O que são testes vocacionais e como eles podem te ajudar

Avatar

Nem todos os alunos que estão prestes a ingressar na universidade sabem exatamente que carreira querem seguir.

Muitas são as dúvidas dos estudantes sobre os seus gostos, desejos, habilidades e interesses. As dúvidas também têm relação com o como, por exemplo, em determinada carreira, as habilidades existentes seriam utilizadas.

Alguns alunos chegam ao terceiro ano do Ensino Médio, próximo de prestar o ENEM e os vestibulares, e o fato de não saberem que carreira gostariam de seguir os trava, comprometendo até seus desempenhos nesse momento.

Felizmente, existem estratégias eficazes para ajudar a descobrir qual graduação fazer. Neste artigo, traremos algumas das estratégias, mas focaremos nos testes vocacionais.

Quais são essas estratégias?

  • Autoconhecimento

Antes de explorar opções de cursos, é fundamental olhar para dentro de si mesmo. Perguntar-se sobre suas paixões, interesses e habilidades. Considerar as atividades que mais gosta de fazer durante seu tempo livre e as matérias em que se destaca na escola. Refletir sobre características pessoais, como personalidade, valores e objetivos de vida, também é essencial. Quanto mais nos conhecemos, mais fácil será encontrar um curso que se alinhe com as paixões e habilidades.

  • Pesquisa sobre Carreiras

Uma pesquisa aprofundada sobre as carreiras relacionadas aos cursos de graduação é fundamental. Isso inclui entender as perspectivas de emprego, salários, oportunidades de crescimento e as tarefas típicas de um profissional na área. Fale com profissionais que atuam na área de seu interesse, faça entrevistas e participe de eventos da área. Isso ajudará a ter uma visão mais clara dq profissão

  • Exploração de Cursos e Grade Curricular:

Analise a grade curricular de diversos cursos de graduação. Essa analise ajuda a entender quais disciplinas serão estudadas e se elas são do seu interesse. 

  • Converse com Orientadores e Professores

Professores e orientadores acadêmicos podem oferecer orientação valiosa. Eles conhecem bem o sistema educacional e podem ajudar a identificar suas áreas fortes e frágeis. Além disso, podem fornecer informações sobre diferentes cursos e como eles se encaixam em suas ambições acadêmicas e profissionais.

  • Estágios e Experiências Profissionais

Participar de estágios, programas de voluntariado ou empregos de meio período em áreas relacionadas aos cursos que está considerando pode ser bastante interessante. Essas experiências práticas permitem trazer uma visão mais real da profissão.

  • Considere as Tendências do Mercado

Avalie as tendências atuais e futuras do mercado de trabalho. Alguns campos podem estar em alta demanda no momento, mas podem já apontar mudanças ao longo dos anos. É importante escolher um curso que combine seus interesses com oportunidades sustentáveis no mercado de trabalho.

  • Esteja Aberto a Mudanças:

Lembre-se de que sua escolha de curso não é uma decisão irreversível. Muitos estudantes trocam de curso durante a graduação, e isso é perfeitamente normal. Esteja aberto a ajustar sua rota acadêmica conforme você ganha mais experiência e clareza sobre seus interesses.

Em resumo, escolher qual graduação fazer é um processo que envolve autoconhecimento, pesquisa, reflexão e orientação. Lembre-se de que não há uma resposta única e definitiva, e faz parte se sentir indeciso. Com paciência e dedicação à exploração de suas paixões e objetivos, é possível encontrar um bom caminho para tomar uma decisão informada e significativa sobre a graduação.

estudante-mulher-fazendo-testes-vocacionais

Mas afinal, o que são os testes vocacionais e como eles funcionam?

O teste vocacional é uma ferramenta utilizada para colaborar na escolha profissional. Essencial entender que é uma colaboração e não uma determinação.

Os testes vão indicar tendências, mostrar caminhos. Não é uma ciência exata, pois sucesso profissional é algo que depende de muitos outros fatores, além de vocação para determinada área.

Nos dias de hoje é possível encontrar testes vocacionais na internet e realizá-los em poucos minutos. Porém, como os testes não dão respostas exatas e sim como falamos, tendências, o ideal é que eles sejam realizados por um profissional.

O psicólogo é o profissional capacitado e habilitado para realizar os testes vocacionais e, juntamente com o aluno, entender os resultados.

Num teste vocacional são realizados testes de personalidade, aptidão e inteligência. É um processo interessante de autoconhecimento e, por isso, ter o psicólogo como guia torna-se muito vantajoso.

Com as informações coletadas, o profissional mostra os resultados dos testes, explicando como eles podem direcionar a escolha profissional e, ao mesmo tempo, como compreender melhor habilidades e aptidões.

Essa troca existente com o profissional, aliada ao conhecimento que ele possui sobre o assunto e sobre mercado de trabalho, é que faz com que os testes vocacionais colaborem de forma bastante positiva na vida dos estudantes.

O momento da escolha da formação universitária no nosso país é feita cedo, numa fase em que os alunos ainda não possuem total conhecimento sobre si mesmos, sobre mercado de trabalho e vida profissional. Com isso, os testes vocacionais servem como bons guias.

Porém, se você optar por realizar um teste vocacional pela internet, busque ler informações sobre os resultados em diferentes fontes, o que vai ajudar a entender melhor e, por consequência, buscar um caminho mais assertivo.

A dica de alguns especialistas é que mesmo aqueles que têm certeza da graduação a seguir deveriam fazer um teste vocacional, pois ele expande a consciência sobre habilidades e aptidões que podem ser muito úteis na vida acadêmica e profissional.

Conte nos comentários se você já fez um teste vocacional e como ele te ajudou.

Continue acompanhando o blog UniDomBosco e nossas redes sociais para se manter atualizado sobre carreiras e mercado de trabalho.