Como está o seu sono?

Avatar

Você já se perguntou sobre como é o seu sono? A maioria das pessoas passa uma vida toda sem se preocupar com isso (apesar de uma grande parte delas dormir mal), e muitas das questões que ela vivencia durante o dia possuem relação com o sono. 

Lendo esse parágrafo, você começou a pensar sobre como é o seu sono, não é mesmo?! 

Mas, por que, afinal, falar de sono? 

Porque durante o sono acontece muito mais do que só os sonhos. 

Dormir é uma necessidade fisiológica e durante o sono ocorre a limpeza do sistema imunológico, entre outras importantes coisas. 

Olhe esta lista de coisas que ocorrem no seu corpo enquanto você dorme

  • Movimentos do globo ocular 
  • Desaceleração de batimentos cardíacos 
  • Diminuição de pressão arterial 
  • Reforço na imunidade 
  • Revitalização da pele 
  • Crescimento 
  • Diminuição da temperatura corporal 
  • Regularização da respiração 

Mas agora você vai perguntar quantas horas de sono são necessárias e a resposta dos especialistas é que não existe uma quantidade correta que sirva para todas as pessoas. A média é de sete a nove horas diárias, pensando nos adultos. Porém, alguns terão cinco ou seis e acordarão bem e dispostos, e outros precisam de dez para obter o mesmo resultado. 

É importante observar os sinais que o corpo dá para entender qual é a sua necessidade.  

Os sinais de noites mal dormidas são muito claros, entretanto muitos não os enxergam. Mal humor, falta de disposição, perda de memória, doenças. 

Alguns estudos mostram que a má qualidade do sono se relaciona com problemas de imunidade, de coração, diabetes e sobrepeso. 

Em contrapartida, dormir bem ajuda a evitar doenças, melhora o humor e a imunidade, melhora a pele e a memória. 

Nos dias atuais, nos quais muitas pessoas têm um sono de baixa qualidade devido, principalmente, aos muitos estímulos, os estudos mostram relação entre o sono e algumas doenças relacionadas à saúde mental. 

Ficou muito claro o quanto é importante dormir bem, não é mesmo? 

sono

Dicas para dormir melhor 

Já está bem clara a importância do sono, mas como fazer para ter noites melhores e com sono de qualidade. 

Separamos algumas dicas dadas por especialistas: 

  • Estabeleça uma rotina 

O corpo é uma máquina que se organiza de acordo com a rotina dada a ele. Você vai perceber que se todos os dias for dormir e acordar sempre nos mesmos horários, em pouco tempo nem precisará mais de despertador. O seu relógio biológico já estará programado. 

Além disso, vá dando sinais ao seu corpo de que logo ele irá descansar. Isso ajuda a, quando deitar, o sono logo vir.  

  • Evite alimentos estimulantes depois das 15 horas 

Uma das formas de preparar o corpo para o descanso é não dando a ele informações contraditórias. Os alimentos estimulantes fazem isso, eles estão dizendo para o corpo que precisa acelerar e, quando você deitar para dormir, ao invés de descansar, ele vai se manter ativo. 

E como o processamento de alguns alimentos demoram mais que outros, o ideal é cortar os estimulantes a partir das 15 horas. 

  • Pratique atividades físicas 

Além de todos os benefícios que as atividades físicas possuem, elas cansam fisicamente o corpo, o que ajuda a dormir melhor.  

Mas lembre-se que quanto mais perto da hora de dormir, mais estimulado seu corpo vai estar e o sono demora mais para vir. 

Uma alimentação saudável regula o corpo como um todo e colabora, obviamente, para um melhor sono. 

  • Diminua fontes de luz perto do horário de dormir 

Esta, talvez, nos dias atuais, seja a mais difícil de se praticar. Televisões, tablets e celulares são fontes de luz. 

Quanto antes você parar de utilizá-los no período da noite, melhor será para o seu sono. Essa também é uma forma de anunciar ao corpo que o horário de dormir está chegando. 

Gostou das dicas? Qual delas é a mais difícil para você? E como está o seu sono? Conte nos comentários e continue acompanhando o blog do UniDomBosco.