Vamos falar sobre a pós-graduação em Libras

Avatar

Em todas as áreas profissionais se especializar é importante, ainda mais nos dias atuais, nos quais as mudanças ocorrem com muita rapidez. Porém, na área da Educação, a especialização proporciona vantagens não só para os profissionais, mas também para toda a comunidade envolvida. 

Quando um profissional da educação se especializa em uma determinada área e consegue assim compreender e ajudar de forma mais efetiva um aluno, ou uma escola, isso faz uma grande diferença na jornada individual e profissional dele e também na jornada daquele ou daqueles alunos. 

E se você, profissional da educação, quer fazer essa diferença na sua vida e na dos outros, o curso de pós-graduação em Libras é uma escolha certeira. 

definicao-de-libras

O que é LIBRAS? 

LIBRAS é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. 

É uma língua, reconhecida por lei, da modalidade gestual-visual, na qual é possível se comunicar por meio de gestos, expressões corporais e faciais. É a língua utilizada pela comunidade surda no nosso país. 

É importante esclarecer que a Libras é a língua de sinais do Brasil, assim como a nossa língua oficial verbal e escrita é a língua portuguesa. Com isso se quer dizer que a nossa língua de sinais difere da língua de sinais de outros países.  

A linguagem de sinais é uma forma importante de inclusão social dessa comunidade e conhecê-la colabora de forma muito positiva nessa inclusão. 

Comunidade surda no Brasil

Segundo o IBGE divulgou em 2021, há 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil e a maioria dessas pessoas não usa língua de sinais.

Veja a importância desses dados. Eles mostram que a comunidade surda no país é bem significativa, o que demonstra a importância de políticas e ações pensadas nela. Porém, mostra um dado preocupante, que é o de que a maioria não utiliza a linguagem de sinais e dessa forma essa grande parcela não somente limita sua comunicação, como limita suas possibilidades dentro da sociedade.

Como já citado acima, a linguagem de sinais é uma importante ferramenta de inclusão social e diante desses dados se faz cada vez mais necessário pensar, debater e colocar em prática ações que promovam o ensino da língua.

Nesse aspecto os profissionais da educação possuem um papel fundamental não só na conscientização como também no ensino da língua e suporte à comunidade surda. 

Como é a pós em LIBRAS? 

O uso e o conhecimento em Libras podem quebrar os paradigmas educacionais e quaisquer preconceitos, além de aproximar pessoas por meio da comunicação antes não explorada, incluindo ouvintes na realidade de surdos e vice-versa. 

O objetivo do curso é refinar o olhar do educador especialista em surdez nas temáticas atuais e abrir espaço para que saiba interpretar e ensinar por meio da comunicação em Libras, tornando assim seu meio muito mais rico em termos de comunicação dentro de qualquer ambiente. 

O curso é oferecido na modalidade EAD e possui duração de 6 ou 13 meses. 

A matriz curricular é formada pelos seguintes conteúdos: 

  • Formação docente para a diversidade 
  • Novos caminhos para profissionais da educação 
  • Fundamentos teóricos e metodológicos da educação especial e inclusiva 
  • Diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais 
  • Teorias da aprendizagem 
  • Novas linguagens e tecnologias educacionais 
  • Libras e sistema braile 
  • Didática 
  • Língua brasileira de sinais – libras 

A coordenação do curso é da Profa. Dra. Caroline Petian. 

No site, é possível obter maiores informações, inclusive sobre valores e documentação necessária para inscrição. 

Como um especialista em LIBRAS pode atuar? 

Como já falado anteriormente, a especialização na área da educação não necessariamente é realizada com o objetivo de mudar de atuação, mas, muitas vezes, somente de aperfeiçoar ou adquirir novas habilidades para serem utilizadas na sua própria função. 

Com isso, muitos professores buscam o curso de LIBRAS para poderem atuar de forma mais assertiva com seus alunos surdos, assim como coordenadores e diretores também o fazem, buscando esse mesmo objetivo na sua comunidade educacional. 

Porém, muitos outros profissionais visam realizar a pós-graduação com o objetivo de mudarem ou aprofundarem suas atuações. São os casos dos que querem atuar como intérpretes, e não só no meio educacional; ou profissionais como psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais que buscam aumentar seu leque de atuação ou mesmo nichar o serviço oferecido atendendo somente a comunidade surda. 

Diversos são os porquês e os caminhos para os profissionais que buscam a pós-graduação em LIBRAS. 

Mas a certeza é a de que é um mercado com muitas possibilidades, principalmente devido às mudanças que estão ocorrendo no mundo relacionadas à inclusão. 

Cada vez mais, felizmente, o mundo vem acolhendo as diferenças de uma forma bastante importante e compreensiva e, assim, os profissionais que possuem conhecimentos que colaborem para isso, terão lugar de destaque na educação. 

Outros cursos na área da Educação

O UniDomBosco oferece uma variada gama de opções de cursos de pós-graduação na área da educação e se além do de Libras, você quer se especializar em outras áreas veja esta lista:

Seja qual for a sua escolha, o UniDomBosco é a escolha certa.