Robótica educacional

O episódio #56 do Dom Universitário aborda a temática da robótica educacional, assunto tão importante para as metodologias contemporâneas na educação, apresentando a visão da professora Anne Caroline, membro do corpo docente dos cursos de Pedagogia do Centro Universitário UniDomBosco, sobre a importância dessa abordagem de ensino para a formação dos estudantes.

O método da Robótica Educacional

A robótica educacional é um método de aprendizagem que tem como objetivo integrar os conteúdos das disciplinas, promover o fortalecimento do espírito crítico e a resolução de problemas por meio do domínio de novas ferramentas tecnológicas. Além disso, a abordagem promove a aproximação entre os estudantes de diferentes perfis, já que a construção é sempre coletiva e em grupo.

A professora Anne Caroline destaca que a robótica educacional não se resume à construção de um lego ou à utilização de sucata, como muitas pessoas pensam. Na verdade, a robótica educacional consiste em integrar os conteúdos e conhecimentos na construção de um projeto que viabilize a construção de um robô, mas com um propósito educacional.

A robótica educacional é importante porque permite que os estudantes compreendam o papel e a importância de cada parte do robô, incluindo seus motores, sensores e mecanismos que dão a possibilidade para que os comandos sejam concluídos. Além disso, a robótica educacional ajuda a despertar o interesse dos alunos pelos estudos, já que a construção de um robô é uma atividade lúdica e desafiadora.

A Robótica Educacional na atualidade

Atualmente, existem vários kits de robótica disponíveis no mercado, que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula. Esses kits são compostos por peças e componentes eletrônicos que permitem a construção de robôs de diferentes formatos e funcionalidades, desde os esquemas mais simples até os mais complexos.

estudantes-na-aula-de-robotica

Metodologia para todas as disciplinas

A robótica educacional também pode ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de matemática, já que a construção de um robô envolve conceitos matemáticos como geometria, trigonometria e álgebra.

Além disso, a robótica educacional também pode ser utilizada para o ensino de física, já que os estudantes precisam compreender os princípios da mecânica, eletricidade e magnetismo para construir um robô funcional. A robótica educacional também pode ser utilizada para o ensino de programação, já que os estudantes precisam programar o robô para realizar determinadas tarefas.

Ela também pode ser utilizada para o ensino de outras disciplinas, como história, geografia e ciências. Por exemplo, os estudantes podem construir um robô que simule uma expedição à Antártida, aprendendo sobre as condições climáticas e geográficas da região.

A metodologia ainda pode ser explorada para o ensino de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança e comunicação. A construção de um robô é sempre um trabalho em equipe, e os estudantes precisam aprender a se comunicar e a colaborar uns com os outros para alcançar seus objetivos.

Deve ser para todos

A professora Anne Caroline destaca que a robótica educacional não é uma metodologia de ensino exclusiva para escolas de elite ou para estudantes com habilidades especiais. Pelo contrário, a robótica educacional pode ser utilizada em escolas públicas e privadas, e é acessível a todos os estudantes, independentemente de sua origem ou habilidades.

A robótica educacional também pode ser utilizada para promover a inclusão de estudantes com deficiência, já que os robôs podem ser adaptados para atender às necessidades específicas desses estudantes. Por exemplo, um robô pode ser programado para ajudar um estudante com deficiência visual a se locomover pela escola.

O professor no comando

A professora Anne explica não se tratar de uma metodologia de ensino que substitui o papel do professor. Pelo contrário, o professor é fundamental para orientar os estudantes na construção do robô e para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados.

Mercado de Trabalho

Por fim, a professora Anne traz à tona que a robótica educacional pode ser usada para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, já que a robótica é uma área em constante crescimento e demanda profissionais qualificados. A robótica educacional pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais que são valorizadas pelo mercado de trabalho, como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança.

Conclusão

Em resumo, a robótica educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo integrar os conteúdos das disciplinas, promover o fortalecimento do espírito crítico e a resolução de problemas através do domínio de novas ferramentas tecnológicas. A robótica educacional pode ser utilizada para o ensino de várias disciplinas, como matemática, física, programação, história, geografia e ciências, além de promover a inclusão de estudantes com deficiência e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

A participante

A professora Anne Caroline Santana tem ampla experiência na atuação pedagógica e faz parte do corpo docente do UniDomBosco nos cursos da área, com uma grade voltada para as tendências atuais e as inovações de metodologias e tecnologias na educação.
Para saber mais sobre os curso EAD de Pedagogia, acesse abaixo e faça a sua inscrição:
– Pedagogia
– Pedagogia 2ª Licenciatura
Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.
Acesse o episódio 56 completo no nosso canal do Spotify.