Como é feito o cálculo da nota do ENEM?

Avatar

O dia do Exame Nacional do Ensino Médio se tornou bastante aguardado no Brasil, já que milhões de estudantes prestam a prova todos os anos por diversas razões. Se a data já é conhecida e esperada, muitos ainda se perguntam como é feito o cálculo da nota do ENEM, assunto que vamos abordar ao longo deste artigo.

O que é o ENEM

Antes de entrar nos detalhes de como é feito o cálculo da nota do ENEM, vamos a uma breve explicação do que é o exame, quais as suas funções e um resgate histórico do surgimento da prova no Brasil como instrumento de avaliação das escolas e de processo seletivo por faculdades e universidades do país.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das maiores avaliações educacionais brasileiras. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) durante o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

História do ENEM

Quando criado em 1998, o ENEM foi, inicialmente, concebido com o propósito de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. O MEC viu a necessidade de contar com uma avaliação abrangente que pudesse fornecer informações sobre o desempenho dos estudantes nessa etapa de ensino, bem como identificar possíveis deficiências e áreas de melhoria no sistema educacional do país.

O exame chegou, portanto, como parte de um esforço para promover melhorias na educação brasileira, ao fornecer dados objetivos que poderiam ser usados para orientar políticas educacionais e tomadas de decisão. Com o tempo, o ENEM evoluiu e adquiriu novas funções, como a seleção de candidatos para o ensino superior e a certificação de conclusão do ensino médio, tornando-se uma parte fundamental do cenário educacional brasileiro.

Ao longo dos anos, o ENEM passou por uma significativa transformação, e sua aplicação passou a incluir uma prova de redação, o que ampliou a abrangência da avaliação, permitindo a mensuração das habilidades de escrita e interpretação de texto dos estudantes. Além disso, o exame ganhou outras novas funções, incluindo a seleção de estudantes para o ingresso em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O ENEM também se tornou uma alternativa para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio por parte de pessoas que não haviam concluído essa etapa de ensino. Esse papel de certificação é importante para aqueles que buscam oportunidades de emprego e desejam comprovar a conclusão do ensino médio.

O ENEM hoje

Hoje, o ENEM é uma das maiores avaliações educacionais do Brasil e envolve milhões de estudantes a cada ano. Além de seus objetivos originais, o exame desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de acesso à educação superior, uma vez que seu desempenho é levado em consideração em diversos programas de ingresso e financiamento estudantil. Entre as principais funções da prova estão:

Avaliação do ensino médio

O ENEM avalia o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e matemática. Assim, ele é usado para medir a qualidade do ensino médio no país.

Acesso ao ensino superior

Muitas faculdades e universidades públicas e privadas utilizam a pontuação do ENEM como critério de seleção para ingresso em cursos de graduação. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) são exemplos de programas que usam o ENEM como parte do processo seletivo.

Acesso a financiamento estudantil

O exame também é utilizado como critério de seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que oferece empréstimos a juros baixos para estudantes que desejam financiar seus estudos e se enquadrem nos pré-requisitos para isso.

Certificação de Conclusão do Ensino Médio

Pessoas que não concluíram o ensino médio podem utilizar o ENEM para obter a certificação de conclusão dessa etapa de ensino.

Como é a prova

A prova do ENEM é composta pelas quatro áreas de conhecimento citadas acima (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática). Cada uma delas contém questões de múltipla escolha, além de uma etapa de redação. O exame avalia habilidades de interpretação, análise e resolução de problemas, sendo aplicado em dois dias consecutivos. A redação requer a produção de um texto dissertativo-argumentativo a partir de um tema proposto. A pontuação do ENEM é usada para ingresso em universidades, programas de financiamento estudantil e obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.

prova-do-enem
Pencil and eraser on answer sheets or Standardized test form with answers bubbled. multiple choice answer sheet

Como é feito o cálculo da nota do ENEM

A nota do ENEM é calculada por meio de um sistema de pontuação que envolve a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a dificuldade das questões e o desempenho dos candidatos, com base na consistência dos acertos.

Para o cálculo, as provas de múltipla escolha de cada área têm um valor máximo de 1.000 pontos, e cada questão tem um peso específico, baseado em sua dificuldade determinada pela TRI.A redação é avaliada separadamente e também pode somar até 1.000 pontos.

Por fim, para chegar ao resultado, soma-se as notas das quatro diferentes áreas de conhecimento e da redação e divide-se o total por cinco.

Bolsas de estudos

Além do acesso a programas governamentais, os estudantes ainda podem, a depender da instituição de ensino superior, conseguir bolsas de estudos relevantes com a nota do ENEM, variando também de acordo com o próprio resultado. O Centro Universitário UniDomBosco, por exemplo, oferece descontos especiais para cada faixa de pontuação, tanto para a Graduação presencial como no EAD.

Inscreva-se

Para saber mais detalhes sobre os nossos cursos e as formas de ingresso, acesse o site por aqui.

São mais de 40 opções de graduação nas principais áreas do mercado de trabalho, com conteúdo atualizado, estrutura única para o seu desenvolvimento e altos índices de empregabilidade. Tudo isso em uma instituição referência, nota máxima no MEC e com professores mestres e doutores de renome.

Faça sua inscrição e continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.