Conheça as tendências de mercado 2022

tendencias 2022

Em qualquer área de atuação que esteja, saber quais são as tendências de mercado 2022 é importante.

Avaliar, analisar e conhecer essas tendências é um dos diferenciais do profissional atual, que busca sempre se destacar.

Estamos num momento tecnológico no qual as análises mostram que tivemos avanços de 10 anos em 1 ou 2. Com isso, a maioria das tendências tem relação com a tecnologia, porém se engana quem acha que somente os profissionais dessa área se beneficiam desse conhecimento e desses avanços.

Obviamente que existem as tendências em cada setor e vamos falar das principais. Porém vamos iniciar falando de algumas que, de forma geral, são comuns à maior parte dos negócios.

  • Foco em pessoas

Apesar de todo avanço tecnológico, pensar nas pessoas sempre foi e é essencial. É importante a compreensão de que são as pessoas que criam e utilizam os processos tecnológicos.

Algumas pesquisas mostram que os profissionais ainda sentem dificuldades em estarem imersos e utilizarem as tecnologias.

  • Automação de processos

De acordo com uma pesquisa da Mckinsey, a automação já é realidade em quase 70% das unidades de negócios.

A automação de processos é uma tendência em alta há alguns anos, por trazer mais eficiência, agilidade, diminuição de custos e erros.

  • Data-driven

O monitoramento e análise de dados têm permitido que as empresas tomem decisões mais estratégicas e inteligentes.

Por isso, a gestão data-driven tem sido cada vez mais utilizada nos negócios.

  • Futuro híbrido

O modelo híbrido tem aparecido como tendência, não só nos negócios. As empresas precisam se adequar a essa forma, tanto de trabalho quanto de negócio.

Entender que, nos dias de hoje, o virtual e o presencial precisam caminhar juntos fará grande diferença nos resultados.

  • Segurança cibernética

Com a LGPD sendo colocada em prática trazendo multas com altos valores e com os ataques cibernéticos acontecendo com maior frequência, essa é certamente uma tendência para se estar atento.

  • ESG

As práticas ESG, que são os fatores ambientais, sociais e de governança, cresceram nos últimos anos e tanto empresas quanto clientes as têm valorizado muito.

tendências 2022

Nos segmentos específicos podemos citar…

Nas finanças, a tendência é o crescimento e ampliação dos serviços virtuais.

No varejo e e-commerce, podem se destacar: live commerce, experiência 3D, voice commerce.

Nos serviços de transporte e entregas, o uso de drones já vem sendo testado.

As startups continuam crescendo em todos os mercados e mudando muitos formatos de negócios.

A área da saúde precisou se reinventar nos últimos anos e telemedicina e a robotização, por exemplo, vêm sendo bastante utilizadas e a tendência é essas e novas técnicas se aperfeiçoarem.

Tem alguma tendência faltando na nossa lista? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter sempre atualizado.