Tudo que você precisa saber sobre doutorado sanduíche

Avatar
estudantes-fazendo-doutorado-sanduiche

Os estudantes que estão na pós-graduação já estão acostumados a escutar o termo “doutorado sanduíche”, porém quem ainda está iniciando seus estudos acaba se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra.

O doutorado é a penúltima etapa do caminho que o estudante faz quando segue a pós-graduação strictu sensu. Nesse caminhar, que é feito pelos profissionais que querem se especializar em algo específico dentro da sua área de atuação, existem o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado.

O estudante, quando chega ao doutorado, pode, após um período de estudos, buscar realizar uma parte de sua pesquisa em uma universidade diferente da sua, fora ou não do país. Ele inicia na sua universidade, faz uma parte fora e volta para finalizar seus estudos.

Por esse estudo na universidade fora ficar entre o início e o final de seus estudos na sua universidade é que foi dado o nome de sanduíche. Simbolicamente, como se os estudos na sua universidade fossem os pães e o fora fosse o recheio.

Quais as vantagens de fazer um doutorado sanduíche?

O doutorado em si já é uma fase importante para os estudantes que buscam seguir uma carreira de pesquisa em suas áreas.

O sanduíche abre novas portas e horizontes. Quando o estudante começa a avaliar sobre essa possibilidade, ele parte do princípio de que precisa de novas fontes de pesquisa e de novas experiências que enriqueçam sua pesquisa.

Assim, ele busca informações sobre universidades que possam trazer, de alguma forma, o que ele precisa. Dependendo de cada tipo de pesquisa, um tipo de universidade ou um país se encaixa melhor.

Um pesquisador cujo tema da pesquisa se relaciona com as origens do povo brasileiro pode encontrar uma vasta gama de material em uma universidade portuguesa, por exemplo. Já um outro que faz uma pesquisa na qual um laboratório de alta tecnologia seria fundamental pode optar por uma universidade nos Estados Unidos. Dentro do próprio país existem universidades com mais opções de materiais sobre determinados assuntos, o que faz com que um estudante opte por um sanduíche aqui mesmo.

doutorado-sanduiche

A principal vantagem desse tipo de doutorado é a ampliação de conhecimento tanto para a pesquisa quanto para o profissional. Aqueles que o realizam em outros países citam que é uma experiência enriquecedora profissional e pessoalmente.

Além, claro, de trazer para a carreira profissional um grande diferencial. Estudos em universidades fora do país são muito bem-vistos nos currículos.

Como conseguir um doutorado nesse formato?

De acordo com as pesquisas feitas, não costumam existir, na maior parte das universidades, essa modalidade para ser escolhida pelo aluno. Com isso, a indicação dos especialistas é a de que primeiramente seja realizada uma pesquisa sobre a universidade pretendida e o professor que será escolhido como orientador.

Após essa pesquisa, a dica é entrar em contato com esse professor, falando sobre sua pesquisa e sobre a possibilidade de estudos com ele durante seu doutorado.

Com esse caminho trilhado, é importante buscar uma bolsa de estudos, no Brasil ou na própria universidade escolhida.

Uma das vantagens do doutorado sanduíche é que, normalmente, não é preciso realizar provas de idiomas e de ingresso. Mas é importante buscar todas as informações na universidade escolhida, e na sua de origem, para que tudo seja feito da forma correta.

É uma modalidade de doutorado que tem sido cada vez mais procurada pelos estudantes devido à vantagem de aliar os estudos à oportunidade de conhecer e vivenciar novas culturas.

Se você está iniciando seu doutorado, ou tem interesse de seguir a carreira acadêmica, busque maiores informações sobre o doutorado sanduíche e bons estudos.