Faculdade de fisioterapia: quanto tempo dura?

Avatar

A Faculdade de Fisioterapia é uma instituição de ensino superior que oferece uma formação abrangente e especializada para profissionais interessados em atuar na área da saúde, com foco na reabilitação física e na promoção do bem-estar dos pacientes. 

Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos em anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia, além de técnicas e métodos de tratamento fisioterapêutico.

Em 2023, existiam cerca de 240 mil fisioterapeutas no Brasil. Porém, a maior parte (36,02% do total) deles está em um único estado: o de São Paulo, conforme um levantamento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (fonte: PUC/PR). 

E o mercado para quem deseja seguir a profissão é muito promissor. Segundo o Radar do Futuro, a fisioterapia apresenta-se como uma profissão com futuro muito favorável, impulsionada pelo rápido envelhecimento da população e pela crescente consciência sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Este cenário é particularmente beneficiado pela demanda gerada pelos nascidos entre as décadas de 1950 e 1970, que agora se deparam com problemas de mobilidade e lesões que necessitam de reabilitação. 

Além disso, o aumento de condições crônicas como diabetes e obesidade amplia a necessidade de fisioterapeutas para manter a mobilidade dos pacientes e gerir os efeitos dessas doenças. Avanços tecnológicos na medicina e a popularização de procedimentos ambulatoriais para uma variedade de condições também impulsionam a demanda por profissionais qualificados em reabilitação.

Também é importante destacar que o futuro da fisioterapia é igualmente moldado pela evolução tecnológica, que abre novas frentes de atuação e desenvolvimento de tratamentos inovadores, como o uso de exoesqueletos, terapia virtual, e sensores para tratamentos personalizados. A fisioterapia expande-se para novas áreas de especialização, incluindo esportes, pediatria, cuidados paliativos, e integra-se cada vez mais com outras disciplinas da saúde para oferecer cuidados abrangentes. 

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender como é a Faculdade de Fisioterapia, as habilidades e qualidades necessárias, a duração e o valor do curso e qual área é mais rentável.

Como é a Faculdade de Fisioterapia?

Os cursos de Fisioterapia geralmente têm uma duração de quatro a cinco anos e incluem uma combinação de aulas teóricas e práticas. Os estudantes aprendem anatomia, fisiologia, biomecânica, farmacologia e outras disciplinas relacionadas à saúde. 

Além disso, adquirem habilidades clínicas por meio de estágios supervisionados em hospitais, clínicas e outras configurações de atendimento de saúde.

Habilidades e qualidades necessárias

Antes de decidir ingressar em uma Faculdade de Fisioterapia, é importante avaliar se você possui as habilidades e qualidades necessárias para se destacar nessa profissão. Não é necessário ter todas, mas é preciso saber que será necessário desenvolver algumas delas para você ser um profissional reconhecido na área escolhida. 

Algumas das principais são:

  • Empatia: Os fisioterapeutas trabalham diretamente com pacientes, muitos dos quais estão enfrentando dor física ou emocional. Ser capaz de entender e se conectar com as pessoas é fundamental nesta profissão
  • Habilidade manual: A fisioterapia frequentemente envolve o uso das mãos para realizar técnicas de terapia manual, como massagem e manipulação. Ter destreza manual é uma importante vantagem.
  • Boa comunicação: A capacidade de explicar procedimentos, ouvir as preocupações dos pacientes e colaborar com outros profissionais de saúde é essencial.
  • Raciocínio clínico: Os fisioterapeutas precisam analisar casos, diagnosticar problemas musculares e esqueléticos, criar planos de tratamento personalizados. Ter interesse por esse tipo de raciocínio ajuda muito.
  • Resistência física e mental: O trabalho muitas vezes envolve longas horas em pé, movimentação de pacientes e a capacidade de lidar com desafios físicos e emocionais.

Quantos anos têm a Faculdade de Fisioterapia?

Por determinação do Ministério da Educação, qualquer curso de Fisioterapia oferecido no Brasil precisa ter uma carga mínima de 4.000 horas. Isso equivale a cinco anos de estudos.

Mas não se preocupe: o tédio passa longe da Faculdade de Fisioterapia. São tantas atividades em laboratório, estágios e acompanhamento de práticas em clínicas especializadas, que o aluno provavelmente nem vai se dar conta do tempo (fonte: Guia da Carreira).

profissional-de-fisioterapia-cuidando-de-paciente

Qual o valor da Faculdade de Fisioterapia?

O valor médio de um curso de Fisioterapia é de, aproximadamente, R$ 1.200. É um dos mais baratos da área da Saúde, ficando bem abaixo de Medicina e Odontologia, por exemplo (fonte: Guia da Carreira).

Quanto custa o curso de Fisioterapia em Curitiba?

O valor da faculdade de Fisioterapia em Curitiba varia bastante. Mas o UniDomBosco sempre tem condições especiais para você realizar o seu sonho e começar a estudar ainda este semestre. 

Acesse aqui e saiba mais sobre a Faculdade de Fisioterapia em Curitiba. Ah, e o nosso curso de Fisioterapia em Curitiba recebeu nota máxima do MEC!

Qual área ganha mais dinheiro?

A remuneração na área da Fisioterapia pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo localização geográfica, experiência profissional, especialização, tipo de empregador e mercado de trabalho local. 

Não há uma área específica da fisioterapia que garanta, automaticamente, os maiores salários, mas algumas especializações tendem a oferecer remunerações mais elevadas devido à demanda e complexidade das atividades desempenhadas.

Algumas áreas da Fisioterapia que podem proporcionar ganhos mais elevados incluem:

  • Fisioterapia esportiva de elite: Trabalhar com atletas profissionais de alto nível ou equipes esportivas de destaque pode oferecer oportunidades para salários mais altos devido à demanda por tratamentos especializados e à pressão por resultados.
  • Fisioterapia ortopédica e traumatológica: Atuar em clínicas especializadas em tratamentos de lesões ortopédicas complexas ou em centros de reabilitação de referência pode proporcionar remunerações mais elevadas devido à complexidade dos casos e à necessidade de conhecimentos avançados em técnicas de reabilitação.
  • Fisioterapia dermatofuncional e estética: Trabalhar com procedimentos estéticos e de reabilitação dermatofuncional, como tratamentos pós-operatórios, pode oferecer oportunidades para ganhos mais altos, especialmente em clínicas particulares ou estabelecimentos de luxo.

Além disso, abrir o próprio consultório de fisioterapia ou clínica pode proporcionar a possibilidade de ganhos significativos, principalmente se o profissional conseguir construir uma clientela fiel e oferecer serviços diferenciados.

Também é possível atuar como consultor em empresas de produtos ortopédicos ou farmacêuticos, ou ministrar cursos de especialização e palestras, pode oferecer oportunidades para ganhos extras além da prática clínica tradicional. E se você quiser saber das principais tendências para esta área, criamos um conteúdo específico sobre isso. 

É importante ressaltar que, independentemente da área escolhida, o sucesso financeiro na Fisioterapia está intimamente ligado ao empenho, qualificação e habilidades do profissional, bem como à capacidade de identificar oportunidades e se destacar no mercado de trabalho. E, até o momento, há 16 especialidades possíveis reconhecidas pelo Coffito. Conheça!

Gostou de saber mais sobre a Faculdade de Fisioterapia? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? 

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente, inclusive com a nota do Enem!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!