Marketing e ferramentas digitais

O episódio 19 do podcast Dom Universitário aborda o tema de Marketing e Ferramentas Digitais, com o professor Rodrigo Pisetti, que coordena os cursos de graduação na área no Centro Universitário UniDomBosco.

Marketing digital

O professor começa explicando que o marketing digital é uma evolução do marketing tradicional, que se baseia nos quatro Ps: produto, preço, praça e promoção. No entanto, com a chegada da internet e das redes sociais, o marketing precisou se adaptar a novos canais de comunicação e a novas formas de interação com o público.

Diferença para o tradicional

Uma das principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital é que este último é mais focado em resultados mensuráveis.

Isso significa que as empresas podem acompanhar de perto o desempenho de suas campanhas e ajustá-las de acordo com os resultados obtidos.

Além disso, o marketing digital permite uma segmentação mais precisa do público-alvo, o que aumenta a efetividade das campanhas.

quadro-com-estrategias-de-marketing

Redes sociais

O professor também destaca a importância das redes sociais no marketing digital. Ele explica que as redes sociais são uma forma de as empresas se aproximarem de seus clientes e de construírem uma relação mais próxima com eles.

No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na promoção dos produtos e serviços, pois isso pode afastar os seguidores.

Blogs e sites

Outra ferramenta importante do marketing digital são os blogs e os sites. Essas plataformas são uma forma de as empresas se posicionarem como autoridades em seus nichos de mercado e de fornecerem conteúdo relevante para seus clientes.
Além disso, os blogs e sites são uma forma de as empresas melhorarem seu posicionamento nos resultados de busca do Google.

Outros recursos

Há ainda outras ferramentas relevantes, como o e-mail marketing no marketing digital, que é uma forma de as empresas se comunicarem diretamente com seus clientes e de fornecerem conteúdo personalizado para eles.

No entanto, é preciso ter cuidado para não enviar e-mails em excesso, pois isso pode levar os clientes a cancelar a assinatura.

Métricas

Por fim, Pissetti destaca a importância da mensuração de resultados no marketing digital. É essencial acompanhar as métricas de desempenho das campanhas, como o número de cliques, conversões e engajamento nas redes sociais. Com base nessas métricas, as empresas podem ajustar suas estratégias e melhorar seus resultados.

Perguntas

O professor também responde a algumas perguntas dos ouvintes durante o episódio. Uma das perguntas é sobre a função do social media, e o professor explica que essa função pode variar de acordo com a empresa e o nicho de mercado em que ela atua. Ele destaca que o social media é responsável por gerenciar as redes sociais da empresa e criar conteúdo relevante para o público-alvo.

Outra pergunta é sobre a importância do SEO (Search Engine Optimization) no marketing digital. Pissetti explica que o SEO é uma forma de melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de busca do Google, o que pode aumentar o tráfego orgânico e gerar mais leads e vendas para a empresa.

Criatividade e inovação

Por fim, o convidado lembra que criatividade e inovação são o motor no marketing digital. As empresas precisam estar sempre buscando novas formas de se destacar no mercado e de oferecer valor para seus clientes.

Além disso, é preciso estar atento às tendências e às mudanças no comportamento do consumidor, para adaptar as estratégias de marketing de acordo com essas mudanças.

Conclusão

Em resumo, o décimo nono episódio do podcast Dom Universitário aborda de forma clara e objetiva o tema de Marketing e Ferramentas Digitais, com ênfase no marketing digital e nas principais ferramentas utilizadas pelas empresas nessa área.

O professor Rodrigo Pisetti apresenta conceitos importantes, oferecendo uma visão abrangente e atualizada sobre o assunto.

Participante

O professor Rodrigo Pissetti é coordenador dos cursos na área de Marketing.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco na área e fazer sua inscrição, acesse:
– Marketing
– Marketing Digital
– Produção Multimídia

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 19 completo pelo Spotify.