Quem faz pedagogia só pode dar aula?

Avatar
imagem-de-sala-de-aula-onde-pode-atuar-o-profissional-de-pedagogia

Quem nunca ouviu alguém dizer que “pedagogo é professor de criança”? Ou quem faz Pedagogia, só dá aula? É muito comum escutar conversas desse tipo, porém

pessoas formadas em Pedagogia podem fazer muito mais do que somente dar aulas, e para crianças.

O campo de atuação para a área da Pedagogia é bastante abrangente e, por isso, trouxemos esse assunto neste artigo.

Qual a área de atuação de quem cursa Pedagogia?

A dúvida sobre o que as pessoas formadas em Pedagogia podem fazer é bastante frequente, especialmente porque nem todo mundo entende exatamente o que essa área faz. Assim, devido à complexidade e à falta de informação, fica mais fácil dizer que são pessoas que somente dão aula para crianças.

O foco da Pedagogia é a educação e o processo de ensino-aprendizagem. E, devido a isso, o trabalho desse profissional ocorre em qualquer fase da vida do indivíduo. Então, já temos a primeira ideia de que é uma atuação somente com criança deixada de lado.

E por ter foco em educação e ensino-aprendizado, a outra ideia de que o pedagogo somente dá aula também já deixa de existir, pois muitas são as formas e locais nos quais isso ocorre.

A verdade é que, como já dissemos, muitas são áreas de atuação para esses profissionais.

Veja a seguir uma lista, com algumas delas.

  • Salas de aula

O mais óbvio da nossa lista, mas não menos significativo para a área, é a sala de aula. Aqui, o pedagogo irá usar seus conhecimentos, aplicando ferramentas que ajudem os alunos a aprenderem.

Responsável por desenvolver a base do ensino, trabalhando com conteúdos em séries iniciais, há a oportunidade de não só ajudar crianças em fase escolar, como adultos que tiveram o seu ensino retardado, ficando em séries que estão abaixo do que seria ideal para suas faixas etárias, ou mesmo na conhecida Educação de Jovens e Adultos. Isso reforça, mais uma vez, que o foco da área é o ensino e não somente crianças.  

  • Administração escolar 

Na administração das instituições de ensino é muito importante ter alguém que tenha tanto competências de gestão como de aprendizado. Por isso, profissionais formados em pedagogia são indicados para este tipo de cargo, no qual vão desempenhar esforços para que o ensino esteja alinhado às questões econômicas, estruturais, sociais e pedagógicas.

Outro cargo que o pedagogo pode desenvolver nesta área é de orientador educacional. Sua função é olhar mais para o aluno de forma particular, individual. Enquanto o administrador escolar foca sua atenção no grupo escolar, o orientador tem momentos com cada um dos alunos que estejam precisando de conselhos quanto a assuntos vocacionais e pessoais. 

Alguns cursos de pós-graduação na área de gestão escolar são bastante indicados para esses profissionais da Pedagogia que querem atuar na área de gestão escolar.

  • Educação Especial

Na educação especial, a atuação é com indivíduos com dificuldades cognitivas e que necessitam de intervenção pedagógica para que possam obter aprendizado.

O curso de pedagogia, alinhado a cursos focados no aprendizado para pessoas com necessidades especiais, é extremamente recomendado para quem deseja seguir carreira neste campo. Independentemente do tipo da dificuldade, seja ela física, sensorial, mental ou múltipla, o pedagogo tem condições de intervir e contribuir para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. 

Cursos de pós-graduação em áreas específicas relacionadas às dificuldades de aprendizagem são indicados para os pedagogos que desejam atuar nesta área, como por exemplo:

  • Editoras

Sabe aqueles livros didáticos que contribuíram com seus estudos na escola? Não surgiram do nada. Eles foram elaborados por pedagogos que entendem os pilares da educação básica. Os livros do ensino infantil e fundamental não apresentam só conteúdos, como também uma estratégia de ensino por trás de sua composição, com a finalidade de transmitir as informações da forma correta. 

