Imagem destacada do curso

Sociologia

Graduação • Licenciatura

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Sociologia prepara o profissional para atuar em diferentes áreas da educação e da pesquisa. Nele você irá desenvolver competências e habilidades para a docência (Ensino Médio e Superior) e para a pesquisa.

O curso propõe conteúdos relacionados às teorias, às metodologias e as práticas que discutem e atuam sobre as sociedades e culturas contemporâneas. Ainda, o curso garante ferramentas e conceitos adequados para o trabalho e a compreensão dos fenômenos, estruturas e relações sociais, políticas, econômicas e culturais do tempo pretérito e do momento atual.

É importante ressaltar que o curso tem como uma das referências e preocupações a formação de um sujeito capaz relacionar e compreender o meio social em que vive, com suas mazelas e problemas de ordem social, econômica, ambiental, entre outras. Por isso, em seu escopo, traz um profundo envolvimento em sua formação com as questões/temáticas éticas, intelectuais, críticas e humanas.

Para isso, no Curso de Sociologia, você também estudará o processo do ensino e aprendizagem, formas metodológicas inovadoras, avaliação significativa, uso de tecnologias na educação, dentre outros temas. Você terá acesso a teorias e metodologias de pesquisa que serão fundamentais para a sua formação como pesquisador, que o capacitarão para o desenvolvimento de projetos, planos e programas e para análises referentes às questões sociais.

Os diferenciais

O diferencial do Curso de Licenciatura em Sociologia está na qualidade do processo de formação de seus alunos. Temos materiais, recursos pedagógicos e tecnológicos que atendem de forma significativa a aprendizagem dos alunos. Os professores do Curso têm experiência profissional na área e são especialistas, mestres e/ou doutores. O Curso de Licenciatura em Sociologia em EAD (Educação a distância 100% online) conta com material pedagógico, rotas de aprendizagem, estudos de caso de qualidade, além de tutoria ativa e participativa. O curso tem duração de 4 anos. Ao longo dos módulos e de seus componentes curriculares (disciplinas), os estudantes poderão aliar teoria e prática para a compreensão das sociedades, hábitos e costumes de grupos e instituições. O curso propõe uma estrutura curricular flexível e diversa.

O mercado

O licenciado em Sociologia poderá atuar no Ensino Médio, no Ensino Superior e na pesquisa. Em qualquer uma das atuações, ter uma formação completa, com a discussão de teorias e o conhecimento de ferramentas adequadas para a análise crítica e a intervenção sociais, é fundamental. Para o caso da atuação no Ensino Médio, você poderá desenvolver material didático, terá competências para propor planos de aula e de ensino, capacidade de gestão escolar e conhecimento e habilidades para promover situações de debate e ação social. Ao trabalhar no Ensino Superior, o profissional da Sociologia poderá atuar não apenas no próprio curso mas em outros correlatos ou de áreas afins, tais como Ciências Sociais, História, Pedagogia, Arquitetura ou Direito.

O professor do Ensino Superior, além da docência, desenvolve projetos de pesquisa e de intervenção social. Ainda, a formação em professor/pesquisador de Sociologia abre espaço para a atuação na pesquisa que envolva análise e impacto de grandes obras ou de intervenções urbanas, diagnósticos sociais relacionados às políticas públicas, desenvolvimento de projetos do Terceiro setor (como por exemplo, para ONGs, Institutos e Fundações), além de propor consultoria e assessoria às empresas privadas e ao setor público.

Público destinado

Para o Curso de Graduação em Sociologia (4 anos) podem se inscrever pessoas que possuam o Ensino Médio completo e pessoas que já tenham formação em outras áreas do conhecimento.

Informações complementares

Periodicidade: Semestral

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Sem conceito

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação EAD em Sociologia, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 15 de abril de 2024