Sabe como usar a linguagem corporal a seu favor?

Avatar

A comunicação humana é uma das habilidades mais fundamentais e poderosas.No entanto, apenas uma parte da comunicação ocorre por meio das palavras que pronunciamos. Uma grande parte da nossa interação com o mundo e com os outros ocorre por meio da linguagem corporal.

Diante disso, utilizar a linguagem corporal a nosso favor é uma habilidade valiosa e essencial para o sucesso em diversas áreas da vida, desde as relações pessoais até no âmbito profissional. Quando compreendemos e sabemos controlar conscientemente os sinais que enviamos por meio do nosso corpo, podemos construir conexões mais autênticas, persuadir de forma eficiente, transmitir confiança e impactar positivamente.

Neste artigo vamos explorar a importância da linguagem corporal na comunicação interpessoal, fornecer insights e estratégias práticas para utilizá-la a seu favor.  

Seja você um profissional que busca melhorar sua habilidade de liderança, um estudante que quer desenvolver a confiança em apresentações acadêmicas, ou alguém que busque se conectar de forma mais autêntica com os outros, a compreensão da linguagem corporal é uma ferramenta importante que certamente vai mudar suas relações e garantir novas oportunidades.

Saiba mais: O poder da oratória

O que é linguagem corporal?

A verdade é que todo mundo em algum momento já ouviu falar de linguagem corporal. Mas a maioria das pessoas não se dá conta do quanto esse tipo de linguagem é importante na comunicação;

Poderíamos de forma bem simples descrever linguagem corporal como a linguagem que o seu corpo expressa por meio dos gestos, das expressões, dos olhares da postura…

Alguns colocam que é a linguagem que não é expressa por meio de palavras.

Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal — chamada de sinergologia por alguns autores — a cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a paralinguagem, a programação neurolinguística, a neurociência, a psicologia, a proxêmica, e a oratória.

Ou seja, essa definição simples que trouxemos, é de fato bem simples, mas ilustra bem o que vamos trazer aqui.

Muitos escutam, essa e outras definições e pensam que talvez a linguagem corporal não tenha tanta importância quanto dizem. Porém se pensar num simples ditado popular que diz “que uma imagem vale mais do que mil palavras”, por exemplo, temos talvez a afirmação do quanto ela pode falar muito mais do que um discurso de milhões de palavras

Mas, se o ditado e todas as ciências citadas não ajudarem, existem muitas pesquisas que comprovam o quanto esse tipo de linguagem tem força na comunicação e por isso saber usá-la da melhor forma é essencial no mercado de trabalho e não só nele.

Inclusive a maior parte dos recrutadores avalia a linguagem corporal durante os processos seletivos.

Então, acredite você ou não na importância dessa linguagem, a verdade é que não custa nada entender um pouco mais sobre ela.

A linguagem corporal, como já dissemos, não é algo simples exatamente por ser uma linguagem subjetiva, mas nos dias de hoje muitos estudos e teorias existem sobre o tema.

homem-de-braços-cruzados-demonstrando-linguagem-corporal

Como podemos usar a linguagem corporal a nosso favor?

Vimos que a linguagem corporal é um estudo bastante complexo, mas é possível conhecer algumas nuances que podem ajudar. 

O primeiro passo seria entender o que algumas das principais formas que o nosso corpo se comunica significam e o segundo passo seria estar atento a essas formas durante a sua comunicação.

Separamos uma lista com alguns comportamentos considerados clássicos da linguagem corporal e suas principais leituras:

  • Mãos Na Cintura

Costuma significar pressa ou impaciência. Quando colocamos as mãos na cintura estamos “dizendo” que aquela situação precisa ser resolvida logo.

  • Mão na boca

Pode simbolizar falta de segurança no que se está dizendo ou que seja uma mentira.

  • Testa Contraída

Esse sinal pode significar incerteza, dúvida ou nervosismo.

  • Olhar Desfocado

Esse olhar que pode também ser considerado um “olhar perdido” normalmente costuma demonstrar falta de interesse no que se está ouvindo.

