Quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?

metodologia-científica

A elaboração de um TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, comumente é um processo que deixa muitos estudantes de “cabelo em pé”, especialmente pela complexidade relacionada à Metodologia Científica.

Apesar de parecer chata toda a exigência com relação aos elementos estruturais, ela tem como objetivo garantir a qualidade e credibilidade das informações apresentadas nesse tipo de trabalho que requer, mais do que em qualquer outro tipo, esses itens.

Vários são os pontos críticos sobre o tema e com isso é normal se perguntar: quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?

Vamos citar 3 principais elementos da Metodologia Científica que são cruciais em um TCC.

Caneta e papel na mão para anotar e não esquecer nenhum deles

Mesmo que a palavra ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possa provocar arrepios aterrorizantes em alguns, ela veio para facilitar a vida dos acadêmicos que não querem ter seus esforços desmerecidos pela banca científica.

As normas ABNT garantem padronização e uniformidade ao trabalho científico.

É importante se manter atento às normas atuais (elas sofrem alterações constantes). Por isso, quando for iniciar o seu TCC, consulte o site da ABNT para ver quais são as normas mais atuais.

Importante também estar atento às orientações dadas pelo professor responsável pela disciplina de Metodologia Científica, pois pode ser que sejam diferentes das regras atuais da ABNT ou priorizem algumas regras, em detrimento de outras.

Não tendo nenhuma orientação dada pela instituição de ensino, siga as orientações mais atuais da ABNT.

•  Objeto de estudo

Para que uma metodologia científica possa ser aplicada, é necessário que um objeto de estudo esteja definido.

Muitos estudantes têm dificuldade de entender o que é o objeto de estudo. O objeto de estudo não é o tema da pesquisa. Tema é algo mais abrangente e que é definido anteriormente. O objeto é uma particularidade dentro do tema.

O tema pode ser Alfabetização (abrangente). Já o objeto de estudo pode ser a alfabetização de crianças em idade pré-escolar ou a alfabetização de adultos, por exemplo. Existe uma vasta gama de opções de objetos dentro de, também, uma variedade de opções de temas em cada área.

Uma forma que ajuda muito a definir o objeto de estudo é pensar numa pergunta que será respondida com sua pesquisa. Como por exemplo: Qual a porcentagem de crianças em idade pré-escolar que são alfabetizadas se estimuladas ou se não estimuladas?

Definir essa pergunta ajuda não só a escolher o objeto de estudo, como também a desenvolver a pesquisa como um todo.

• Fundamentação teórica

A fundamentação teórica, explicada de forma simples, seria dizer que é encontrar autores para embasar e ajudar a responder a sua pergunta.

O processo de encontrar fontes confiáveis é bastante delicado. Tenha cuidado ao usar sites para fortalecer seu projeto acadêmico, pois pode ser que seus autores não passem de entusiastas do tema, dando opiniões não comprovadas cientificamente, por exemplo.

Os livros de autores de renome dentro da área de pesquisa são, inicialmente, as melhores fontes e as que trazem maior credibilidade ao trabalho, porém pesquisas e outros formatos também podem, e devem, ser utilizados. A atenção deve ser, como já foi dito, na qualidade e confiabilidade da fonte de pesquisa.

Existem outros elementos importantes da metodologia científica como: observação, experimentação, análise.

metodologia-científica

Entenda a Metodologia Científica como aliada

Quando você enxerga a metodologia científica como aliada, e não como “um bicho de sete cabeças”, todo o processo de construção do TCC ocorre de forma mais tranquila e com melhores resultados.

E para isso é importante conhecê-la. Antes de dar o primeiro passo no seu TCC, busque ler e estudar materiais sobre metodologia científica para, dessa forma, conseguir entendê-la como aliada e utilizá-la dessa forma.

Gostou de saber mais sobre o tema? Conte nos comentários se esse artigo te ajudou e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco, para se manter sempre atualizado.