Quer saber quais áreas mais contratam?

quais-areas-mais-contratam

Muitos estudantes, antes de ingressarem na graduação, fazem diversas pesquisas e uma delas é sobre quais áreas mais contratam.

Não que os salários e o mercado de trabalho devam ser os principais quesitos em uma escolha profissional, mas a verdade é que são itens que devem, também, fazer parte da escolha.

Isso porque é mais do que sabido e comprovado que muitos fatores influenciam numa carreira profissional bem-sucedida e entre eles estão uma boa remuneração e um bom mercado de trabalho.

Pensando nisso, resolvemos trazer aqui um pouco de informações sobre as áreas que mais contratam atualmente.

Leia o artigo, mas sempre tentando conciliar suas habilidades, gostos e desejos com as informações que traremos, para fazer a melhor escolha possível.

• Administração e gestão

O curso de graduação em Administração é um curso que abre muitas possibilidades para o profissional. A formação proporciona tanto a atuação em empresas de todos os mercados e em diferentes cargos, quanto as habilidades necessárias para abrir o próprio negócio.

O primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no país. O saldo no período ficou positivo, com 808.243 empresas abertas, descontadas as 541.884 empresas fechadas nos primeiros quatro meses do ano. Com esse resultado, o total de empresas ativas no país subiu para 19.373.257.”

Esses números comprovam o quanto esse é um mercado com muitas possibilidades e, com isso, os cursos nas áreas de gestão também podem ser colocados nessa lista.

• Finanças

Podemos citar nessa área alguns cursos e diferentes atuações.

O curso de Ciências Contábeis, por exemplo, é um curso que, assim como o de Administração, pode trazer muitas oportunidades para o profissional, dependendo das especializações que ele faça.

Com a formação inicial em contador, o mercado já é bastante atrativo, pois, como já vimos, o número de empresas no Brasil é alto e, além disso, existe a atuação para pessoas físicas. E esse profissional, quando se especializa em gestão, por exemplo, pode atuar em diferentes cargos no mercado empresarial.

O curso de Economia também é um curso que possibilita atuação em diferentes cargos, em empresas de todos os mercados, além de atuação no mercado financeiro. O mercado financeiro, atualmente, tem bastante destaque e, além das empresas e cargos tradicionais, podemos citar as muitas fintechs que surgiram nos últimos anos.

• Engenharia

As engenharias de forma geral são áreas que estão em alta no mercado de trabalho.

Dentre elas, podemos citar como principais exemplos a Engenharia de Produção e a Engenharia da Computação.

A de Produção, pela polivalência da profissão e as muitas oportunidades nas empresas, como já citamos. A da Computação, pela área de tecnologia ser das que mais crescem e a que mais crescerá nos próximos anos.

• Direito

Não é à toa que o curso de Direito é dos que mais formam profissionais todos os anos. A área de atuação é bastante abrangente, tanto no setor privado quanto público.

No setor público, muitos são os concursos públicos para profissionais dessa área e com bons salários e planos de carreira.

No setor privado, além da atuação como advogado, que é bastante ampla, dependendo da especialização que o profissional faça, ele pode atuar em diferentes cargos no mercado empresarial.

• Tecnologia

A área da tecnologia é das mais em alta atualmente e por motivos bem óbvios. A tecnologia faz, cada vez mais, parte do nosso dia a dia e, com isso, novos cargos e profissões são criadas, além de abrir o mercado para os profissionais e profissões que já existiam.

Estão na lista do Linkedin, de 2022, os 25 empregos que mais cresceram nos últimos anos e 15 deles são da área da tecnologia.

• Saúde

A área da Saúde sempre foi uma área com muitas oportunidades, não só de ganhos, mas também de mercado. Com o avanço tecnológico e, consequentemente, da medicina, a expectativa de vida das pessoas aumentou e com isso o cuidado com a saúde e tudo que a engloba também, fazendo crescer a procura por profissionais da saúde.

• Marketing

Podemos citar dois principais fatores para que a área de Marketing esteja nessa lista. O avanço tecnológico e o número de empresas no país.

A empresas buscam cada vez mais profissionais dessa área para alavancarem seus negócios, chegarem nos clientes e combaterem a concorrência, que aumentou devido aos avanços tecnológicos. Esse avanço também criou novas formas de se fazer marketing e, assim, novas profissões nesse mercado.

O que achou dessa lista? Vai te ajudar na escolha do seu curso de graduação? Conta nos comentários qual curso vai escolher.