A ciência de dados no marketing

O episódio #76 do podcast Identidade DOM, intitulado “A Ciência de Dados no Marketing”, apresenta uma explicação do professor Dalton Kozak, coordenador do curso de graduação em Matemática do Centro Universitário UniDomBosco, sobre a importância da ciência de dados no contexto do marketing.

Ciência de Dados

O professor Dalton começa explicando que a ciência de dados é uma área que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente devido ao grande volume de informações que são geradas e armazenadas pelas empresas. Ele destaca que a ciência de dados é uma ferramenta poderosa para extrair insights e conhecimentos a partir desses dados, o que pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Dados no Marketing

Em relação ao marketing, o professor explica que a ciência de dados pode ajudar as empresas a entender melhor o comportamento dos consumidores, identificar padrões e tendências, e criar campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas. Ele ressalta que a ciência de dados pode ser aplicada em diferentes áreas do marketing, como pesquisa de mercado, análise de dados de vendas, segmentação de clientes, entre outras.

O professor também apresenta um estudo de caso de uma empresa que utilizou a ciência de dados para melhorar suas campanhas de marketing. Ele explica que a empresa coletou dados sobre o comportamento dos consumidores em seu site, como as páginas visitadas, o tempo de permanência, entre outros. A partir desses dados, a companhia utilizou técnicas de análise de dados para identificar padrões e segmentar os clientes de acordo com seus interesses e comportamentos. Com base nessa segmentação, a empresa criou campanhas de marketing mais personalizadas e direcionadas, o que resultou em um aumento significativo nas vendas.

Matemática

Sobre o papel da matemática na ciência de dados, o professor explica que a matemática é uma ferramenta fundamental na análise de dados, pois permite a criação de modelos matemáticos que podem ser utilizados para prever comportamentos e tendências. Ele destaca que a matemática é uma disciplina muito importante para quem quer trabalhar com ciência de dados, pois é preciso ter conhecimentos sólidos em estatística, álgebra linear, cálculo e outras áreas da matemática para poder realizar análises complexas de dados.

Ética

O professor também fala sobre a relevância da ética na ciência de dados, destacando que é preciso ter cuidado ao lidar com dados sensíveis dos consumidores, como informações pessoais e de comportamento. Ele destaca que as empresas precisam ter políticas claras de privacidade e segurança de dados, e que os profissionais de ciência de dados precisam ser responsáveis e éticos em suas análises e decisões.

Oportunidade de carreira

Sobre as oportunidades de carreira na área de ciência de dados, o professor explica que a demanda por profissionais de ciência de dados tem crescido muito nos últimos anos, e que existem diversas oportunidades em empresas de diferentes setores, como tecnologia, finanças, saúde, entre outros. Ele destaca que é uma área em constante evolução, e que os profissionais precisam estar sempre atualizados e dispostos a aprender novas técnicas e tecnologias.

Conclusão

No final do episódio, o professor Dalton faz um resumo dos principais pontos discutidos, destacando a importância da ciência de dados no marketing e em outras áreas, o papel da matemática na análise de dados, a ética na utilização de dados sensíveis, e as oportunidades de carreira na área de ciência de dados.

Em resumo, o episódio #76 do podcast Identidade DOM apresenta uma conversa interessante e informativa sobre a importância da ciência de dados no marketing e em outras áreas, destacando o papel da matemática na análise de dados e a importância da ética na utilização de dados sensíveis. O episódio é recomendado para quem quer entender melhor como a ciência de dados pode ser aplicada em diferentes contextos e como essa área pode oferecer oportunidades de carreira interessantes e desafiadoras.

O professor

Dalton Kozak é Graduado em Engenharia de Aeronáutica (ITA) e em Engenharia Química (PUCPR). Mestre em Ciências (ITA) e Doutor em Engenharia (UFPR). Engenheiro de propulsão (Avibrás Aeroespacial e IAE, SJC/SP). Professor universitário (PUCPR, UFPR, Uninter, UniDomBosco). Analista, gerente de projetos e consultor na área de desenvolvimento de software. Consultor na área de certificação de aeronaves.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse: https://unidombosco.edu.br/

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 77 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.