A importância da Clínica Odontológica em um Centro Universitário

Um dos mais importantes ramos da área da saúde, a odontologia desempenha um papel essencial no bem-estar e na qualidade de vida da população, especialmente em uma clínica odontológica voltada a atendimentos completos dedicados a cuidar dos problemas bucais e da estética das pessoas.
Ter um sorriso saudável ajuda bastante na cura de doenças relacionadas, de modo geral, mas também tem atuação direta na autoestima do paciente. E quando falamos de faculdades de Graduação e Pós-Graduação para dentistas, é fundamental que os campus sejam equipados com uma clínica odontológica de ponta, não só para contribuir nos cuidados da comunidade ao redor da instituição, mas para enriquecer a formação dos estudantes com atividades práticas de questões reais.

Os diferentes papéis de uma clínica odontológica

– A Clínica Odontológica como Ferramenta de Ensino

Ter uma clínica odontológica devidamente preparada, com instrumentos de ponta e tecnologia moderna, é um grande diferencial nas faculdades que oferecem o curso na área, com ambientes que proporcionam aos alunos aprendizado prático como dentistas, tendo acompanhamento de professores com experiência clínica e atuação consolidada no mercado de trabalho. Em uma estrutura dessa, os acadêmicos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, exercitando habilidades essenciais para o dia a dia da profissão. Isso colabora para sua formação, para uma vivência de campo e os prepara para enfrentar os desafios que encontrarão no futuro.- Oferta de atendimento para as comunidades locais
Um campus universitário tem papel que vai muito além da formação dos próprios alunos. As responsabilidades de uma instituição de ensino superior também incluem os cuidados com a população que vive no entorno, dando atendimento e proporcionando o desenvolvimento das comunidades locais.
Uma clínica odontológica, portanto, exerce a função de entregar qualidade de atendimento gratuito para essas pessoas, com acessibilidade, facilidades e, principalmente, informação e educação sobre a saúde bucal, tão vital para diversas questões da sobrevivência humana. Ao terem a possibilidade de marcar consultas na clínica, os cidadãos se beneficiam do tratamento fornecido por alunos supervisionados por professores experientes, garantindo que recebam cuidados de alta qualidade.
A presença de uma clínica odontológica, por si só, já se faz importante por gerar conhecimento acerca do tema saúde bucal nos arredores, com campanhas de conscientização, exames odontológicos e orientação sobre higiene. Essas são apenas algumas das diversas atividades frequentes realizadas em um ambiente assim, ajudando a prevenir problemas dentários e a educar as pessoas sobre a importância dos cuidados regulares.

– Pesquisa e Desenvolvimento

Um espaço acadêmico também é local de pesquisas e desenvolvimentos para a evolução da ciência, principalmente quando o assunto é a área da saúde. As clínicas odontológicas universitárias, dessa forma, ainda desempenham um papel crucial no aprimoramento de estudos de técnicas e procedimentos avançados no ramo. Os professores e alunos muitas vezes estão envolvidos em projetos de pesquisa que podem levar a avanços significativos na área da odontologia. Isso beneficia não apenas os pacientes atuais, mas também as gerações futuras e os próprios profissionais, que adquirem bagagem teórica e, consequentemente, mais suporte para novas habilidades práticas.

– Treino e preparo para o futuro na profissão

Com todos os benefícios que se apresentam em uma clínica odontológica, os estudantes, bem como professores, tutores e outros membros da comunidade acadêmica, têm a condição de se preparar melhor para a carreira, em um verdadeiro treino prático de atuação em pacientes reais, inclusive abarcando conhecimento relevante sobre assuntos como habilidades interpessoais, empatia, ética e de comunicação. Eles aprendem a lidar com uma variedade de casos clínicos e a interagir com pacientes de maneira profissional, solidária e prestativa. Essas habilidades são fundamentais para o sucesso na prática odontológica.
Em síntese, uma clínica odontológica em um campus de um Centro Universitário está dotada de uma função multidisciplinar na promoção da saúde bucal e no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos de odontologia. Ela beneficia não apenas os estudantes, mas, como já mencionado, também chega às comunidades locais, oferecendo acessibilidade a cuidados de qualidade, na maioria das vezes com consultas gratuitas. Além disso, impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento na área odontológica, contribuindo para avanços significativos. A clínica odontológica, dessa maneira, é uma parte essencial do ambiente acadêmico e de saúde da comunidade.

Ao priorizar a instalação e manutenção de uma clínica odontológica, as instituições de ensino superior reafirmam um compromisso com a educação de alta qualidade e o bem-estar da população, contribuindo assim para a sociedade de maneira única.

A clínica odontológica do UniDomBosco

Inaugurada no começo de 2023, a clínica do UniDomBosco para a Faculdade de Odontologia é a mais moderna e preparada da região, com capacidade para até mil atendimentos mensais à comunidade.
São 50 bancadas, cada uma com um manequim de cabeça individual; 25 equipos; central de esterilização; sala de Rx digital e sala de gesso. O espaço é destinado à realização de todas as práticas pré-clínicas, nas quais, antes ao atendimento do paciente propriamente dito, os alunos fazem por repetidas vezes os procedimentos em manequins, para que possam executá-los com segurança, agilidade e conhecimento.
Os procedimentos realizados em laboratório englobam todas as especialidades odontológicas: Materiais Dentários, Dentística, Periodontia, Endodontia, Cirurgia, Prótese, Odontopediatria e Ortodontia.
As etapas executadas na clínica fazem parte da fase seguinte após o treinamento laboratorial, na qual serão realizados os atendimentos aos pacientes. As atividades clínicas iniciam-se no 4º período do curso, com a realização de procedimentos preventivos e profiláticos.
À medida que o curso avança, os trabalhos tornam-se mais complexos, até que se chegue ao ponto dos alunos serem capazes de realizar qualquer procedimento clínico necessário, do correto diagnóstico e plano de tratamento até a extração de um dente do siso.
Para saber mais sobre o curso de Graduação em Odontologia da instituição, clique aqui. E continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para ver mais conteúdo sobre ensino superior e carreira.