Existem muitas editoras espalhadas pelo Brasil, e no mundo, que contam com a ajuda de pedagogos na elaboração de seus livros didáticos. Fica sob responsabilidade de quem está nesta realidade contribuir com a produção de materiais didáticos que favoreçam o aprendizado, encontrando os caminhos corretos para abordar o tipo de público a quem for destinado. 

  • Acadêmico e pesquisa científica

Nada seria da pedagogia e demais ciências sem a compreensão científica do tema e, devido a isso, não devemos nos esquecer da importância dos pedagogos que contribuem com os estudos acadêmicos. É por intermédio desses estudos que novas compreensões e oportunidades surgem. 

Para aqueles que possuem um perfil mais acadêmico e gostam de realizar pesquisas, contribuindo com o entendimento da área e dos benefícios que ela pode trazer para a sociedade enquanto ciência, essa é a área indicada.

Além das citadas, existem outras áreas de atuação para os profissionais da pedagogia, em empresas e hospitais, entre outros.

Saiba mais: Dia Mundial da Educação

Como é o curso de Pedagogia do UniDomBosco?

O UniDomBosco oferece o curso de Pedagogia, na modalidade EAD, com duração de 4 anos.

Por ser uma licenciatura, o profissional pode lecionar, caso seja a sua intenção.

No curso, os estudantes aprenderão as seguintes disciplinas: BNCC introdução, fundamentos e estrutura; Ética profissional do educador; Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação; Linguagens; Língua Portuguesa; Psicologia da Educação; Brinquedoteca e Ações Educacionais; Políticas educacionais; Filosofia e História da Educação; Didática; Leitura e produção de texto; Cultura escolar; Tecnologia e Inovação Educacional; Prática pedagógica integradora; Metodologia Científica; Linguagens 2- arte e educação; Produção acadêmica; História da Literatura; História do Brasil Colonial; Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; Campos do conhecimento da educação infantil e adequações pedagógicas; Educação, diversidade e direitos humanos; Alfabetização e letramento; Corporeidade e Movimento como Práticas Educativas; Libras; Matemática no Ensino Fundamental; Avaliação: instrumentos e práticas; Currículo escolar; Literatura infanto-juvenil; Literatura Brasileira; Desenvolvimento infantil e adequações pedagógicas; Educação Especial; Educação Ambiental; Estágio Supervisionado na Educação Infantil; História do Brasil República; Pesquisa e prática em educação; Ciências humanas- geografia e história anos iniciais; Educação de Jovens e Adultos; Teoria e prática de ensino nas ciências da natureza anos iniciais; Estudo do Patrimônio Histórico; Cultura e sociedade;  Ensino Religioso anos iniciais; Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais; Educação do Campo, Indígena e Quilombola; Tecnologia aplicada ao ensino/aprendizagem de línguas; História da Arte; Estágio Supervisionado em gestão; Linguagens 3- língua inglesa anos iniciais; Gestão e Organização Escolar.

A coordenação do curso é da professora Alessandra Dal Lin e para a finalização é necessário realizar um trabalho de conclusão de curso.

O UniDomBosco oferece também a segunda licenciatura em Pedagogia, também na modalidade EAD, com duração de 1 ano. Uma ótima oportunidade para professores de outras disciplinas que buscam uma atuação diferenciada ou mesmo atuar em outras áreas.

Outras graduações na área da educação

Gostou de conhecer mais sobre o curso de Pedagogia, mas quer saber sobre outros cursos na área da educação? 

O UniDomBosco oferece várias opções de cursos de graduação nessa área, são eles:

  • Filosofia
  • Educação Física
  • Geografia
  • História
  • Matemática
  • Letras Português/Inglês
  • Sociologia

E além das graduações, o UniDomBosco possui vários cursos de pós-graduação em educação. Acesse o site para conhecê-los.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco.