Saiba tudo sobre a faculdade de Enfermagem

Avatar
imagem-de-profissional-formada-na-faculdade-de-enfermagem

A faculdade de enfermagem é uma das mais procuradas do mundo, já que a atuação como enfermeiro é de grande destaque no setor da saúde, sendo o profissional responsável pelos tratamentos, acompanhamentos, cuidados, entre outros, dos pacientes em diversos ambientes.

O curso de graduação é bastante tradicional, assim como as diversas opções de pós-graduação, pois trata-se de uma área com muitas alternativas para especialização.

Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes da faculdade de enfermagem e também trazer um panorama geral do mercado de trabalho para quem optar por seguir carreira.

A Importância da faculdade de enfermagem

A faculdade de enfermagem desempenha um papel extremamente fundamental na formação de profissionais de saúde dedicados e com as devidas competências para atuar na área. Seu impacto vai além da sala de aula, refletindo-se nos cuidados oferecidos à comunidade, já que as instituições costumam ter clínicas ou parcerias com hospitais. Ao fornecer uma educação de qualidade, essa graduação contribui significativamente para a promoção do bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida.

As funções da faculdade

A enfermagem, em âmbito geral, ainda tem uma função crucial no bem-estar e na saúde da população, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sociedade. Entre os principais aspectos de uma boa faculdade de enfermagem estão:

Formação de profissionais de qualidade

A graduação na área é responsável por oferecer uma formação acadêmica sólida e abrangente aos futuros profissionais de enfermagem. Os programas de estudo incluem disciplinas teóricas e práticas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios dinâmicos do campo da saúde.

Desenvolvimento de habilidades práticas e empáticas

Um dos principais focos da faculdade é o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para a prática profissional. Além disso, os estudantes são incentivados a cultivar empatia e compaixão, características fundamentais para fornecer cuidados de saúde de qualidade, uma vez que é o enfermeiro o responsável por trabalhar na linha de frente com pacientes das mais diversas características e com diferentes doenças e condições clínicas.

Adaptação às inovações tecnológicas na saúde

A rápida evolução tecnológica na área da saúde atualmente requer profissionais de enfermagem atualizados e capacitados. A faculdade, portanto, precisa proporcionar aos alunos condições e acesso a conhecimentos e práticas atualizadas, preparando-os para incorporar inovações tecnológicas em seu trabalho diário.

Desafios de saúde pública

Além das habilidades específicas do enfermeiro, a graduação também prepara os futuros profissionais para conhecer e entender os desafios de saúde pública, como epidemias, pandemias, outras crises sanitárias e características e história do Sistema Único de Saúde – SUS (no Brasil). A formação abrange estratégias de prevenção, intervenção e gestão de situações emergenciais.

Contribuição para a multidisciplinaridade na saúde

A colaboração interdisciplinar é essencial no campo da saúde, e os enfermeiros desempenham um papel central nesse processo. Entre as funções da faculdade também está a promoção da compreensão e da valorização do trabalho em equipe, preparando os graduados para colaborar eficazmente com profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e todos os outros.

A faculdade de enfermagem do UniDomBosco

O Centro Universitário UniDomBosco, nota máxima no MEC e com mais de 50 anos de tradição na educação brasileira, oferece o curso de enfermagem na modalidade presencial, com uma estrutura única para o melhor desenvolvimento dos nossos alunos.

Aqui, você encontra salas de aulas, laboratórios e clínicas de ponta e será conduzido por professores mestres e doutores de renome na área da saúde. O campus ainda conta com dois auditórios, bibliotecas física e virtual e outros ambientes, todos equipados com tecnologia moderna.

A graduação tem duração de 60 meses (5 anos/10 semestres), na modalidade presencial, com opção de escolha nos períodos matutino e noturno. Para saber mais detalhes e realizar a sua inscrição para o próximo semestre, acesse aqui.

Áreas de atuação na enfermagem

A enfermagem oferece uma enorme gama de possibilidades para os profissionais que atuam na área, com um mercado de trabalho amplo e com alta demanda por bons enfermeiros. Nós já escrevemos sobre o assunto aqui no blog, e você pode conferir com mais detalhes quais são as principais opções para quem quer seguir carreira no ramo. Leia aqui.

Especialização em enfermagem

Por conta do alto número de especialidades dentro da enfermagem, é bastante comum que os profissionais, depois de formados na graduação, optem por seguir os estudos em cursos de extensão, atualização ou pós-graduação, que podem ser encontrados nas modalidades presencial ou mesmo a distância, em alguns casos.

Cursos do UniDomBosco

De olho nessa demanda e com o objetivo de ajudar profissionais da área a darem o próximo passo da carreira e se posicionarem como referência no mercado de trabalho, o UniDomBosco também conta com cursos de especialização na área da enfermagem.

Uma das opções é seguir estudando por meio de um curso de extensão, que ajuda com habilidades e conhecimentos mais específicos. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto e o portfólio do UniDomBosco.

Já na Pós-Graduação, há opções presenciais ou a distância, que você pode ver mais detalhadamente nos links abaixo:

– Pós-Graduação Presencial:
Gerontologia: Atividade Física, Prevenção e Promoção

Gestão da qualidade aplicada à saúde

Estética Avançada e Protocolos Invasivos

Gestão em Saúde

– Pós-Graduação EAD:

Enfermagem em Oncologia

Tecnologia em Saúde


Continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.

Aproveite e acesse aqui também o nosso episódio de podcast sobre o papel do enfermeiro nas infecções relacionadas à saúde.