5 dicas de como escrever melhor

Um dos maiores problemas dos alunos que ingressam na graduação tem relação com a escrita.

Os trabalhos começam a surgir e juntamente a pergunta do como escrever melhor também.

Por isso, resolvemos reunir 5 dicas simples, mas que, com certeza, ajudarão bastante.

Afinal, como escrever melhor?

• Ler

Dica óbvia, porém essencial. O hábito da leitura, além dos inúmeros benefícios que traz, por si só colabora de forma muito específica para a escrita.

Quanto mais lemos, mais introjetamos conceitos, não só do conteúdo do que lemos, mas também da forma como é colocado.

Portanto, quem lê mais tende a escrever melhor.

• Pensar

Organizar o pensamento antes de iniciar a escrita é bastante importante. Ter claro qual é o objetivo daquilo que será escrito, para qual público, quais informações são essenciais faz com que, na hora de iniciar a escrita, as ideias já estejam a seu dispor.

• Escrever

Óbvia também? Mas é, de fato, escrevendo que se aprende a escrever. E assim como o treino de qualquer coisa, a repetição é que leva aos resultados.

Escreva sempre e sobre qualquer coisa. Um pouco por dia e vá tornando esse exercício algo frequente e feito como costume.

Assim, quando for o momento de escrever um trabalho importante, será bem mais simples e com menos nervosismo.

• Revisar

A revisão é um fator essencial na boa escrita. Quando revisamos o que lemos, conseguimos, além de detectar erros, observar se as ideias estão claras.

Quando ficamos muito tempo olhando para um mesmo texto, e as mesmas palavras, é normal acostumarmos com elas e não reconhecermos os erros, por isso é importante que a revisão seja feita após um tempo e com a cabeça descansada.

• Receber feedback

Pedir para que alguém leia o que você escreveu é uma ótima forma de aperfeiçoar a escrita. Nesse momento, além de perceber os pequenos erros que possam ter passado, aquele que lê trará a visão dele sobre a forma como seu conteúdo foi apresentado.

Escrita é para gerar entendimento e, então, escrever um bom texto é ter a capacidade de se fazer ser entendido.

E é muito comum que isso não aconteça e somente recebendo feedbacks é que é possível perceber e treinar formas de melhorar a maneira de se colocar.

mulher-criando-dicas-de-como-escrever-melhor

Simples assim?

Não, claro que existem várias outras dicas e técnicas mais específicas sobre como melhorar a escrita, porém essas servem muito bem como o pontapé inicial para você, estudante que está ingressando na vida universitária, que tem a vontade e a necessidade de escrever melhor.

Escrever, assim como tudo, requer prática, como já falamos, e também requer dar um passo de cada vez.

Comece seguindo essas dicas e, aos poucos, conforme sua escrita melhorar, busque novas orientações e dê os próximos passos.

Gostou das dicas? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais para sempre se manter informado.