Quais áreas de atuação de um profissional de Enfermagem?

Avatar

Como parte da área da saúde, a Enfermagem é responsável por diversos tipos de atuação dentro não só do tratamento de doenças e lesões, mas também é fundamental na prevenção, cuidados de bem-estar de modo geral e estudos e pesquisas que auxiliam no desenvolvimento do ramo como um todo.  

São muitas as possibilidades na carreira para o profissional da Enfermagem, atividade que cresce a cada dia por conta da visibilidade maior que a saúde vem tendo nos últimos anos. O curso de Graduação de Enfermagem, inclusive, é o mais procurado nas faculdades do Brasil e do mundo inteiro.  

Veja a seguir alguns dos principais campos de atuação do enfermeiro mais detalhadamente, mas saiba que existem muitos outros no dia a dia da profissão. 

Saiba mais: Por que as profissões da saúde são tão promissoras?

Os principais campos de atuação são:

  • Geral 

O profissional de Enfermagem Geral atua dentro de hospitais e clínicas, sejam públicos ou privados. Além dos cuidados ao paciente propriamente ditos, é o enfermeiro geral quem normalmente fica responsável pelo plantão na instituição ou empresa, tomando conta de escalas, cadastros e outras funções relacionadas à operação. 

  • Home Care 

Muitos pacientes, especialmente os mais idosos, não conseguem se locomover com frequência até hospital e clínicas. E é aí que entra o papel do profissional de Enfermagem Home Care, que se desloca até a casa da pessoa para um atendimento personalizado em domicílio. Planos de saúde já estão oferecendo esse tipo de serviço, que vê a demanda aumentar gradualmente. 

  • Pediátrica 

Assim como na medicina e na odontologia, a área da pediatria na Enfermagem é aquela que se dedica exclusivamente às crianças. Além do conhecimento técnico da profissão, o enfermeiro que escolher essa especialidade precisa ter aptidão no trato com os pequenos, que requer atenção redobrada e habilidades emocionais. 

areas-de-atuação-do-profissional-de-enfermagem
  • Obstétrica 

A Enfermagem nesse ramo é focada nos cuidados com gestantes e também mães de bebês recém-nascidos. Apesar da existência do médico obstetra, os enfermeiros muitas vezes são quem orientam as grávidas e as famílias ao longo do período de consultas pré-natais, além de casos de traumas e/ou recuperações pós-parto. 

Saiba mais: Dia mundial da saúde

  • Oncológica 

Assim como na obstetrícia, a Enfermagem Oncológica, algumas vezes, é mais presente no dia a dia do paciente do que o próprio médico especialista. Isso porque é o enfermeiro quem conduz os tratamentos de pacientes diagnosticados com os mais diversos tipos de câncer, desde a orientação para uso de medicamentos até as atividades de químio e radioterapia.  

  • Resgate 

Dentro de toda ambulância, é de praxe que, além do médico, haja um enfermeiro especialista de plantão, que já passa a atuar nos primeiros-socorros do paciente assim que acontece o primeiro contato com ele. Além do trabalho “móvel”, o profissional de Enfermagem de Resgate também pode estar no hospital e atender às pessoas que chegam com necessidades mais urgentes.   

  • Trabalho 

Empresas de médio e grande porte, normalmente, têm ambulatórios disponíveis para os trabalhadores e o profissional de Enfermagem do Trabalho é o responsável por fazer esses locais funcionarem na prática, mesmo com a presença de médicos e dentistas. 

  • Médico-Cirúrgica 

Durante as cirurgias, os médicos são rodeados de auxiliares para que possam ter condições adequadas de realizar os procedimentos. Esses profissionais são quase todos enfermeiros especializados para tal. 

  • Gestão  

Como já citado no primeiro tópico, o profissional de Enfermagem, no papel de gestor, é quem realmente faz fluir a operação de hospitais e clínicas, que passa por orientar, conduzir, treinar e, até mesmo, tomar decisões em relação aos demais enfermeiros e funcionários do local.  

  • Docência e Pesquisa 

O profissional formado em Enfermagem pode ainda atuar dentro das faculdades e universidades. Além de compor o corpo docente dos cursos de saúde e de disciplinas da área, há também muita demanda por pesquisas na academia, que são a base do desenvolvimento de tratamentos, descobertas de doenças, curas e vacinas. 

Se interessa pela área de Enfermagem? 

O UniDomBosco, referência em ensino superior no ramo da saúde, oferece formação completa para interessados em Enfermagem.  

