Qual a importância do networking?

imagem-de-pessoas-conectadas-aludindo-a-networking

Quando se adentra o mercado de trabalho, o termo networking começa a ser escutado com bastante frequência.

Primeiramente vamos explicar o que é networking, para depois falar da importância dele para a carreira. Seja ela qual for.

O que é networking?

Networking pode ser explicado como uma rede de contatos e as conexões estabelecidas nessa rede.

Entendendo o significado, fica bem claro a importância dele.

Porém, a maioria das pessoas possui uma boa rede de conexões pessoais e esquece da importância dessa rede no mercado de trabalho.

E é sobre ela que vamos falar.

Como fazer um bom networking?

Primeiro é importante entender que networking é via de mão dupla. Não adianta somente buscar bons contatos, mas não ser um bom contato.

Importante saber também que, em se tratando do assunto, qualidade é melhor do que quantidade.

Com isso tudo na cabeça, vamos para algumas dicas de como fazer um bom networking.

• Crie um perfil no Linkedin. É uma rede social focada no profissional e que traz oportunidades não só de networking, mas também de conhecimento e vagas de empregos.
  • Participe de cursos e eventos do seu mercado de trabalho e socialize com os outros participantes. Essas trocas, além de serem muito benéficas profissional e pessoalmente, colaboram para que as pessoas lembrem de você.
  • Mantenha suas outras redes sociais atualizadas com relação ao seu trabalho. Não é só porque as outras redes não têm enfoque profissional, que lá não existam boas oportunidades de contatos.
  • Gere bons conteúdos nas suas redes. Quando você traz boas informações para os outros, gera boas percepções sobre você, além de contribuir positivamente para um ambiente social e profissional melhor.
  • Participe de grupos. Sejam eles presenciais ou online, de negócios, ou de hobbies. Fazer parte de grupos proporciona conhecer novas pessoas e mostrar suas melhores qualidades.

Todas essas dicas são importantes, pois fazem com que você seja visto e, portanto, lembrado. Uma grande máxima do marketing serve nesse caso: “Quem não é visto não é lembrado”.

Várias pesquisas mostram que as referências são de grande importância nas contratações. Muitas vagas nem sequer chegam a ser divulgadas e já são preenchidas por indicações feitas por profissionais que atuam na empresa.

E não ache que por você ainda ser estudante, não é a hora de fazer networking. A universidade e os estágios são grandes espaços e oportunidades para isso.

Comece hoje mesmo a colocar suas redes sociais a seu favor, a participar de cursos, eventos e grupos, realizando muito networking e colhendo os frutos dele.

Continue seguindo o Blog UniDomBosco que temos sempre muitas informações e conteúdo, que colaboram tanto para estudantes quanto para profissionais já no mercado de trabalho.