Entrevista de emprego: vence o melhor candidato?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, no qual as oportunidades de emprego são disputadas fervorosamente, a entrevista de emprego é uma etapa importante no processo de seleção.

Porém, muitas questões surgem sobre esse momento e uma delas é como ou qual a melhor forma de escolher o melhor candidato? Ou seja, será que de fato, o melhor candidato é o escolhido?

A resposta, na maior parte das vezes, é envolta em subjetividade, mas destacam a importância de certas habilidades humanas, também conhecidas como soft skills, que têm ganhado cada vez mais destaque frente às habilidades técnicas, as hard skills.

O que são essas habilidades?

As hard skills referem-se ao conjunto de habilidades técnicas e específicas necessárias para desempenhar uma função ou tarefa. Elas são tangíveis e mensuráveis, como, por exemplo, fluência em um idioma, proficiência em softwares, certificações técnicas, graduações e pós-graduações.Tradicionalmente, essas habilidades eram o foco principal dos processos seletivos, especialmente em setores altamente técnicos ou especializados.

Entretanto, o ambiente corporativo moderno vem passando por uma transformação significativa, na qual as soft skills estão sendo valorizadas como diferenciais fundamentais na escolha dos candidatos ideais. As soft skills, referem-se às habilidades interpessoais, comportamentais e emocionais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas, empatia, liderança, entre outras.

Saiba mais: O que são soft skills e hard skills?

Um dos principais motivos para essa mudança de foco é a crescente complexidade das relações humanas no ambiente de trabalho. Nos dias atuais, as organizações têm buscado valorizar profissionais que não apenas possuam as competências técnicas necessárias para executar suas funções, como também aqueles que demonstram habilidades de adaptação, colaboração e resiliência, por exemplo. Em um mundo no qual as mudanças são constantes e imprevisíveis, a capacidade de se adaptar e aprender rapidamente acaba se tornando uma necessidade.

As soft skills são habilidades que podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo, por meio de prática, feedback e experiência. Enquanto as hard skills geralmente requerem treinamento formal e tempo para adquirir, as soft skills podem ser cultivadas através de situações da vida real, mentoria e auto-reflexão. Isso torna possível para os profissionais desenvolverem um conjunto abrangente de habilidades que os tornam mais versáteis e eficazes em diferentes contextos.

Ao considerar a importância das soft skills, é fundamental reconhecer que a subjetividade desempenha um papel significativo no processo de seleção. O que pode ser considerado como a melhor combinação de habilidades varia de acordo com a cultura organizacional, às demandas específicas da função e as preferências individuais dos recrutadores. Uma pessoa com habilidades técnicas impressionantes pode não ser necessariamente a escolha ideal se não conseguir se comunicar eficazmente com sua equipe ou lidar com conflitos de forma construtiva. Esse é um dos muitos exemplos que podem ser dados.

candidatos-sendo-chamados-para-entrevista

E como o candidato deve agir numa entrevista de emprego?

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, os candidatos devem estar cientes da importância tanto dos dois tipos de habilidades. É essencial ter em mente que as hard skills são importantes para demonstrar as competências técnicas e as soft skills são essenciais para demonstrar como essas competências podem ser aplicadas de forma eficaz em um ambiente de trabalho dinâmico e colaborativo.

Conhecer um pouco a empresa para a qual está se candidatando é ideal pois dessa forma é possível identificar os valores, a cultura organizacional e outros fatores que farão com que se entenda melhor quais habilidades são importantes.

Em última análise, podemos dizer que uma entrevista de emprego não se trata apenas de encontrar o candidato com as habilidades mais impressionantes no papel, mas sim aquele que possui o conjunto de habilidades mais adequadas e relevantes para atender às necessidades e objetivos da organização e da vaga que está sendo oferecida. E nesse contexto, as soft skills muitas vezes superam as hard skills, pois são elas que impulsionam a colaboração, a inovação e o crescimento sustentável no local de trabalho.

Portanto, podemos dizer que muitas vezes, o melhor currículo não vence, mas sim o melhor candidato para aquela vaga.

E para saber mais sobre entrevistas de emprego, leia este artigo: Entrevista de emprego, o que sim e o que não.