Quais áreas de atuação do sociólogo?

Avatar

Todo mundo em algum lugar já escutou falar sobre a Sociologia e os sociólogos. Porém, a maioria das pessoas não entende bem do que se trata e muito menos imagina o que esse profissional faz.

Neste artigo vamos falar sobre a atuação do sociólogo, mas antes vamos explicar o que é Sociologia e falar um pouco sobre a formação nesta área.

Mas afinal, o que é Sociologia?

Sociologia é a Ciência Social que estuda a sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social. O sociólogo, então, de forma bem simples, é aquele que realiza esses estudos e pesquisas nessas áreas.

Como se tornar um sociólogo?

A formação inicial de um sociólogo é realizada por meio de um curso de graduação de licenciatura. No UniDomBosco, a modalidade do curso é EAD.

O diferencial do Curso de Licenciatura em Sociologia está na qualidade do processo de formação de seus alunos. Temos materiais, recursos pedagógicos e tecnológicos que atendem de forma significativa a aprendizagem dos alunos. Os professores do Curso têm experiência profissional na área e são especialistas, mestres e/ou doutores. O Curso de Licenciatura em Sociologia em EAD (Educação a distância 100% online) conta com material pedagógico, rotas de aprendizagem, estudos de caso de qualidade, além de tutoria ativa e participativa. O curso tem duração de 4 anos. Ao longo dos módulos e de seus componentes curriculares (disciplinas), os estudantes poderão aliar teoria e prática para a compreensão das sociedades, hábitos e costumes de grupos e instituições. O curso propõe uma estrutura curricular flexível e diversa.

No curso, o estudante irá aprender disciplinas como: Cultura e Sociedade, Competências Comunicativas no Contexto Escolar, Comunicação Acadêmica, Raciocínio Lógico, Pesquisa e Prática em Educação, Ética Profissional do Educador, Psicologia e Educação, Filosofia e História da Educação, Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação, Didática, Fundamentos da Ciência Política, Introdução à Teoria Sociológica, Prática Pedagógica Integradora, Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Libras, Teoria Política e Democracia, Estado, Território e Cidadania, Perspectiva Econômica em Ciências Sociais, Cenários Socioeconômicos, Direitos Humanos, Introdução à Antropologia, Sociologia, Desenvolvimento e Trabalho, Educação Ambiental, Fundamentos do Pensamento Político e Social, Políticas e Legislação educacional, Avaliação na Educação, Teoria Política Contemporânea, Formação e Identidade Docente, Bioética, Sociedade Contemporânea e Redes Sociais, Metodologia do Ensino de Sociologia, Sociologia Urbana e Rural, Partidos Políticos e Gestão Pública, Tecnologia e Inovação Educacional, Cibercultura e Ciberespaço, Teoria do Conhecimento, Tópicos Especiais em Sociologia, Teoria Sociológica Contemporânea, Movimentos e Projetos Sociais, Metodologia de Intervenção SócioEducacional-Cultural, Análise de Políticas Públicas voltadas ao Social, Multiculturalismo e Diversidade, Interdisciplinaridade e Ensino.

O curso apesar de ser uma licenciatura, traz uma formação que possibilita o profissional atuar tanto na docência quanto na pesquisa.

sociologo-em-sala-de-aula

O sociólogo atua somente ministrando aulas?

A resposta para essa pergunta já foi respondida em outros momentos do artigo, e ela é não. Pesquisa é uma das áreas de atuação desse profissional, além da sala de aula.

Na área de pesquisa, a atuação desse profissional pode ocorrer tanto em universidades quanto em empresas ou órgãos públicos. As pesquisas podem ser em modalidades como: científicas, sociais, mercadológicas, opinião pública ou eleitorais.

A formação em licenciatura permite que o profissional formado, no caso no curso de Sociologia, possa ministrar aulas em instituições de Ensino Médio e Superior. Algumas instituições de Ensino Superior requerem para essa atuação diplomas de mestrado e doutorado.

Além desses dois tipos de atuação, um profissional formado em Sociologia pode prestar consultoria para empresas, auxiliar na criação de políticas públicas, assessorar partidos políticos e candidatos, coordenar projetos sociais, escrever ou revisar artigos sobre assuntos políticos e sociais, prestar consultoria para produções audiovisuais e elaborar materiais didáticos, entre outros.

A variação salarial é alta, dependendo do tipo de atuação do profissional, mas um professor de sociologia de Ensino Médio costuma ganhar em torno de R$4.500. Nas instituições de Ensino Superior, esse valor costuma ser maior. Já nos outros tipos de atuação, não se encontram pesquisas que relatem o valor da média salarial.

A área de educação no nosso país tem muita procura por profissionais da área de ciências sociais e humanas. Com isso, pode-se dizer que é um bom mercado para quem busca colocação profissional.

Se você se interessou pelo curso de Sociologia, entre no site e obtenha todas as informações para iniciar o quanto antes.

Agora, se já é formado na área e quer saber sobre opções de outras formações para melhorar o seu currículo ou conseguir novas oportunidades, leia esses artigos que certamente vão te ajudar.

E para se manter sempre informado sobre cursos e outros temas relevantes no mundo acadêmico e do mercado de trabalho, continue acompanhando o blog.