Abuso psicológico: como identificar

Avatar
homem-cometendo-abuso-psicologico

A verdade é que o abuso psicológico sempre existiu, porém, felizmente, nos dias atuais tem se falado mais dele e, com isso, cada vez mais vítimas conseguem se libertar desse tipo de relação. 

E se engana quem acredita que esse tipo de abuso ocorre somente em relações amorosas entre parceiros. Ele pode acontecer em qualquer tipo de relação, até nas profissionais. 

Mas o que é, de fato, o abuso psicológico?  

Atualmente muito se escuta sobre as relações abusivas, mas o que será que classifica esse tipo de relação?  Quais são os comportamentos do abusador e as reações da vítima, para que seja considerado um abuso psicológico? 

Abuso psicológico, também conhecido como abuso emocional ou abuso mental, caracteriza-se quando uma pessoa submete ou expõe outra a um comportamento que pode resultar em traumas psicológicos, como ansiedade, depressão crônica, ou transtorno de estresse pós-traumático Esse tipo de abuso é frequentemente associado a situações de desequilíbrio de poder, tais como relações abusivas, bullying, assédio moral e abuso no local de trabalho. 

Na prática, esse abuso pode ocorrer de diferentes formas e alguns comportamentos costumam ser comuns, como: 

  • Desinteresse pelos sentimentos 

Um abusador não se preocupa com os sentimentos da vítima e, na maioria das vezes, a culpa pela infelicidade de ambos, além de tentar “enganar”, colocando problemas em outras relações ou situações. 

  • Humilhações  

No início elas costumam ser feitas em formas de críticas mais brandas e, com o decorrer do tempo, começam a ficar mais aparentes e também mais fortes. 

São feitas tanto em momentos privados, quanto na frente das pessoas. A constância desse tipo de depreciação da vítima é que faz com que ela comece a, de fato, acreditar que o abusador esteja certo sobre a sua personalidade. 

  • Mentiras e omissões 

As mentiras e omissões são bastante comuns nas relações abusivas, e de ambas as partes. Isso porque o abusador mente e omite para poder ter a sua personalidade real preservada, e a vítima, com o decorrer do tempo, acaba também tendo essas atitudes para manter uma melhor relação e não conviver com reações não esperadas e inadequadas do abusador. 

  • Contestação e negação da verdade 

Gaslighting ou gas-lightingé uma forma de abuso psicológico na qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. 

Esse é um comportamento bastante comum dos abusadores e que causa, nas vítimas, grandes problemas. 

  • Desejo por controle 

Uma das principais características de um abusador é o desejo por controle. Controle da vítima e das situações e, por isso, no trabalho esse tipo de relação também ocorre. E não é só com os líderes, mas também com colegas que desejam alcançar melhores cargos ou ter algum poder sobre os demais. 

  • Manipulação de vínculos 

Para que o abuso não seja percebido pelas outras pessoas que se relacionam com a vítima, o abusador vai manipular essas relações. 

Afastar a vítima dessas pessoas garante a estabilidade da relação de abuso e, para isso, ele mente, engana e faz o que for preciso. 

  • Comportamentos drasticamente distintos 

Sabe aquela pessoa que parece a mais boazinha e dedicada em um momento e, no outro, a mais fria e grosseira? Os abusadores costumam ser assim e as vítimas percebem essas oscilações, porém, diante de toda a manipulação que já foi feita, ela acaba achando que isso é normal e se mantendo na relação. 

Como identificar o abuso psicológico? 

Todas essas características são um bom sinal de alerta, porém, como já dissemos, tudo costuma ser muito sutil e a vítima, em sua maioria, aparentemente está, de alguma forma, bem com isso.  

Diante disso é que é tão difícil identificar o abuso e, mais do que isso, ajudar os que estão nessa situação. 

Os especialistas indicam que o autoconhecimento e a informação são bons aliados nestes casos. Quando a pessoa se conhece, dificilmente acreditará nas manipulações e o sinal de alerta logo acenderá. As informações advindas de todas as formas sobre o que é o abuso, e como ele se manifesta, também são uma boa forma de ajudar os que estão nessa situação. 

Não é fácil se desvincular de uma relação abusiva, mas é possível. Se você se identificou ou identificou alguém, peça ajuda.