A graduação é oferecida na modalidade presencial, no período diurno, com duração de 4 anos e, no período noturno, com duração de 5 anos. 

Conheça a matriz curricular do período diurno e, para conhecer a do noturno, acesse este link

Ela é composta das seguintes disciplinas: Introdução à Prática da Enfermagem, Bioética, Histologia e Biologia Celular, Produção Acadêmica, História da Enfermagem, Anatomia Osteomioarticular, Primeiros Socorros, Anatomia de Órgãos E Sistemas, Embriologia, Propedêutica Em Enfermagem, Patologia, Políticas Públicas, Saúde do Trabalhador, Eletiva, Epidemiologia, Psicologia, Bioquímica, Saúde Mental, Enfermagem Baseada em Evidências, Cultura e Sociedade, Princípios Científicos da Enfermagem, Exames Laboratoriais, Metodologia Científica, Estatística, Sistematização e Processo de Trabalho, Fisiologia Humana, Microbiologia, Urgência E Emergência, Farmacologia, Fundamentos Da Enfermagem, Saúde Coletiva, Saúde do Homem e do Idoso, Saúde da Mulher, Parasitologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Educação Ambiental, Elaboração De Projeto E Pesquisa Em Enfermagem, Gerenciamento Dos Serviços De Saúde, Clínica Cirúrgica, Unidade De Terapia Intensiva, Tópicos Contemporâneos Em Enfermagem, Complexidade Em Enfermagem, Estágio Curricular.  

Os alunos são preparados para atuar em quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do enfermeiro, são elas: assistência direta ao paciente, gestão, docência/pesquisa e empreendedorismo. Oportunizamos vivências da prática profissional do enfermeiro nos diferentes cenários de atuação: hospitais, ambulatórios, empresas, rede básica de serviços de saúde, comunidade. Organização e gestão dos serviços de Enfermagem. 

A coordenação do curso é da professora Izabela Andrea da Silva e conta com um corpo docente de profissionais renomados, como: 

  • Altair Damas Rossato 
  • Antonio Carlos Schwiderski 
  • Fernanda Broering Gomes Torres 
  • Gerson Dalcol 
  • Heleno Faria 
  • Izabela Andréa da Silva 
  • Lorena Vedovato de Almeida Pereira 
  • Louise Aracema Scussiato 
  • Marcelo Kryczyk 
  • Maria Matilde Zraik Baracat 
  • Marli Aparecida Rocha de Souza 
  • Rosani Kinasz 
  • Sandra Regina Jacopetti 
  • Vagner José Lopes 

O curso tem um total de 4.000 horas e o trabalho de conclusão de curso é obrigatório. 

Saiba mais: Por que investir numa pós-graduação na área da saúde?

Quer se especializar na área?

E, para você que já é profissional da Enfermagem e quer se especializar, o UniDomBosco oferece algumas opções de pós-graduação na área da saúde. 

Dentre as opções que o UniDomBosco oferece, podemos falar um pouco mais sobre dois deles, que costumam ser bastante procurados por profissionais da Enfermagem.

São eles:

O curso de Enfermagem em Oncologia, voltado especialmente para os profissionais da área que querem se especializar nesse nicho de atendimento. É oferecido na modalidade EAD. 

Os cursos de Tecnologia em saúde e Gestão em Saúde são outros oferecidos na modalidade EAD e ofertados para profissionais de saúde que querem se especializar para atuar em cargos mais organizacionais nas instituições de saúde. 

O curso de Gerontologia: Atividade Física, Prevenção e Promoção é uma pós presencial e um dos principais públicos dentro da área da saúde é o da Enfermagem. A gerontologia é uma área que tem avançado muito nos últimos anos e com muita demanda no mercado de trabalho. 

Outra forma de se manter sempre atualizado em temas relevantes na área é por meio de cursos de extensão. Cursos rápidos e de curta duração que agregam não só na profissão, como também no currículo, principalmente dos estudantes.

Gosta de podcast?

O DOM Universitário, o podcast do UniDomBosco, traz, toda semana, novos conteúdos relacionados ao mundo acadêmico.

No episódio 46, a professora Maria Matilde Zraik Baracat fala sobre o tema “O papel do enfermeiro nas infecções relacionadas à saúde”.
Vale a pena ouvir sobre esse tema tão interessante e sempre atual.

E existem muitos outros episódios falando de temas relacionados à área da saúde. Para os amantes de podcast, é uma ótima opção de entretenimento e aprendizado.

Ouça o episódio 46, acessando esse link: O papel do enfermeiro nas infecções relacionadas à saúde.