Prouni 2024: regras, datas e inscrições

Avatar

Quer saber mais sobre o ProUni 2024? O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, é uma das possibilidades para tornar o ensino superior mais acessível para quem não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades de uma faculdade particular. 

Este programa, que se tornou uma peça fundamental na democratização do acesso à educação, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino privadas.

O que é ProUni?

O ProUni  um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para termos uma ideia de pessoas que se interessam por esse Programa: a segunda edição de 2023 do processo seletivo para o Programa Universidade para Todos (ProUni) teve 224.243 inscritos, segundo apuração do Ministério da Educação (MEC). 

Desse total, 152.434 são mulheres, que corresponde a 68,98% dos inscritos. Os homens somaram 71.809 (32,02%). O número de bolsas ofertadas nesta edição foi de 276.566, sendo 215.530 bolsas integrais (100%) e 61.036 parciais (50%).  As bolsas integrais ou parciais são disponibilizadas de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita, conforme previsto no Edital nº 9/2023 , referente a segunda edição de 2023 do Programa (fonte: MEC).

Quem criou o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com Fernando Haddad como ministro da Educação. Como foi visto, o objetivo do programa é oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para estudantes brasileiros que tenham renda familiar mensal per capita de até um salário-mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.

Esse programa foi inspirado em experiências semelhantes de outros países, como os Estados Unidos, onde o Pell Grant oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda.

Como funciona o ProUni?

O sistema do ProUni é totalmente automatizado e seleciona os candidatos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota mais recente adquirida no Enem servirá para a participação no processo seletivo. É necessário que o candidato tenha atingido, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova de redação e não ter participado na condição de treineiro.

Ao contrário do que muita gente pensa, no ProUni a disputa por uma bolsa não é geral, de todos contra todos. A concorrência por uma bolsa se dá entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). As vagas disponíveis vão sendo preenchidas por quem tem as maiores notas no Enem.

A partir do segundo dia de inscrições, o sistema do ProUni divulga as notas de corte, menor nota para entrar em determinada vaga (no mesmo curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência). É importante acompanhar as notas de corte para ver se você tem chance de passar ou se precisa escolher outra opção entre as vagas disponíveis. É possível modificar as escolhas quantas vezes quiser durante o período das inscrições. Para a seleção, vai valer a última opção gravada pelo candidato no sistema (fonte: Guia da Carreira).

estudantes-conversando

Inscrições ProUni 2024

A inscrição para o ProUni 2024 é realizada de forma 100% gratuita, feita exclusivamente pela internet sem precisar sair de casa. Para auxiliar você nesse processo, resolvemos trazer um passo a passo completo e detalhado. Confira abaixo:

  • Acesse a página do Gov.br clicando aqui;
  • Em seguida, você será redirecionado para o Acesso Único;
  • Após isso, clique na imagem “PROUNI”;
  • Então, quando as inscrições estiverem abertas, a opção vai estar disponível;
  • Depois, você poderá clicar no botão “Inscrição” e preencher o cadastro.
  • Por fim, basta seguir as orientações.

Lembrando que as inscrições são disponibilizadas nos dois semestres do ano letivo. No entanto, até o momento, o MEC divulgou apenas as inscrições do primeiro.

Quando abre o ProUni para 2024?

As inscrições para o ProUni 2024 (primeiro semestre) estarão abertas entre 22 e 25 de fevereiro de 2024. Durante esse período, os interessados deverão acessar o site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para realizar a inscrição e concorrer a uma das bolsas disponíveis. Acesse o Portal Único aqui

Quem tem direito de participar do ProUni?

De acordo com o MEC, estes são os critérios de participação do ProUni 2024:

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa. 

Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições a seguir:

I. Tenha cursado:

  • ensino médio integralmente em escola da rede pública.
  • ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
  • ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

II. Ser pessoa com deficiência.

III. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Como consultar o resultado do ProUni 2024?

O resultado do ProUni começa a ser calculado logo após o encerramento do prazo de inscrição. Os candidatos são colocados em ordem de acordo com a nota do Enem obtida. As vagas são preenchidas em ordem decrescente, em que a nota mais alta obtém o primeiro lugar, até que a última vaga seja preenchida. 

Além disso, o programa estabelece a ordem classificatória com base em critérios enumerados no edital do ProUni. São eles (em ordem decrescente):

  • Professor da rede pública de ensino (exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia);
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular na condição de bolsista integral
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola particular na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

Assim como no Sisu, os candidatos que optarem pela reserva de vagas irão concorrer apenas com as pessoas da mesma modalidade.

Os candidatos que forem aprovados na primeira opção de curso não poderão concorrer à segunda opção. Só podem concorrer para a segunda opção de curso os candidatos que não foram selecionados para a primeira.

Gostou de saber mais sobre o ProUni 2024? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? Saiba mais sobre ProUni na UniDomBosco clicando aqui.

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!