, por mais que estejamos inseridos em locais e situações nas quais essas relações acontecem de qualquer forma, nem sempre e nem todos são, por assim dizer, bons nessa dinâmica.

Por isso, inclusive, para alguns estudiosos, a relação interpessoal é um tipo de inteligência.

Já ouviu falar das inteligências múltiplas?

A teoria das inteligências múltiplas surgiu pontuando que existem diferentes tipos de inteligência e que, com isso, os testes que avaliam somente uma ou outra dessas inteligências não são de fato um retrato completo e real das capacidades de alguém.

A teoria das inteligências múltiplas é um conceito proposto pelo psicólogo Howard Gardner em 1983, que traz uma visão diferente da tradicional da inteligência como uma única capacidade geral medida pelo Quociente de Inteligência (QI). Gardner argumenta que a inteligência é composta por várias habilidades distintas e independentes, chamadas de “inteligências múltiplas”, que podem se manifestar de formas diferentes em cada indivíduo.

Gardner inicialmente identificou sete inteligências múltiplas em sua teoria:

  • Inteligência Linguística: É a habilidade de usar palavras efetivamente, seja na escrita ou na fala. Pessoas com alta inteligência linguística geralmente têm facilidade em aprender e usar várias línguas, escrever bem e se comunicar de maneira bastante clara.
  • Inteligência Lógico-Matemática: Ela envolve a capacidade de resolver problemas complexos, pensar logicamente e usar o raciocínio matemático. Indivíduos com alta inteligência lógico-matemática costumam se destacar em áreas como matemática, ciências e resolução de quebra-cabeças.
  • Inteligência Espacial: Esta inteligência diz respeito à habilidade de compreender o mundo em três dimensões, perceber relações espaciais e ter uma boa orientação espacial. Pessoas com alta inteligência espacial tendem a se destacar em atividades como desenho, navegação e design.
  • Inteligência Corporal-Cinestésica: Refere-se à habilidade de usar o corpo de maneira eficaz e coordenada. Isso inclui habilidades como dança, esportes, artes marciais e outras atividades que exigem coordenação física.
  • Inteligência Musical: Envolve a capacidade de compreender, criar e apreciar a música. Pessoas com alta inteligência musical geralmente têm ouvidos aguçados, habilidades para tocar instrumentos musicais e compõe músicas ou apreciam nuances musicais com facilidade.
  • Inteligência Interpessoal: Diz respeito a habilidade de entender os sentimentos, motivações e desejos de outras pessoas. Indivíduos com alta inteligência interpessoal tendem a ser bons em comunicação, empatia e construção de relacionamentos.
  • Inteligência Intrapessoal: Esta inteligência envolve a compreensão e o conhecimento de si mesmo, incluindo emoções, objetivos e valores pessoais. Pessoas com alta inteligência intrapessoal têm uma boa compreensão de si mesmas e de seus próprios sentimentos.

Além dessas sete inteligências iniciais, Gardner sugere também a possibilidade de outras inteligências, como a inteligência naturalista (a capacidade de observar e compreender a natureza) e a inteligência existencial (a capacidade de explorar questões filosóficas e existenciais), por exemplo.

Dentre elas, como já citado, temos a interpessoal

pessoas-tendo-boas-relacoes-interpessoais

Voltando às relações interpessoais e a carreira…

Se somos seres que interagimos e aprendemos com essas interações, certamente fazer isso de forma efetiva nos traz muitas vantagens e é por isso que relações interpessoais e carreira devem andar juntas.

Uma carreira não se constrói sozinho. Várias são as peças e os caminhos que levam alguém a ter uma carreira de sucesso e pessoas são grande parte disso.

E, por isso, ter boas relações interpessoais no ambiente de trabalho é importante.

Mas, muitas pessoas confundem isso com ser o super sociável, ou super simpático, que aceita tudo e ri com todos. E não é isso.

Empatia e respeito são as peças fundamentais para uma boa relação interpessoal e isso independe de a pessoa ser extrovertida ou introvertida.

No mercado de trabalho e nas relações nesse meio, essas duas características colaboram não só para que cada profissional apresente o seu melhor, como para um ambiente de trabalho mais benéfico. Imagina um local de trabalho no qual cada pessoa só se preocupa consigo mesma? Nem é preciso dizer que não seria um bom local.

É possível melhorar as relações interpessoais?

Muitos acreditam que devido à características pessoais e de personalidade não podem ou não conseguem melhorar suas relações interpessoais. E a verdade é que é possível, por meio de algumas atitudes, melhorar as interações, as relações e, por consequência, os resultados delas.

Confira essas dicas e comece a colocar em prática o quanto antes:

·        Foque no positivo

Não é ser aquele que não enxerga as falhas e não as corrige, mas sim aquele que busca olhar as vantagens, o lado bom das situações, antes de se estressar e ter atitudes inadequadas diante de algo que, normalmente, pode ser resolvido.

·        Reconheça seus erros e limites

Reconhecer seus próprios erros é uma atitude positiva consigo mesmo, pois se aprende com isso e com os outros. As pessoas tendem a se relacionar de forma mais empática com aqueles que se demonstram falíveis.

Estabelecer limites é essencial em qualquer tipo de relação e, inclusive, faz com que elas se tornem mais saudáveis.

·        Aprenda a ouvir e fazer críticas

Saber ouvir e aprender com o que se ouve é uma das melhores formas de manter boas relações interpessoais.

Saber o que e como falar, principalmente quando o que será falado pode causar algum impacto no outro, é muito importante.

·        Aja com respeito

Muitos lerão essa frase e dirão que ela é óbvia. Mas o óbvio às vezes precisa ser dito e muitas vezes é comum que as pessoas nem se deem conta de que estão sendo desrespeitosas.

Na dúvida, sempre pense como você gostaria de ser tratado.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado.