Como se organizar para estudar nas férias

Avatar

Como assim, estudar nas férias?

Estudar nas férias pode parecer para muitos algo inimaginável, porém a verdade é que essa estratégia pode, inclusive, colaborar com os estudos durante o ano letivo.

As férias são de fato um momento para descansar da rotina pesada e corrida dos estudos, porém a verdade é que quem não deixa de estudar nem nas férias, não é tão doido assim.

Essa quebra na rotina e produtividade, que ocorre no período de férias, pode trazer mais malefícios do que se imagina.

É claro que a ideia não é deixar de descansar, que sabemos também que é muito benéfico, mas para os que, por exemplo, só tiram férias da faculdade, ou para os que não sairão de viagem, usar um pouco do tempo livre, pode ser bem interessante.

Como estudar nas férias pode ser produtivo?

Assim como descansar durante o ano letivo é importante, estudar nas férias também tem suas vantagens.

Primeiramente, pensando em hábitos e costumes, o estudar, mesmo em férias, colabora para mantê-los.

Depois, em se tratando de organização de estudos, esse estudo nas férias pode ser uma ótima oportunidade para se antecipar em algumas disciplinas que se tem mais dificuldades, revisar conteúdos que não ficaram bem fixados. Enfim, funciona como uma ajuda para o próximo ano.

Ninguém está dizendo que não se deve descansar nas férias. Isso deve ser feito e em maior quantidade. Porém, em alguns momentos estabelecidos e organizados dentro da rotina de férias, estudar pode sim ser algo muito produtivo.

mulher-estudando-no-sofa

Como organizar uma rotina de estudos nas férias?

E para mostrar que dá tempo para tudo o que se deseja nas férias, até estudar trouxemos algumas dicas de como organizar uma rotina de estudos nesse período.

  • Monte um cronograma

Faça um cronograma de estudos baseado na sua programação de férias. Importante sempre lembrar que se nessa programação estão visitas a museus, cinema ou feiras culturais, isso pode ser colocado no seu cronograma de estudos.

Estudo não é só o que está nos livros ou só relacionado estritamente ao seu curso.

Estabeleça pequenos horários de estudo e inclua leituras, passeios, boas conversas,  fazendo com que sejam momentos agradáveis, além de momentos de estudo.

  • Compreenda a importância para a sua formação

Organizar uma rotina de estudos nas férias, por obrigação, não trará os benefícios desejados. É preciso compreender a importância e com isso a organização e os estudos serão mais fáceis de serem realizados.

  • Equilibre a balança

Assim como durante os meses de aulas temos mais momentos de estudo do que de lazer, o contrário deve ser feito nas férias. Não se sobrecarregue com a rotina de estudos. O objetivo é não sair da rotina e adquirir conhecimento. Os momentos de lazer e descanso são essenciais.

  • Divida sua rotina com colegas

Mostrar aos colegas a sua organização de estudos nas férias pode, além de estimulá-los, fazer com que ganhe colegas de estudo. Estudar e visitar locais com os colegas pode fazer com que tudo fique ainda mais interessante. Dividir os conhecimentos é uma ótima forma de aprendizado, na qual todos saem ganhando.

  • Não fique com dúvidas

Aproveite o momento das férias para rever conteúdos que possam ter deixado dúvidas, para que ao voltar aos estudos essa dificuldade não seja mais um problema. Muitos conteúdos têm como base conteúdos anteriores e diante disso, não voltar com dúvidas é uma grande vantagem.

  • Antecipe-se

Uma boa dica, que já foi citada, mas que vale ressaltar, é a de buscar conhecer a grade curricular do próximo semestre ou ano e começar a dar uma olhada nesses conteúdos para quando as aulas voltarem você já esteja preparado. Essa dica é especialmente válida para as disciplinas nas quais se tem maior dificuldade, pois se terá mais tempo para entendimento.

  • Saia do lugar comum

Como última dica podemos dizer que as férias podem ser um ótimo momento para estudar assuntos que nada tem a ver com sua formação acadêmica. Pode ser o momento de aprender uma nova língua, uma habilidade manual, ou qualquer outra coisa que faça sair da rotina, mas que não deixe o cérebro em estado de total descanso.

Dicas de sites para pesquisa

Existem muitos sites que oferecem diferentes tipos de materiais para pesquisa e estudos em diversas áreas. 

Veja algumas sugestões que selecionamos:

  • Google Acadêmico; Essa é uma  ferramenta de busca especializada em artigos acadêmicos, teses, livros e trabalhos científicos.
  • ResearchGate: Essa plataforma permite aos pesquisadores compartilharem e terem acesso a artigos científicos, além de possibilitar a interação com outros acadêmicos.
  • SciELO: É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e de outros países.
  • JSTOR: Esse site oferece uma vasta coleção de artigos acadêmicos, livros e fontes primárias em diversas disciplinas.
  • Khan Academy: Esse é um site focado em educação que oferece aulas em vídeo, exercícios práticos e materiais educativos em uma variedade de disciplinas.
  • Coursera: É uma plataforma de cursos online, muitos deles gratuitos, oferecidos por universidades e instituições renomadas em todo o mundo.
  • TED-Ed: Essa plataforma oferece lições educativas através de vídeos TED-Ed, abrangendo uma variedade de tópicos e disciplinas.
  • PubMed: esse site é especializado em ciências da saúde, e possui uma base de dados que abrange artigos de revistas médicas e relacionadas.
  • Wikipedia: A Wikipedia pode ser um ponto de partida para obter uma visão geral sobre um tópico específico, já que muitas vezes nem todas as informações são as mais precisas.
  • BibMe: Essa é uma ferramenta útil para a criação de bibliografias e citações, facilitando o processo de documentação de suas pesquisas.

Importante lembrar sempre de avaliar a confiabilidade das fontes e, quando possível, consultar também materiais recomendados por seus professores e sua instituição de ensino.

Concluindo…

Férias são momentos muito importantes, porém rotina e organização também são essenciais para uma vida em equilíbrio.

Organize tanto as férias quanto os estudos com a mesma dedicação e verá os resultados.

Gostando das nossas dicas? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.