Sabe qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Avatar

Podemos até dizer que essa é uma das perguntas clássicas quando se trata do assunto especialização. Afinal, qual é a diferença entre MBA e pós-graduação?

Antes, vamos falar um pouco sobre a graduação e os motivos pelos quais as especializações nos dias de hoje têm sido tão fundamentais ou, no mínimo, grandes diferenciais.

A graduação, como todos sabem, é o passo número 1 da vida universitária e, para muitas carreiras, o start profissional.

Existem diferentes tipos de graduação e são elas:

  • Bacharelado
  • Tecnólogo
  • Licenciatura

Cada uma delas possui características específicas e para se aprofundar leia este artigo:

Mas o essencial é saber que os bacharelados possuem formação mais generalista e, com isso, na maioria dos casos a especialização é o caminho natural para poder obter conhecimentos mais específicos de atuação. Por exemplo, um bacharel em Direito que quer se tornar especialista em Direito Tributário, ou um administrador que quer atuar com foco em gestão ou finanças. Nesses casos, eles vão buscar uma especialização, pois na graduação é visto de forma geral tudo o que abrange a profissão, mas não de forma específica para se tornar especialista.

Os cursos tecnólogos são cursos mais curtos e práticos, com objetivo de enviar profissionais com rapidez para o mercado de trabalho. São mais especializados, porém de forma diferente das especializações.

E os cursos de licenciatura permitem que o profissional lecione nas disciplinas de sua formação. As especializações nestes casos são comuns, quando se quer seguir a carreira acadêmica.

Dito tudo isso, vamos a questão do início.

MBA

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Ambos são especializações, realizadas após a graduação.

Porém, todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA.

Confundiu mais do que explicou?

Vamos às explicações.

Pós-graduação é, como o próprio nome já diz, os tipos de especializações que são realizadas após a conclusão de uma graduação.

Então, por isso, o MBA é uma pós-graduação.

Entretanto, existem diferentes tipos de pós-graduação e, por isso, nem toda pós é um MBA.

O que diferencia os tipos de pós são os objetivos e o público-alvo.

Toda pós tem como objetivo principal a especialização, mas as chamadas de MBA têm foco na visão administrativa e corporativa, enquanto as outras, na especialização profissional.

A pós-graduação é dividida em lato sensu e strictu sensu. O MBA é do tipo lato. O mestrado e doutorado são do strictu.

Neste artigo você pode entender melhor sobre isso: https://www.unidombosco.edu.br/blog/qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-strictu-sensu/

Mas, como escolher o tipo de pós-graduação?

Essa é uma resposta aparentemente simples de ser respondida. A escolha deve ser feita pensando no objetivo e tipo de carreira.

Vamos retomar os exemplos do início do artigo. O bacharel em Direito que quer se tornar especialista em Direito Tributário talvez deva começar por uma especialização na área. Porém, se ele gosta muito de lecionar e fazer pesquisas, um mestrado e um doutorado se encaixam bem para ele.

Já o administrador que quer focar sua atuação em empresas de grande porte na área de finanças, certamente deve buscar um MBA como, por exemplo, o de Finanças Corporativas.

O outro administrador que quer abrir o seu próprio negócio pode optar por um MBA em Gestão de estratégia empresarial.

E um profissional formado em Pedagogia, por exemplo, que o mais comum é se especializar na área de educação, pode fazer um MBA com foco em gestão, para poder abrir uma escola.

Não existe certo nem errado, existe objetivo e planejamento de carreira. Por isso, o ideal é, ao finalizar a graduação, entender o que se quer profissionalmente, para escolher qual caminho de especialização seguir.

E depois de escolhido o caminho, acesse o site do UniDomBosco e confira as muitas opções oferecidas.