Como anda o seu networking?

Karina Franchini

Artigo escrito por Karina Franchini – mestra em Direito Penal Econômico, doutora em Educação – Head de Ensino Superior do Grupo SEB

Ter uma rede de contatos profissionais bem estabelecida é frequentemente destacado como um elemento fundamental para o sucesso na carreira, já que o mercado de trabalho, em todos os setores, é feito por pessoas.

Por que “investir” em networking

A importância do networking, contudo, vai muito além de simplesmente “fazer contatos”. Na verdade, ele pode ser considerado uma forma de investimento na carreira, já que esses relacionamentos construídos ao longo do tempo se traduzem em oportunidades, conhecimento e crescimento profissional.

É preciso começar já na faculdade

Durante os anos de formação acadêmica, os estudantes têm a oportunidade única de, desde bem cedo, logo nos primeiros anos de faculdade, construir uma base sólida para sua rede futura.

Participar de eventos universitários, atléticas e centros acadêmicos, além dos programas de estágio são atividades que  permitem o desenvolvimento de conexões.

Muitas vezes cultivadas de forma informal, elas podem se transformar em empregadores, colegas de trabalho e até mesmo em eventuais colaboradores.

imagem-representando-networkimg

No mercado de trabalho

À medida que os graduados ingressam no mercado de trabalho, a importância do networking se torna ainda mais evidente.

Encontrar vagas de emprego, negociar ofertas salariais e até mesmo superar desafios específicos muitas vezes são tarefas que dependem da força da rede de contatos de um profissional.

O networking ainda proporciona um ambiente para troca de conhecimentos e experiências, permitindo que os profissionais se mantenham atualizados sobre as tendências do setor e desenvolvam novas habilidades.

O mais importante nisso tudo é entender que essas relações pessoais precisam ser nutridas de modo genuíno para dar frutos no longo prazo.

Conexões autênticas

Investir tempo e energia em construir conexões autênticas e significativas, portanto, pode ser o grande diferencial da sua carreira no futuro e mesmo já ao longo dos estudos.

Nossas instituições promovem uma ampla gama de ações com o objetivo de dar aos alunos diversas oportunidades nesse sentido, com eventos, atividades extracurriculares e a formação de um corpo docente de mestres e doutores renomados em suas respectivas áreas.

Aproveite e construa sua rede desde já. E vale lembrar que nunca é tarde para começar ou aprimorar o networking.

Vamos aproveitar e fazer networking pelo LinkedIn