As áreas de atuação do fisioterapeuta

O episódio #10 do podcast Dom Universitário é dedicado a falar sobre as áreas de atuação do fisioterapeuta.

A fisioterapia

A apresentação é feita pelas Salete Do Rocio e Isabela Pelloso, membros do corpo docente do UniDomBosco, que explicam a importância da fisioterapia como ciência e profissão, além de apresentar as diversas áreas em que o fisioterapeuta pode atuar.

Profissão nova

A fisioterapia é uma profissão jovem, com 50 anos de reconhecimento como ciência no Brasil. Apesar disso, é uma área madura o suficiente para abrir vários espaços de mercado de trabalho.

Definição

A fisioterapia é uma ciência que estuda o movimento humano e suas alterações, buscando prevenir, tratar e reabilitar pacientes com disfunções físicas. Leia aqui por que a carreira na área é tão importante.

fisioterapeuta-trabalhando-com-paciente

Diferentes áreas de atuação

As professoras apresentam as diversas áreas de atuação do fisioterapeuta, que incluem a fisioterapia ortopédica, a fisioterapia neurológica, a fisioterapia respiratória, a fisioterapia esportiva, a fisioterapia dermatofuncional, a fisioterapia cardiovascular, a fisioterapia pediátrica, a fisioterapia geriátrica e a fisioterapia oncológica.

• Fisioterapia ortopédica
    A fisioterapia ortopédica é a área que trata das disfunções do sistema musculoesquelético, como fraturas, lesões ligamentares, tendinites, entre outras.
  • Fisioterapia neurológica
    A fisioterapia neurológica é a área que trata das disfunções do sistema nervoso, como acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla, entre outras.
  • Fisioterapia respiratória
    A fisioterapia respiratória é a área que trata das disfunções do sistema respiratório, como asma, bronquite, enfisema, entre outras.
  • Fisioterapia esportiva
    A fisioterapia esportiva é a área que trata das lesões decorrentes da prática esportiva, como entorses, contusões, lesões musculares, entre outras.
  • Fisioterapia dermatofuncional
    A fisioterapia dermatofuncional é a área que trata das disfunções estéticas, como celulite, flacidez, estrias, entre outras.
  • Fisioterapia cardiovascular
    A fisioterapia cardiovascular é a área que trata das disfunções do sistema circulatório, como infarto, angina, hipertensão, entre outras.
  • Fisioterapia pediátrica
    A fisioterapia pediátrica é a área que trata das disfunções em crianças, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, entre outras.
  • Fisioterapia geriátrica
    A fisioterapia geriátrica é a área que trata das disfunções em idosos, como osteoporose, artrite, artrose, entre outras.
  • Fisioterapia oncológica
    A fisioterapia oncológica é a área que trata das disfunções decorrentes do tratamento do câncer, como fadiga, dor, linfedema, entre outras.

Conhecimento e habilidades

As professoras destacam que a fisioterapia é uma profissão que exige muito conhecimento e habilidade técnica, além de empatia e sensibilidade para lidar com os pacientes.

É uma profissão que está em constante evolução, com novas técnicas e tecnologias sendo desenvolvidas a todo momento.

Formação acadêmica

Além disso, elas destacam a importância da formação acadêmica para o fisioterapeuta, que deve ter uma base sólida em anatomia, fisiologia, biomecânica, entre outras disciplinas.
O UniDomBosco oferece um curso de fisioterapia muito organizado e atraente para os jovens, com uma comunidade de estudantes, professores e trabalhadores na área da saúde muito engajada e comprometida com a profissão.

Interdisciplinaridade

É muito importante ter interdisciplinaridade na fisioterapia, que muitas vezes trabalha em conjunto com outras áreas da saúde, como a medicina, a enfermagem, a nutrição, entre outras. É fundamental que o fisioterapeuta esteja integrado a uma equipe multidisciplinar para oferecer um tratamento completo e eficaz aos pacientes.

Pesquisa

As professoras também falam sobre o quão importante é a pesquisa na área, que é fundamental para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias, além de contribuir para a evolução da profissão como um todo.

A pesquisa é uma atividade muito valorizada no UniDomBosco, que incentiva seus alunos a se envolverem em projetos de pesquisa desde cedo.

Casos práticos

Durante o episódio, elas ainda apresentam alguns casos de sucesso da fisioterapia, como o tratamento de uma paciente com paralisia cerebral que conseguiu recuperar a funcionalidade das pernas após um tratamento intensivo de fisioterapia neurológica.

Esse caso mostra como a fisioterapia pode fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo a elas a oportunidade de recuperar a autonomia e a independência.

Conclusão

Por fim, os professores reforçam a importância da fisioterapia como profissão e ciência, que tem um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A fisioterapia é uma profissão que oferece muitas oportunidades de trabalho e de realização pessoal, além de contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo.

As participantes

Salete Do Rocio possui graduação em Fisioterapia e mestrado em Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente na área da Educação.

Isabela Pelloso possui graduação em Ciência do Esporte, graduação em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Neurológica, Desenvolvimento motor e percepção corporal. É Mestre em Comportamento Motor.

Para saber mais sobre o curso de Fisioterapia do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse:
– Presencial

– EAD

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 10 completo pelo Spotify.