Imagem destacada do curso

Enfermagem

Graduação • Bacharelado

Apresentação

O curso de graduação da faculdade de Enfermagem presencial em Curitiba do Centro Universitário UniDomBosco forma enfermeiros aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde com a preocupação concreta em estimular o debate e o diálogo entre ciências para produzir cuidado e que estes sejam indissociáveis da interdisciplinaridade.

A formação é baseada na construção de competências e habilidades que modelam o acadêmico para o desenvolvimento das práticas em saúde. A interação na comunidade acadêmica leva a transformações vivenciadas por meio de aulas, atividades, experiências em laboratórios, na comunidade e nos serviços de saúde.

Nossa faculdade de Enfermagem oferece ensino único e de destaque na região e em todo o país por conta de sua relevância e excelência.

Estudar Enfermagem no UniDomBosco não só proporciona uma formação sólida e abrangente, mas também prepara os estudantes para desafios e oportunidades no dinâmico e fundamental campo da saúde.

A importância da faculdade de Enfermagem para a sociedade é enorme, já que os enfermeiros desempenham um papel crucial na prestação de cuidados de saúde, atuando como a ligação vital entre pacientes e outros profissionais da área.

No UniDomBosco, os alunos são capacitados com conhecimentos teóricos e habilidades práticas necessárias para fornecer cuidados de qualidade, promover a saúde e prevenir doenças.

A faculdade de Enfermagem está entre as mais procuradas no Brasil e no mundo, pois a demanda por profissionais qualificados no ramo é constante e crescente, refletindo a importância dos enfermeiros para a sociedade moderna.

Os graduados em Enfermagem do UniDomBosco são altamente valorizados no mercado de trabalho devido à sua formação abrangente e ao prestígio da instituição, que tem taxas de mais de 90% dos egressos atuantes em seus campos de estudo.

Entre as inúmeras vantagens de se formar na faculdade de Enfermagem está o desempenho que permite ajudar as pessoas em momentos de necessidade.

Ser enfermeiro também oferece amplas oportunidades de carreira. O profissional pode atuar em hospitais, clínicas e outras instituições e organizações de saúde pública, com uma ampla gama de opções de especialização para explorar.

Por que escolher a Faculdade de Enfermagem do UniDomBosco?

  • Excelência Acadêmica: o curso é reconhecido por sua excelência acadêmica. Nossos professores mestres e doutores são referência em suas respectivas áreas e estão comprometidos em fornecer uma educação de alta qualidade, combinando teoria e prática para preparar os alunos para os desafios do mundo real.
  • Infraestrutura de Ponta: Investimos significativamente em laboratórios e instalações modernas, oferecendo aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um ambiente inovador, com aulas práticas que iniciam no segundo semestre. Essa abordagem ajuda os estudantes a desenvolverem confiança e experiência desde o início da formação.
  • Currículo Abrangente: Nosso currículo abrange uma ampla gama de tópicos. Você obterá conhecimentos sólidos em diversas áreas, preparando-se para atuar em diferentes contextos da Enfermagem.
  • Suporte Individualizado: Reconhecemos que cada aluno é único e incluímos suporte personalizado, orientação acadêmica e aconselhamento profissional para ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Duração

O programa tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecido nos períodos matutino e noturno, na modalidade presencial.

O mercado

O mercado de trabalho para formados na faculdade de Enfermagem é amplo, com alta demanda por profissionais e boas oportunidades de carreira.

Os egressos do curso estão aptos a assumir cargos em diferentes dimensões relacionadas ao campo de atuação do enfermeiro: assistência direta ao paciente; na gestão como coordenador, supervisor ou gerente de equipe de enfermagem; docência; pesquisa; funções políticas da área de saúde ou empreendedorismo.

O foco nas atividades práticas ao longo da graduação ajuda os nossos alunos a estarem mais preparados para atuarem também na organização e na gestão dos serviços de Enfermagem em diferentes cenários, como: Atenção Primária de Saúde, hospitais, ambulatórios, empresas e comunidade.

Especialidades

  • Enfermagem obstétrica: focada no cuidado de mulheres grávidas, parturientes e recém-nascidos, incluindo assistência ao parto e cuidados pós-parto.
  • Enfermagem pediátrica: concentra-se no cuidado de crianças e adolescentes, abrangendo desde recém-nascidos até jovens adultos, em ambientes hospitalares, clínicas e comunidades.
  • Enfermagem oncológica: dedica-se ao cuidado de pacientes com câncer, oferecendo suporte físico, emocional e psicossocial durante todo o curso da doença e tratamento.
  • Enfermagem geriátrica: voltada para o cuidado de idosos, abordando questões de saúde relacionadas ao envelhecimento e fornecendo suporte integral para promover o bem-estar na terceira idade.
  • Enfermagem de emergência: envolvida no atendimento de pacientes em situações de emergência médica, como traumas, paradas cardíacas e acidentes graves, atuando em unidades de pronto-socorro e serviços de ambulância.
  • Enfermagem de cuidados intensivos: foca na prestação de cuidados avançados a pacientes gravemente enfermos ou instáveis, em unidades de terapia intensiva, incluindo monitoramento contínuo e intervenções complexas.
  • Enfermagem psiquiátrica: lida com a saúde mental e emocional, oferecendo suporte, tratamento e reabilitação a pacientes com transtornos psiquiátricos em hospitais psiquiátricos, clínicas e centros de saúde mental.
  • Enfermagem de saúde comunitária: concentra-se na promoção da saúde e prevenção de doenças em comunidades específicas, oferecendo serviços de educação, prevenção e cuidados básicos em ambientes não hospitalares.
  • Enfermagem de saúde da família: oferece cuidados abrangentes e contínuos a indivíduos e famílias, com ênfase na promoção da saúde, prevenção de doenças e gestão de condições crônicas em um contexto familiar.
  • Carreira acadêmica: envolve o ensino e a pesquisa no campo da enfermagem, preparando futuros profissionais de enfermagem e contribuindo para o avanço do conhecimento na área através de estudos e publicações científicas.
  • Carreira pública: oferece oportunidades de trabalho em instituições governamentais, como hospitais públicos e programas de saúde da família, contribuindo para políticas de saúde pública, prevenção de doenças e gestão de programas de saúde comunitária.

A carreira na Enfermagem é ampla e ainda pode ter outras opções, a depender das escolhas do profissional. As especialidades acima, portanto, estão entre as principais da área, mas não são as únicas.

Público Destinado

O curso da faculdade de Enfermagem no Centro Universitário UniDomBosco é direcionado a indivíduos que têm uma paixão pelo cuidado com o próximo e desejam uma carreira gratificante na área da saúde.

É ideal para aqueles que buscam adquirir conhecimentos sólidos e habilidades práticas para se tornarem enfermeiros altamente qualificados, capazes de proporcionar cuidados de qualidade e promover o bem-estar dos pacientes.

A graduação é aberta tanto para estudantes que estão começando sua jornada acadêmica quanto para profissionais que desejam avançar em suas carreiras, oferecendo uma educação completa e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

  • Metodologias ativas de aprendizagem, com o aluno no centro do protagonismo da própria formação;
  • Grade atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e tendências do mercado de trabalho;
  • Formação prática e humanizada;
  • Professores mestres e doutores renomados em suas área de atuação;

A melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com laboratórios de ponta e uma clínica nova e exclusiva para a Faculdade de Enfermagem.

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação Presencial em Curitiba de Enfermagem, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 30 de abril de 2024