Psicoeducação em saúde mental: capacitando indivíduos e comunidades

Vivemos em um mundo caracterizado por avanços tecnológicos, conectividade global e um ritmo de vida acelerado. No entanto, esse cenário também traz consigo um conjunto de desafios preocupantes para a saúde mental da sociedade contemporânea. Questões como estresse, ansiedade, depressão e solidão estão se tornando cada vez mais proeminentes, demandando uma reflexão profunda sobre como abordar e enfrentar essas complexas questões.

O Estigma em Torno da Saúde Mental

Apesar dos avanços em termos de conscientização, o estigma em relação à saúde mental ainda persiste em muitas partes do mundo. Muitas pessoas resistem em buscar ajuda devido ao medo de serem rotuladas ou julgadas. Isso é exacerbado pela falta de compreensão sobre doenças mentais, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado. Educar a sociedade sobre a natureza das doenças mentais é essencial para combater esse estigma e promover um ambiente onde as pessoas possam buscar ajuda sem receios.

A Influência das Redes Sociais

As redes sociais, apesar de conectarem as pessoas globalmente, também têm uma influência significativa nas questões de saúde mental. A constante comparação com as vidas aparentemente perfeitas trazidas na versão online pode gerar sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Além disso, o cyberbullying e a exposição a conteúdos “ruins6” podem impactar negativamente a saúde mental, especialmente entre os mais jovens. É importante promover o uso saudável das redes sociais e ensinar habilidades de enfrentamento digital.

O Impacto da Pandemia de COVID-19

A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para a saúde mental global. O isolamento social, o medo da doença, as incertezas econômicas e as mudanças drásticas na rotina afetaram profundamente a saúde mental de milhões de pessoas. Aumentos nos níveis de ansiedade, depressão e estresse foram relatados em várias partes do mundo. A crise evidenciou a necessidade de sistemas de apoio sólidos e acessíveis, assim como a importância de reconhecer que a saúde mental é tão vital quanto a saúde física.

A Importância da Abordagem Multidisciplinar

Abordar as questões de saúde mental do mundo atual requer uma abordagem multidisciplinar. É fundamental que governos, instituições de saúde, educadores, profissionais de saúde mental e a sociedade em geral trabalhem juntos para criar um ambiente propício à saúde mental. Isso envolve a implementação de políticas públicas que garantam acesso igualitário a serviços de saúde mental, a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e a integração de programas de bem-estar emocional nas escolas.

Promovendo a Resiliência e o Autocuidado

Além das ações coletivas, a promoção da resiliência e do autocuidado individual desempenha um papel vital na manutenção da saúde mental. Isso inclui a prática regular de atividades físicas, a busca por hobbies que tragam prazer, a prática da meditação e do mindfulness, bem como a manutenção de conexões sociais significativas. Educar as pessoas sobre a importância do autocuidado e fornecer ferramentas para lidar com o estresse pode ajudar a criar indivíduos mentalmente mais saudáveis.

definicao-de-saude-mental

Na prática…

As questões de saúde mental no mundo atual são complexas e multifacetadas. Elas refletem os desafios da nossa sociedade moderna, incluindo a pressão constante, a hiperconectividade e as mudanças rápidas. No entanto, é essencial lembrar que a busca pela saúde mental é um direito humano fundamental.

Diante disso, à medida que as questões relacionadas à saúde mental ganham destaque e urgência, a demanda por profissionais qualificados para lidar com essas complexas nuances também aumenta significativamente.

Nesse contexto, a pós-graduação em psicoeducação em saúde mental surge como uma disciplina fundamental para capacitar indivíduos a compreender, abordar e promover o bem-estar psicológico de maneira abrangente e informada.

A pós-graduação em psicoeducação em saúde mental não apenas enriquece o conhecimento individual como da coletividade, pois lança alicerces sólidos para a construção de um panorama mental mais saudável e esclarecido.

O curso

A pós-graduação em Psicoeducação em saúde mental do UniDomBosco é oferecido na modalidade EAD com duração de 12 meses.

O curso de pós-graduação em Psicoeducação em Saúde Mental é estruturado em 10 disciplinas de 36 horas, prevê videoaulas e aula ao vivo, estudo prático, fóruns, reflexões e objetos de aprendizagens diferenciados, além de webconferências para a formação do pós-graduando.

A Matriz curricular conta com as seguintes disciplinas:

• Tecnologia e Saúde Mental
  • Neurociências e saúde mental
  • Estresse e coping
  • Mental na Longevidade
  • Psicologia e saúde:Trabalho multiprofissional psicoimunologia
  • Influência da sexualidade na Saúde Mental
  • Políticas Públicas em Saúde Mental
  • Psicologia do Esporte: atitude, movimentos para saúde física e mental
  • Influência das famílias em Saúde Mental
  • A saúde Mental na Escola

A coordenação do curso é do professor Raphael Henrique Castanho Di Lascio.

O coordenador

Raphael Henrique Castanho Di Lascio possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialização em Organização e Planejamento de RH pela UFPR e Gestão e Direção de Empresas pela ISAD/PUCPR. Psicodramatista pela FEBRAP. Atual Coordenador do curso de Psicologia da UNIDOMBOSCO e da pós em Psicoeducação.

Se interessou? Acesse o site do UniDomBosco para conhecer melhor sobre o curso e se inscrever.