  • OIhar Fixo

Esse é um tipo de olhar que pode representar diferentes coisas dependendo de pra onde ele é.

Para baixo pode demonstrar vergonha ou tristeza. Se for para o outro costuma demonstrar atenção.

  • Postura Neutra

Essa postura costuma ser aquela com os braços soltos ao lado do corpo e traz uma ideia de neutralidade, uma escuta sem julgamentos.

  • Movimento das pernas

Quando cruzadas, costumam demonstrar confiança, porém se durante toda uma conversa não tiver movimento, pode mostrar também pouca abertura para diálogo.

Já as pernas que se mexem demais podem transmitir ansiedade.

  • Braços Cruzados

Para alguns pode significar falta de abertura para aquela situação ou então uma forma de se sentir mais confortável diante de algo.

Conhecendo e reconhecendo os principais sinais que o corpo transmite fica mais fácil utilizar a linguagem corporal a seu favor. E é possível também conhecer e utilizar estratégias que vão colaborar com a comunicação.

Estratégias para utilizar bem a linguagem corporal

  • Postura confiante: A postura é um sinal importante de confiança e autoridade. Ao manter uma postura ereta,  por exemplo,com os ombros para trás e o queixo erguido, transmite-se uma imagem de segurança e autoconfiança. Evite cruzar os braços, para não parecer estar “fechado”, como já dito antes.
  • Atente-se ao contato visual: O contato visual é essencial quando o objetivo é estabelecer conexões genuínas com as pessoas. Ao conversar, tente manter contato visual, evitando olhar fixamente o tempo todo. Isso devido ao fato de que o contato visual excessivo pode ser intimidante, portanto, aja com equilíbrio.
  • Sorria com sinceridade: Um sorriso genuíno demonstra empatia, amizade e abre portas para uma comunicação mais calorosa. Sorria ao cumprimentar as pessoas e ao longo da conversa para criar um ambiente acolhedor. Porém, que ele seja de fato genuíno, pois sorrisos falsos são percebidos e mal interpretados. Se não for verdadeiro, melhor não sorrir.
  • Use os gestos de forma consciente: Gestos naturais porém utilizados de forma consciente, ajudam a reforçar suas palavras. Use as mãos como forma de  complementar suas ideias, mas evitando gestos excessivos, pois isso pode distrair ou parecer nervosismo.
  • Espelhamento sutil: Espelhamento nada mais é do que “copiar” o outro. Quando ele é realizado de forma sutil, o espelhamento da linguagem corporal do interlocutor pode criar uma sensação de conexão e empatia. Ajuste-se sutilmente à postura e aos gestos do outro para criar uma sensação de sintonia.
  • Escuta ativa: Por meio da linguagem corporal também é possível demonstrar interesse verdadeiro na conversa. Mostre que está ouvindo atentamente, inclinando levemente a cabeça e sinalizando com gestos de concordância.
  • Respire fundo: Uma respiração profunda e tranquila ajuda a controlar a ansiedade, e também contribui para uma linguagem corporal que transmite calma e confiança. Aprenda algumas técnicas para controlar a respiração em situações desafiadoras e/ou estressantes.

Dominar a linguagem corporal é um caminho interessante de auto descoberta e aprimoramento contínuo. Ao entender a importância desse tipo de comunicação não-verbal, é possível aperfeiçoar a capacidade de transmitir mensagens de forma mais eficaz, alinhando as intenções.

Importante destacar que a linguagem corporal não é um tipo de  manipulação, mas sim uma maneira de aprimorar a autenticidade das interações com atenção e conhecimento.. Desafie-se a incorporar essas práticas no seu dia a dia e observe as mudanças que irão ocorrer. A comunicação é uma habilidade em constante evolução, e utilizar a linguagem corporal a seu favor só traz benefícios.

Você já tinha pensado na linguagem corporal dessa forma? Conte nos comentários outros comportamentos que costumam ser observados nas pessoas e continue acompanhando o blog.