Por que investir numa pós-graduação na área da saúde

Por que investir numa pós-graduação na área da saúde é uma pergunta com uma resposta até que simples.

Primeiro, devemos responder porque se deve investir numa pós-graduação, seja ela de que área for. E a resposta é porque, hoje em dia, num mercado de trabalho tão competitivo, mutante e tecnológico, somente a graduação não é o bastante.

A competitividade no mercado de trabalho é um fato e elementos como uma pós-graduação no currículo pode ser um diferencial.

As constantes mudanças que sempre existiram na maior parte das áreas de atuação têm se intensificado nos últimos anos e, com isso, se manter atualizado passa a ser mais do que uma necessidade em alguns casos. Para muitos profissionais, especializar-se após muitos anos de finalizada a graduação traz o conhecimento e “gás” necessários para o momento. Já para os recém formados, tem sido uma forma de escolher qual caminho seguir e, como já dito, um bom adendo no currículo, colaborando nas contratações.

Em algumas áreas, a tecnologia teve influência muito grande nos últimos anos e buscar especialização tornou-se uma das formas de estar a par dessas transformações e inovações.

Dito isso, vamos falar que a área da saúde é uma das mais promissoras, de acordo com as pesquisas, e das que se manterão nesse topo ainda por longo tempo.

Não só pelos salários, mas também e principalmente pela demanda que cresce a cada ano.

A longevidade é um dos grandes fatores que tem contribuído para que a área da saúde como um todo tenha tido maior destaque e o avanço tecnológico é um fator de destaque nesse quesito.

Portanto, parece que a resposta para a pergunta de “por que investir numa pós-graduação na área da saúde?” foi respondida, mas vamos esmiuçar um pouco mais o assunto.

Afinal, por que investir numa pós-graduação na área da saúde?

Além de tudo o que já foi dito, investir numa pós traz para os profissionais da saúde um novo leque de opções, além de outros benefícios.

É possível, por meio de uma pós, ampliar-se a área de atuação, por exemplo, e atuar como gestor, decisor político, acadêmico, pesquisador e outros cargos que necessitem de uma formação e competência mais específicas.

O UniDomBosco oferece algumas opções de cursos de pós-graduação na área da saúde.

São eles:

  • Biomedicina Estética- presencial
  • Estética Avançada e Protocolos Invasivos- presencial
  • Gerontologia: Atividade Física, Prevenção e Promoção de Saúde- presencial
  • Gestão da qualidade aplicada à saúde– presencial
  • Gestão em Saúde– presencial e EAD
  • Enfermagem em Oncologia– EAD
  • Tecnologia em Saúde– EAD

Além de ampliar a área de atuação, cursar uma pós-graduação na área da saúde amplia conhecimentos e habilidades. Conhecer novas estratégias e métodos é certamente um diferencial na carreira profissional. Mais conhecimento se adquire, melhor profissional se torna.

Pode-se também, como já dito, se aprofundar numa área muito específica do seu campo de atuação, em muitos casos tornando-se referência naquela área e colhendo muitos benefícios disso.

Outro fator importante a ser considerado é a possibilidade de aumento da remuneração, que muitas vezes resulta de uma pós-graduação. Algumas pesquisas falam que o aumento pode ser entre 150% a 225%.

As pesquisas mostram também que quanto maior a especialização, maior pode ser o aumento e, assim, os que possuem mestrados e doutorados se distanciam ainda mais, em termos salariais, daqueles que possuem somente a graduação.

Podemos falar também do aumento da rede de contatos profissionais e as vantagens que isso traz, profissional e pessoalmente. Quanto mais contatos profissionais de qualidade, maiores são as possibilidades de indicações, parcerias, trabalhos e outros. A carreira profissional na área da saúde, assim como nas outras áreas, se fortalece com os bons contatos.

Se interessa por gestão? Conheça um pouco mais sobre uma das opções que o Unidombosco oferece

Como falado, uma das vantagens de se especializar é a de abrir o leque de opções de atuação e os cargos de gestão dentro da área da saúde são uma boa forma.

O UniDombosco oferece, por exemplo, o curso de Gestão em Saúde, na modalidade presencial, com duração de 13 meses e carga horária de 360 horas.

A proposta do curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde é capacitar profissionais de nível superior para atuar no âmbito da gestão nos serviços de saúde. Trata-se de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar para desenvolver habilidades e competências que garantam ao profissional gestor a resolutividade e a qualidade dos serviços de saúde. Durante o desenvolvimento do conteúdo do curso, serão contempladas diferentes dimensões pertinentes aos conceitos de saúde e doença, ao sistema de saúde vigente no país, a processos de gestão de pessoas, financeira e contábil para o funcionamento bem-sucedido dos serviços de saúde, favorecendo o atendimento primoroso do paciente para o sucesso da instituição.

Para isso, a grade curricular apresenta os seguintes módulos:

  • Módulo 1 – Planejamento Estratégico na Saúde
  • Módulo 2 – Empreendedorismo na Saúde
  • Módulo 3 – Sistemas de Saúde no Brasil
  • Módulo 4 – Gestão da Qualidade
  • Módulo 5 – Gestão de Processos
  • Módulo 6 – Acreditação em Saúde
  • Módulo 7 – Logística Aplicada à Saúde
  • Módulo 8 – Gestão de Hospitalidade e Humanização em Serviços de Saúde
  • Módulo 9 – Gestão de Custos/Finanças
  • Módulo 10 – Auditoria de Contas
  • Módulo 11 – Gestão da Comunicação e Marketing
  • Módulo 12 – Gestão de Pessoas// Psicologia Organizacional na Gestão da Saúde
  • Módulo 13 – Segurança Assistencial (Gestão de Risco) e Noções de Biossegurança
  • Módulo 14 – Aspectos Jurídicos em Saúde
  • Módulo 15 – Inovação em Saúde
  • Módulo 16 – Gerenciamento de Projetos

O curso é coordenado pelo professor Heleno de Sousa Faria e conta com professores renomados na área da saúde. Se você tem interesse em se especializar em gestão, acesse o site para buscar maiores informações sobre o curso.

Vantagens não faltam para se investir numa pós-graduação na área da saúde. E, se não é a gestão que você procura, é só escolher qual ou quais cursos têm mais a ver com sua especialidade e/ou interesses e começar a usufruir dessas muitas vantagens o quanto antes.

Acesse o site do UniDomBosco para conhecer melhor cada uma dessas opções que mostramos neste artigo.