Como estabelecer metas e cumpri-las

como-estabelecer-metas-e-cumpri-las

O início do ano chega e com ele a busca por estabelecer metas surge.

Vemos, todos os anos, muitas pessoas falando sobre o assunto, porém vemos também uma grande quantidade de pessoas que não conseguem cumpri-las.

Mas de que adianta estabelecer metas se não se sabe como colocá-las em prática?

Antes de criar uma lista com suas metas é essencial saber que os especialistas em produtividade orientam que as metas precisam ser SMART.

S- Specifcs- Específicas

M- Measurable – Mensuráveis

A- Achievable – Realizáveis

R- Relevants – Relevantes

T- Timed – Com prazo definido

Quando se entende que é preciso que uma meta tenha essas cinco características, fica mais fácil estabelecê-las de forma a atingi-las.

Se a meta é emagrecer, passa-se a dizer que ela é perder 5 quilos em 5 meses, praticando atividade física e seguindo uma dieta prescrita pelo nutricionista.

Se a meta é quitar as dívidas, passa-se a dizer que ao final de 6 meses, economizando x quantia por mês e buscando uma nova fonte de renda que possibilite um ganho de y por mês, a dívida será quitada.

Somente pensando de forma SMART já é possível estabelecer metas com maiores chances de serem alcançadas.

Após fazer sua lista de metas, é hora de colocá-la em prática. Nada de deixar para segunda-feira. Comece hoje mesmo.

Reunimos algumas dicas simples que podem ajudar aqueles que decidiram que esse é o ano de estabelecer metas e cumpri-las.

  • Mantenha o foco

Não desistir é essencial. Manter o foco pensando no que quer alcançar é o que faz com que não se canse ou frustre durante o processo. Por isso é importante ter um prazo definido e é possível até fazer com que uma meta possa ser dividida em outras menores, para que o foco consiga ser mantido.

  • Estabeleça prioridades

Se sua lista possui muitas metas, estabeleça as prioridades e inicie pelas que são de alguma forma mais urgentes. Tentar realizar muitas metas de uma só vez é o que faz com que a maioria não consiga alcançá-las.

  • Monte um plano de ação

Crie um plano de ação com etapas menores a cumprir e que possa ser avaliado durante o processo e readaptado, caso necessário.

  • Avalie as metas durante o processo

Avaliar se o progresso está conforme o desejado é essencial. Não é um problema reavaliar o prazo de uma meta. O problema é, ao fim do prazo, não ter cumprido a meta e não saber exatamente o porquê.

Essas são dicas aparentemente simples, porém que se não levadas em consideração a chance de mais um ano acabar e a sua lista de metas não ter sido cumprida é grande.

Pegue papel e caneta agora mesmo e crie sua lista de metas pensando no que foi dito aqui.

As chances desse ser o ano em que cumprirá suas metas é grande. Boa sorte!

Gosta dos conteúdos do Blog UniDomBosco? Escreva nos comentários quais assuntos você gostaria de ler por aqui.

Nos siga também nas redes sociais.