Enfermagem EAD: tem essa modalidade de curso?

Avatar

Muitos jovens que querem se tornar futuros enfermeiros e enfermeiras procuram saber se tem a opção de Enfermagem EAD. Em um cenário cada vez mais dinâmico, os cursos à distância (EAD) emergem como uma alternativa flexível para a busca de conhecimento. No entanto, é crucial compreender que nem todos os cursos são igualmente adaptáveis ao formato EAD.

O curso de Enfermagem é uma graduação de nível superior que capacita profissionais para atuarem na área da saúde, prestando cuidados a pacientes em hospitais, clínicas, unidades de saúde e outros ambientes. O curso é oferecido nas modalidades presencial e semipresencial, mas não existe curso de enfermagem a distância (Enfermagem EAD) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

No texto de hoje vamos entender a importância de o curso de enfermagem ser presencial, como é o curso na UniDomBosco e quais cursos da área da saúde a UniDomBosco oferece.

Panorama sobre a profissão de enfermeiros e enfermeiras

Antes de falarmos sobre o curso de Enfermagem, e porque não é autorizado o curso de Enfermagem EAD, é importante entender o panorama sobre a profissão. Você sabia que faltam enfermeiros no mundo? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 27,9 milhões de profissionais de enfermagem atuando em todos os países. Destes, 19,3 milhões fizeram um curso de graduação na área. Os demais são técnicos ou auxiliares. O que é muito abaixo do necessário. A OMS estima um déficit de 5,9 milhões de profissionais (fonte: PUC Paraná). 

É importante lembrar que o cálculo da Organização não diz respeito ao mercado de trabalho, mas à necessidade social. A maior parte desse déficit se concentra nos países mais pobres. Mas o fato é que os países desenvolvidos também sofrem com a falta desses profissionais – principalmente por conta do envelhecimento populacional, que aumenta a demanda por cuidados hospitalares. 

Em relação ao nosso país, os dados apresentados pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), até fevereiro de 2023, é que o Brasil tem 690.917 enfermeiros cadastrados nos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren). A cada ano, a quantidade cresce no Brasil o número de profissionais de enfermagem, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares (fonte: Sou Enfermagem).

O curso de enfermagem só pode ser presencial? E tem Enfermagem EAD?

E sobre Enfermagem EAD? O Cofen, que regulamenta a profissão de enfermeiro, rejeitou por unanimidade, em 2021, as portarias do MEC que autorizam a graduação a distância em enfermagem. O Cofen argumentou que a modalidade EAD não garante a qualidade da formação dos enfermeiros, que precisam de habilidades práticas que só podem ser desenvolvidas no ambiente hospitalar.

Apesar da decisão do Cofen, existem algumas instituições de ensino que oferecem cursos de enfermagem EAD. Esses cursos são irregulares e não são reconhecidos pelo MEC. Os diplomas emitidos por essas instituições não têm validade legal e os profissionais formados por elas não podem atuar na área da saúde.

Portanto, é importante que os interessados em cursar enfermagem verifiquem se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC e se o curso é oferecido na modalidade presencial ou semipresencial.

A importância das aulas práticas no curso de enfermagem e porque não tem Enfermagem EAD

A formação presencial é essencial para o curso de enfermagem por vários motivos. Por quê? Porque a enfermagem é uma profissão prática, que exige que os profissionais desenvolvam habilidades como a realização de procedimentos técnicos, a administração de medicamentos e a comunicação com pacientes e familiares. Essas habilidades só podem ser desenvolvidas no ambiente hospitalar ou ambientes que simulam este atendimento, sob a supervisão de profissionais experientes. A formação presencial permite que os alunos tenham contato com profissionais experientes e aprendam sobre os valores da profissão.

O docente em enfermagem é identificado pelo seu saber prático ou experiencial, pois eles se autodefinem como profissionais de sala de aula, mas que para lecionar é necessário de práticas pedagógicas. Faz-se necessário um incentivo de novos e diversos métodos pedagógicos para que o ensino seja realizado com eficácia e sucesso, visto que ainda são utilizados métodos e técnicas com caráter específico, destacando a aula expositiva (fonte: Revista Foco).

Como é o curso de enfermagem da UniDomBosco?

O curso de Enfermagem presencial em Curitiba do Centro Universitário UniDomBosco forma enfermeiros aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde com a preocupação concreta em estimular o debate e o diálogo entre ciências para produzir cuidado e que estes sejam indissociáveis da interdisciplinaridade.

A formação é baseada na construção de competências e habilidades que modelam o acadêmico para o desenvolvimento das práticas em saúde. A interação na comunidade acadêmica leva a transformações vivenciadas por meio de aulas, atividades, experiências em laboratórios, na comunidade e nos serviços de saúde.

Qual a grade curricular do curso de enfermagem?

O curso de Enfermagem oferece uma grade curricular diversificada para formar profissionais competentes e comprometidos. Desde os fundamentos da enfermagem até estágios práticos, a jornada acadêmica é estrategicamente estruturada para preparar os estudantes para os desafios da área da saúde. A grade na UniDomBosco inclui:

  • Fundamentos Iniciais: Ética, história da enfermagem e bases teóricas.
  • Ciências Biológicas e da Saúde: Anatomia, Fisiologia, Microbiologia.
  • Saúde Coletiva: Epidemiologia, políticas públicas de saúde.
  • Enfermagem Clínica: Técnicas de enfermagem, farmacologia.
  • Enfermagem Cirúrgica e Obstétrica: Procedimentos cirúrgicos, cuidados obstétricos.
  • Estágios Supervisionados: Aplicação prática em ambientes reais.
  • Saúde Mental e Psiquiatria: Aspectos psicológicos, cuidados em saúde mental.
  • TCC: Elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Quais são os diferenciais do curso de enfermagem?

As aulas práticas iniciam no segundo semestre, ou seja, ainda no primeiro ano e mantêm-se até o início dos estágios que transcorrem no último ano.

Os acadêmicos são formados para atuar em diferentes dimensões relacionadas ao campo de atuação do enfermeiro: assistência direta ao paciente; na gestão como coordenador, supervisor ou gerente de equipe de enfermagem; docência; pesquisa; funções políticas da área de saúde ou empreendedorismo. Oportunizamos Vivências da prática profissional do enfermeiro na organização e gestão dos serviços de enfermagem nos diferentes cenários de atuação: Atenção Primária de Saúde, hospitais, ambulatórios, empresas e comunidade.

Quais são as opções de cursos EAD na área da saúde?

E não é só o curso de Enfermagem que a UniDomBosco oferece. Vamos conhecer alguns cursos da área da saúde, inclusive com a opção EAD. 

Graduação

Pós-graduação

Gostou de saber mais sobre o curso de Enfermagem e porque não é autorizada a modalidade de Enfermagem EAD?

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história!