Vamos falar sobre tipos de estágios?

estágios

Os estágios fazem parte da vida do estudante, em algumas etapas dela, e têm um papel importante e, muitas vezes, decisivo.

Como o estágio tem o papel de demonstrar a atuação profissional na prática e possibilita muitos aprendizados para uma maioria e frustração e indecisão para uma parte dos estudantes.

Muitas são as formas de aprendizado e vamos falar um pouco sobre elas.

A frustração e a indecisão ocorrem quando o estudante, durante essa prática, percebe que aquela profissão não é como ele imaginava, que não se sente feliz fazendo aquilo e outros sentimentos. Isso ocorre com alguns e é preciso dizer que esses sentimentos fazem parte do processo e que, se avaliados todos os prós e contras, o estudante entender que quer mudar de curso, ele deve fazê-lo. Somente sabemos se algo de fato nos cabe quando experimentamos e esse é, inclusive, um dos objetivos dos estágios.

Mas, para os que vivem a experiência como aprendizado, uma dica essencial é que ele de fato seja usado para isso e não somente para cumprir horas obrigatórias ou ganhar um pouco de dinheiro para ajudar a pagar as contas.

E falando nisso, quais são então os tipos de estágios?

•       Estágio obrigatório

Como o próprio nome diz, esse é o tipo de estágio que o estudante é obrigado a fazer durante o curso como parte das disciplinas. Nem todos os cursos possuem esse tipo de estágio e a quantidade de horas que precisam ser cumpridas é determinada pelo MEC. Esse tipo de estágio é sempre, de alguma forma, acompanhado pela instituição de ensino, seja por meio de relatórios ou de avaliação de professores, pois, como já dito, faz parte da grade curricular.

•       Estágio voluntário

Voluntário, ou seja, feito por livre e espontânea vontade do estudante. Normalmente, o objetivo do estudante é aprender na prática algumas habilidades e conhecimentos específicos da sua área de conhecimento, em algum local específico que só tenha esse tipo de estágio.

•       Estágio remunerado

O nome também já deixa claro do que se trata. Nesse tipo de estágio o aluno recebe uma remuneração pelas horas mensais de estágio.

Esse tipo pode tanto ser o obrigatório, quanto o voluntário, mas nesse caso existe a diferença do pagamento.

E o que os estágios trazem de aprendizado?

Poderíamos fazer uma lista enorme de aprendizados que os estágios trazem, inclusive dividindo essa lista por cursos, mas vamos falar de forma mais geral.

O estágio proporciona a vivência dos aspectos estudados, na teoria, nos cursos de formação.

Exatamente por trazer a vivência é que alguns cursos trazem isso como obrigatório e outros, não.

Imagine um professor saindo da graduação sem nunca ter vivenciado a prática? Agora pense num profissional da saúde só escutando teorias e indo atender a um paciente, sem supervisão e sem nunca ter pisado em um hospital antes?

Agora, outros cursos já têm uma realidade diferente, mas nem por isso os estágios trazem menos aprendizados. Toda e qualquer vivência prática traz com ela uma “bagagem” que, com certeza, fará diferença na atuação profissional.

Como escolher entre os tipos?

No caso do obrigatório, a escolha que o estudante possui é entre o remunerado ou não, e essa escolha, inclusive, deve ser feita com muita atenção. Alguns estágios remunerados acabam por não valorizar tanto a parte do aprendizado e acabam utilizando o estudante só como uma mão de obra de menor valor. Por isso é essencial buscar instituições focadas em estágios, ou da mesma área de atuação de seu curso, que tenham boas referências, e avaliar bem o contrato que será firmado.

Quanto ao voluntário, o que se deve levar em conta é a disponibilidade de tempo, assim como a não necessidade de remuneração. Porém, muitas vezes são oportunidades que não se pode deixar passar e, para isso, é preciso fazer alguns sacrifícios.

Mas seja qual for o tipo de estágio, sempre trazem boas oportunidades de aprendizado, além de networking e outros benefícios.

Agora conte nos comentários qual tipo de estágio faz ou vai fazer? E siga as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado, além de continuar acompanhando o Blog.