Quais áreas de atuação em Ciências Contábeis

imagem-de-profisisonal-de-ciencias-contabeis

O curso de Ciências Contábeis, com esse nome utilizado hoje, passou a existir no Brasil em 1945. Mas, bem antes disso, os cursos de contabilidade já existiam e muito antes ainda os profissionais que faziam o gerenciamento financeiro e fiscal já existiam.

Ciências contábeis é uma área que tem como objeto de estudo a análise de fatos e atos de natureza econômico-financeira.

O que se aprende na graduação?

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UniDomBosco tem como objetivo principal a formação do profissional com visão sistêmica de seu campo de atuação; com formação generalista e conhecimento plural, permitindo-lhe integração às condições impostas pelo mercado; com espírito empreendedor, capaz de vislumbrar oportunidades ou nichos comerciais ainda não explorados e até direcionar a criação do próprio negócio.

Os estudantes aprendem disciplinas como: Comunicação Empresarial; Cenários Socioeconômicos; Cultura e Sociedade; Empreendedorismo e Inovação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Introdução à Contabilidade; Comunicação Acadêmica;  Matemática Aplicada; Fundamentos de Administração; Direito Empresarial; Planejamento e Ferramentas Estratégicas; Contabilidade Geral; Estatística Aplicada; Matemática Financeira; Direito Trabalhista e Previdenciário; Eletiva; Contabilidade Intermediária; Contabilidade Aplicada às Instituições Sociais; Contabilidade Societária; Contabilidade e Gestão de Custos; Direito Tributário; Rotinas de Pessoal; Contabilidade Tributária; Contabilidade Avançada; Teoria da Contabilidade; Laboratório de Prática Contábil; Contabilidade Aplicada às Micro e Pequenas Empresas; Planejamento Fiscal e Tributário; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira; Orçamento Empresarial; Auditoria Contábil; Mediação e Arbitragem; Controladoria; Laboratório de Perícia Contábil; Mercado de Capitais; Tópicos Contemporâneos em Contabilidade.

O curso do UniDomBosco é na modalidade EAD, com duração de 4 anos.

Quais são as áreas de atuação de um profissional formado em Ciências Contábeis?

A área de atuação desse profissional é bastante ampla, mas primeiro vamos entender o que faz esse profissional e quais suas principais atividades.

O contador, como é chamado o profissional formado em Ciências Contábeis, é responsável pela movimentação e organização financeira de uma empresa, seja ela de qualquer porte ou tipo.

Podemos citar algumas das principais atividades de um contador:

• Controle de contas;
  • Emissão de notas;
  • Realização de balanços;
  • Descoberta e busca de soluções de problemas, por exemplo, com a Receita Federal;
  • Cálculo de impostos;
  • Elaboração de declaração de imposto de renda;
  • Realização de perícias contábeis;
  • Elaboração de planos de previdência e seguros;
  • Elaboração de planos de prevenção de ações trabalhistas.

Os contadores atuam tanto em escritórios específicos de contabilidade, como em empresas dos mais diferentes nichos. Nas empresas, podem atuar na área financeira, com atividades de contabilidade, auditoria ou controladoria.

Podem atuar também em órgãos públicos, como Receita Federal e Tribunais de Contas da União ou do Estado. Existe também a atuação com perícia contábil (judicial ou extrajudicial)

Alguns profissionais atuam de forma autônoma, prestando consultoria tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, ou realizando serviços de auditoria, ou mesmo de contabilidade, para empresas.

Como dissemos, a área de atuação é ampla e o mercado em alta pois todas as empresas precisam desse tipo de profissional. E também as pessoas físicas, em determinados momentos do ano, como na época de fazer o imposto de renda.

A remuneração depende muito, obviamente, da forma de atuação, mas como média salarial em empresas as pesquisas mostram um salário de R$4.200,00.

Se você se interessou pela área de Ciências Contábeis e quer saber mais sobre o curso, acesse o site do UniDomBosco. E se gosta da área financeira, mas ainda está em dúvidas sobre o curso, leia esses artigos que podem te ajudar: